Pesquisar
Close this search box.

Uma Flórida estrelada pelo Guia Michelin

Por Laura Kassab

O Guia Michelin premia 19 restaurantes da Flórida (Miami, Orlando e Tampa) em 2023, com suas respeitadas e prestigiadas estrelas sinônimos de alta qualidade global, imprescindíveis para os apaixonados por gastronomia e experiências de viagens sofisticadas como nós.

A Flórida tem três distintos hotspots gastronômicos que fazem do Estado um privilegiado destino para gourmet-travelers, que podem experienciar uma riqueza de sabores e criativos estilos culinários.
– Gwendal Poullennec, Diretor Internacional dos Guias MICHELIN.

Quatro desses restaurantes tiveram seu début no exclusivo grupo de estrelas MICHELIN na Flórida. São eles:

Koya (Tampa): um balcão íntimo de oito lugares e um contemporâneo menu degustação de interpretação singular da culinária japonesa. Bem pensados e muitas vezes inesperados, seus pratos oferecem combinações orientais e ocidentais exclusivas, como o macaroon de salmão defumado com beterraba e vodca, o hand roll de chutoro com guacamole de wasabi e suas memoráveis sobremesas como o sorvete de yuzu coberto com uni de Hokkaido e uma pitada de caviar com raspas de limão. Adriana, Eric Fralick e sua equipe contam com um comprador pessoal para trazer alguns dos requintados insumos, semanalmente, do mercado de Kagoshima. 807 W Platt St.

Lilac (Tampa): tive a coincidente alegria de comemorar a estrela e prêmio pelo serviço recebidos no dia seguinte de minha sublime experiência no restaurante localizado no estiloso hotel Edition. As reservas procuradíssimas para conferir as iguarias do Chef John Frase são totalmente compreensíveis. Seu menu fixo e contemporâneo conta com quatro pratos de influências mediterrâneas, técnicas francesas e ingredientes com foco na Flórida. De glamurosos petiscos – como a vieira Diver com infusão de fumaça de alecrim e dramaticamente servida sob um cloche para um saboroso e bem executado feuillantine – aos pratos principais – incluindo salmão Ora King com salada de caranguejo-pedra da Flórida ou costeleta de cordeiro do Colorado com alho-poró macio e linguiça de cordeiro feita na casa – um de seus highlights é o serviço de mesa com um carrinho de coquetéis e vinhos para harmonizar. The Tampa Edition Hotel, 500 Channelside Dr.

Lilac – Laura Kassab

Rocca (Tampa): O know-how nova-iorquino, em duo com a expertise italiana do Chef Bryce Bonsack, resulta em uma variedade de massas artesanais, de sabores clássicos porém de técnicas diferenciadas, como no spaghetti al limone com pedaços de caranguejo azul e limão, alho raspado e abobrinha. O carpaccio de hiramasa com maçã verde, alcaparras e raiz-forte; e o creme de manjericão coberto com um elegante brunoise de maçãs frescas e uma camada de streusel são sugestões dos que provaram e se surpreenderam em todos os sentidos. 323 W Palm Ave.

Tambourine Room by Tristan Brandt (Miami Beach):  a ambiciosa e gastronômica jóia do Chef Tristan Brandt e seu leal assistente Timo Steubing oferece uma contemporânea degustação colorida e baseada na culinária francesa com inspiração asiática. Molhos e espumas ousados, com ingredientes como parmesão, lagosta e açafrão, além do gengibre turbinando de tomates a vieiras e wagyu. As mesas grandes de carvalho, cadeiras de couro azul e luminárias modernas definem o ambiente espartano e isolado ao lado do bar principal do Carillon Miami Wellness Resort. (6801 Collins Ave.)

Segue lista completa dos estabelecimentos estrelados em 2023, para planejar sua jornada gastronômica na Flórida:

Greater Miami and Miami Beach: L’Atelier de Joël Robuchon, Ariete, Boia De, Cote, The Den at Azabu, Elcielo, Hiden, Le Jardinier, Los Félix, Stubborn Seed, The Surf Club Restaurant, Tambourine Room by Tristan Brandt (novo).

Orlando: Capa, Kadence, Knife & Spoon, Soseki.

Tampa: Koya (novo), Lilac (novo), Rocca (novo).

Além das 19 estrelas, a Flórida teve um saldo de 92 restaurantes recomendados e 33 Bib Gourmands, como o Psomi (pão em grego), reconhecido pelo apreço de sua Chef proprietária Christina Theofilos (vencedora do Young Chef Award Winner) por ingredientes de qualidade e simplicidade refinada, executados em menu inspirado na cozinha da mãe e de sua yiayia (avó), prometendo um verdadeiro “sinta-se em casa”.

Psomi

https://www.visitflorida.com/
@laurakassab @visitflorida @visittampabay @visitmiami @visitorlando

 

Laura Kassab
Laura Kassab