Pesquisar
Close this search box.

Luxo e Tradição no Japão: uma jornada por Ryokans, Castelos e Templos

O brilho dos neons revela um Japão de tradição e modernidade, que mescla o passado e o futuro como nenhum outro lugar do mundo. Nesta jornada emocionante pelo coração da cultura japonesa, guiados pela hospitalidade do país, vamos descobrir os segredos dos icônicos ryokans, castelos históricos e templos sagrados.

Conhecida como omotenashi, a hospitalidade japonesa é uma obra de arte. Os visitantes são recebidos com sinceras saudações e um comprometimento genuíno em proporcionar experiências únicas. Nos ryokans, pitorescas pousadas tradicionais, os hóspedes têm a oportunidade de sentir a alma do Japão. Quartos adornados com tatames, vistas panorâmicas e relaxantes banhos termais oferecem um refúgio tranquilo do mundo exterior.

O emblemático Shiroiya Hotel, na cidade de Maebashi, na Província de Gunma, foi transformado em um santuário especial para apreciadores de arte, design e gastronomia. Colaborações de artistas e designers japoneses e internacionais resultaram em obras personalizadas e quartos exclusivos. Acomodações luxuosas concebidas por nomes como Jasper Morrison, Michele de Lucchi, Leandro Erlich e Sou Fujimoto, combinadas a comodidades sustentáveis, marcam uma experiência que escreve o futuro.

O Shiroya Hotel oferece uma culinária local sob a supervisão do premiado chef Hiroyasu Kawate, do restaurante Florilège em Tóquio. Com atividades de bem-estar, incluindo saunas privativas, cerimônias tradicionais do chá e explorações guiadas de caiaque no cenário natural de Gunma, o hotel proporciona um deleite multissensorial.

japao

Enquanto a atmosfera serena dos ryokans abraça os visitantes, os imponentes castelos e templos japoneses narram histórias de épocas passadas. A grandiosidade do Castelo de Ozu, na província de Ehime, convida os hóspedes a relaxar em um lounge digno de realeza, enquanto se preparam para uma viagem ao ano de 1617.

Trajados em quimonos ou armaduras de samurai, eles mergulham na ambientação da época. Ao pôr do sol, o toque da concha horagai – espécie de trombeta – ressoa, imbuindo o ambiente com a essência dos filmes de samurai. Uma tropa de samurais ergue as bandeiras do Domínio de Ozu, permitindo que os hóspedes desempenhem o papel de senhores do castelo, inclusive cavalgando pelo terreno se assim desejarem.

Em Tóquio, os turistas se rendem pelo estômago. Do cultivo dos ingredientes ao seu preparo, todos os passos de um menu são carregados de propósito, como uma orquestra. O reflexo dessa dedicação são os prêmios, que não param de decorar as paredes dos principais restaurantes da cidade.

A gastronomia japonesa, conhecida por sua simplicidade elegante, ganha vida nas mãos dos mestres chefs, que oferecem aos comensais uma experiência única e sensorial. Em dezembro de 2022, Tóquio foi coroada, pela sexta vez, como a cidade com o maior número de estrelas no guia Michelin em todo o mundo, reafirmando sua excelência gastronômica. A abordagem sustentável também se destaca, com 26 restaurantes japoneses com Estrela Verde Michelin.

Na província de Nara, outras experiências como a culinária medicinal yaku-zen, ministrada pela especialista Kyoko Onishi, unem cultura e gastronomia. Assim como a história do molho de soja, nosso aclamado shoyu, que é contada pelos mestres do Maruto Shoyu, uma fábrica do século XVII que agora também é um hotel.

A conexão espiritual com a natureza é profundamente enraizada na cultura japonesa, com incontáveis protetores ancestrais, chamados kami residindo nas montanhas, rios e fenômenos naturais. A reverência à natureza torna o Japão um destino excepcional para nutrir a alma e expressar gratidão pela vida e seus mistérios.

A rota de peregrinação Kumano Kodo, uma das principais vias sagradas do mundo, atravessa as montanhas da Península de Kii, abrangendo as províncias de Wakayama, Nara, Osaka e Mie. Há mais de mil anos, peregrinos buscam a iluminação nessas trilhas, que foram reconhecidas como Patrimônio Mundial da UNESCO. Nesta rota que une uma jornada de autoconhecimento com a máxima expressão da hospitalidade e refeições inesquecíveis, visite o Santuário de Kumano Nachi Taisha que se destaca em tons de laranja por sua arquitetura xintoísta abraçada por verdes montanhas e cachoeiras.

Sua viagem para o Japão

Para atender às necessidades dos turistas vindos do Brasil, a JNTO – Organização Nacional de Turismo Japonês estabeleceu o Tourist Information Desk na Japan House São Paulo (Av. Paulista, 52). Contando com uma equipe especializada, o desk fornece informações abrangentes sobre como e quando viajar ao Japão, opções de hospedagem, experiências culinárias e locais de interesse, entre outras valiosas orientações, de forma totalmente gratuita. Aqueles interessados em planejar uma viagem ou simplesmente conhecer melhor o Japão têm a oportunidade de visitar o Desk da JNTO nos fins de semana e feriados, ou podem explorar o  site a qualquer momento para obter sugestões de itinerários, dicas de viagem e muito mais.

 

Raquel Pryzant
Raquel Pryzant