Pesquisar
Close this search box.

SITA eWAS contribui para que Swiss evite turbulências

Aplicativo de alerta meteorológico multi-feed será usado em todas as aeronaves da companhia aérea suíça

A SITA anuncia que sua solução eWAS está, a partir de agora, implantada em toda a frota da Swiss International Air Lines (SWISS). A novidade  permite que os  pilotos antecipem e evitem condições climáticas adversas, como turbulências.

O SITA eWAS é, atualmente, o único aplicativo digital de reconhecimento climático no mercado que agrega diversas fontes meteorológicas para maior precisão e confiabilidade nas previsões. Cada vez mais companhias aéreas estão optando por soluções digitais de reconhecimento de clima para ajudar os pilotos a planejarem melhor o trajeto e evitar condições severas. Isso maximiza a segurança a bordo, demonstrando a importância das informações meteorológicas em tempo real e da detecção de turbulência durante o voo.

Os radares meteorológicos de bordo atuais não conseguem detectar turbulências de ar claro, quando a atmosfera apresenta estabilidade estática. Sendo assim, a previsão de turbulência nas cartas meteorológicas, usadas nos dias de hoje na aviação, não é detalhada ou precisa o suficiente em termos de tempo (temporalmente) e espaço (espacialmente).

A solução eWAS, da SITA, oferece às companhias aéreas, como a SWISS, maior confiabilidade e precisão na previsão desse fenômeno. Além disso, a tecnologia contém uma previsão de alta resolução feita com base no serviço meteorológico da Alemanha, o Deutscher Wetterdienst (DWD), entre muitas outras fontes. A SITA eWAS também exibe medições de turbulências em tempo real de outras aeronaves em todo o mundo, semelhante ao relatório de congestionamento de tráfego rodoviário para mapas de ruas. A IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo, em português) também reúne esses dados com medições feitas por aeronaves da SWISS.

A previsão meteorológica do aplicativo multi-feed é apresentada aos pilotos por meio de uma interface de fácil utilização com previsões meteorológicas em 4D de alta resolução, permitindo que os profissionais visualizem planos de voo para as condições climáticas em tempo real. Com isso, a solução equipa os pilotos com uma imagem avançada e abrangente do tempo, aumenta a capacidade de detectar turbulências no ar e os capacita em adaptar as rotas de voo, caso seja necessário. Isso significa voos mais seguros, confortáveis e redução do risco de interrupções climáticas.

“Escolhemos SITA eWAS porque o aplicativo oferece uma visão avançada e abrangente da situação meteorológica – tanto durante o planejamento do voo quanto durante o voo. Estamos satisfeitos por podermos gerenciar os dados meteorológicos de uma forma mais precisa para a nossa tripulação no cockpit e, como resultado, aumentar ainda mais a segurança de voo e o conforto dos nossos passageiros”, afirmou Stefan-Kenan Scheib, Chefe de Operações de Voo da SWISS.

“Com soluções como SITA eWAS, equipando os pilotos para evitar as turbulências, a SWISS pode passar mais tempo voando e menos tempo lidando com interrupções”, completou Yann Cabaret, CEO da SITA para Aeronaves.

A Swiss International Air Lines (SWISS) é a principal companhia aérea da Suíça e faz parte do Grupo Lufthansa. Em média, a SWISS opera cerca de 11.000 voos por mês para mais de 100 destinos em todo o mundo. A solução SITA eWAS foi implantada em toda a frota da SWISS em novembro de 2023.

Sobre a SITA
A SITA é uma provedora de TI para o setor de transporte aéreo, oferecendo soluções para companhias aéreas, aeroportos, aeronaves e governos. Nossa tecnologia possibilita viagens aéreas mais integradas, seguras e sustentáveis.

Com cerca de 2.500 clientes, as soluções da SITA impulsionam a eficiência operacional em mais de 1.000 aeroportos, ao mesmo tempo em que cumprem a promessa de viabilizar 17 mil aeronaves conectadas para clientes em todo o mundo. A SITA também fornece soluções de tecnologia que auxiliam mais de 70 órgãos governamentais a encontrar o equilíbrio entre fronteiras seguras e viagens eficientes. Nossa rede de comunicações conecta todos os cantos do globo e abrange 60% da troca de dados da comunidade do transporte aéreo.

Em 2021, a SITA tornou-se uma empresa certificada CarbonNeutral® pelo The CarbonNeutral Protocol – padrão global líder para programas neutros em carbono. Estamos reduzindo as emissões de gases de efeito estufa em todas as nossas operações por meio de nosso programa Planet+, reconhecido pela ONU, ao mesmo tempo em que desenvolvemos soluções para ajudar a indústria da aviação a atingir seus objetivos de redução de carbono, incluindo redução do consumo de combustível e maior eficiência operacional. Em 2022, anunciamos nosso compromisso de estabelecer metas de redução de emissões baseadas na iniciativa Net-Zero Standard, do Science Based Targets, uma parceria entre o CDP, o Pacto Global das Nações Unidas, o World Resources Institute (WRI) e o World Wide Fund for Nature (WWF).

A SITA é 100% de propriedade da indústria de aviação e totalmente impulsionada por suas necessidades. É uma das empresas com maior diversidade internacional, prestando serviços em mais de 200 países e territórios.

Para mais informações, acesse http://www.sita.aero

Escape Magazine
Escape Magazine