Pesquisar
Close this search box.

Páscoa das Artes abre as festividades dos 150 anos de Campos do Jordão

O evento acontece até o dia 7 de abril e promove uma grande exposição cultural a céu aberto

A Páscoa das Artes vem celebrar a diversidade artística e reconectar a cidade mais alta do Brasil, Campos do Jordão, com a cultura e o entretenimento.

Idealizada por Rayssa Jacob, empresária do ramo de turismo e eventos, a programação acontece em Campos do Jordão de 01 de março a 07 de abril de 2024 e oferece um leque de atividades para todos os públicos: circuitos de exposições de ovos gigantes personalizados por artistas da cidade e da região, atividades lúdicas e oficinas para crianças, performances artísticas ao vivo em pontos turísticos da cidade, além da ação mais divertida: uma Caça aos Ovos por quatro Circuitos valendo prêmios.

“A Páscoa das Artes foi inspirada nas tradições de outros países, como das pêssankas ucranianas, que eram ovos pintados por mulheres, usados como amuletos e símbolos de fertilidade e que evoluíram para o ‘Festival de Ovos Gigantes da Ucrânia’ e as ‘Big Egg Hunt’, grande caça aos ovos tradicional em cidades metropolitanas como Londres e Nova Iorque. Durante todo o mês de março, para deixar o evento mais dinâmico e interativo, os visitantes de Campos do Jordão receberão um mapa ilustrativo para se divertir em uma caça aos ovos em toda a cidade, além de desvendar enigmas para descobrir o Ovo de Ouro”, explica Rayssa. 

A programação tem como destaque uma exposição inédita de 150 ovos gigantes, sendo 120 personalizados por artistas de São Paulo, Serra da Mantiqueira, Vale do Paraíba e Campos do Jordão, 14 feitos por alunos das escolas públicas da cidade e ainda 20 peças que serão pintadas nas performances ao vivo e oficinas de arte nos finais de semana, nos diversos jardins e parques da cidade: Museu Felícia Leirner, Parque Amantikir, Parque da Cerveja e Parque Capivari.

Artista Douglas Marinho

A quantidade de ovos não foi escolhida por acaso, uma vez que, em abril de 2024, Campos do Jordão celebrará 150 anos de história e a Páscoa das Artes abre o calendário de eventos especiais de comemoração. O real simbolismo do ovo, visto como renovação e prosperidade em diversas culturas ao redor do mundo, vem de encontro às projeções de um futuro muito promissor para a cidade.

Entre os artistas participantes está o entusiasta jordanense Douglas Marinho que pintou muitos ovos para o evento desde o seu lançamento. “Para mim está sendo uma experiência incrível fazer parte deste projeto, que já é um marco na história de Campos do Jordão. Entre os vários temas pintados nos ovos, escolhi principalmente retratar as atrações da cidade”, ressalta.

Já o cartunista brasileiro João Spacca, que tem uma longa história de divertidos cartuns e ilustrações em importantes mídias de São Paulo, ficou muito feliz em poder fazer parte e pintar um dos ovos: “A Páscoa das Artes é sobre unir pessoas e celebrar a vida. E o ovo simboliza as origens, os começos e os recomeços. Nessa festa, a criança tem um lugar especial. O ovo de Páscoa, de galinha pintado ou de chocolate, é uma forma lúdica de lidar com o mistério da vida de um jeito leve e divertido. Dentre as artes, o desenho de humor, o cartum, é linguagem comum entre adultos e crianças porque resgata a capacidade de brincar”.

As oficinas de pinturas de ovos para crianças serão realizadas pelo Museu Felicia Leirner em todos os finais de semana e especialmente nos dias 29 e 30 de março acontecerá a Oficina “Liberdade – Páscoa e Felicia Leirner”, onde será possível conhecer o significado da festividade para os judeus. No final, os visitantes serão convidados a fazer uma pintura que traduza esse conhecimento.

Chocolate não poderá faltar e a Fábrica da Cacau de Campos promoverá todos os finais de semana a Chocoarte – aula de chocolateria artesanal para crianças mediante inscrição prévia. A marca ainda participará da programação com deliciosos brindes para a Caça aos Ovos.

Pensada para entreter crianças e adultos, amantes da natureza e entusiastas da arte, a Páscoa das Artes é um ótimo motivo para conhecer e passear pelas áreas verdes de Campos do Jordão, desfrutando de momentos de confraternização no período de quaresma e Páscoa. 

Para saber todos os detalhes da programação acesse o site www.pascoadasartes.com.br  e acompanhe as notícias pelas redes sociais @pascoanasartes.

Páscoa das Artes – Campos do Jordão

De 01 de março a 07 de abril de 2024
Programação: www.pascoadasartes.com.br
@pascoadasartes

Escape Magazine
Escape Magazine