Pesquisar
Close this search box.

Viagem e literatura: confira 4 roteiros pela Europa com Dante Gallian

Dante Gallian, finalista do Prêmio Jabuti 2023, organiza viagens pela Europa através de grandes obras literárias

A Europa é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros. Mas será que já vimos tudo? Com o propósito de encarar os destinos por um viés cultural, Dante Gallian criou o projeto “Viagens Humanísticas” que leva grupos para países presentes nas obras de alguns dos maiores autores da literatura mundial.

A “Divina Experiência” explora a Itália de Dante Alighieri, já Lisboa, é apresentada por ninguém menos que Pessoa. Os roteiros pela Espanha desvendam o universo de Cervantes e, para quem sonha em visitar a Rússia, a ideia é viajar através das palavras de Tolstói, Tchekhov e Dostoiévski.

A Itália de Dante Alighieri

O primeiro destino do projeto “Viagens Humanísticas” é, também, o que recebeu mais grupos até hoje. O roteiro está em sua sexta edição e conta com agriculturismo na região da Toscana, entre Florença e Siena. O grupo aproveita a sensação de despertar entre campos de oliva, enquanto visita cidades ligadas a vida e a obra de Alighieri. Guias locais sempre guiam as experiências por museus e lugares históricos, mas no fim do dia, é o próprio Gallian que comanda os laboratórios de leitura.

O roteiro engloba as principais cidades que fizeram parte da vida de Dante Alighieri, onde nasceu, estudou e morreu. Hospedados em uma vinícola pitoresca, perto de Firenze, todos os dias acontecem saídas para visitar os locais mencionados na “Divina Comédia”, além de conhecer outros aspectos importantes da história da Itália. Embarque em uma jornada por Firenze, Bologna, San Gimignano, Siena, Ravenna, Pisa e Luca.

A Lisboa de Pessoa

As cidades visitadas no roteiro que mergulha na obra de Pessoa são: Lisboa, Tomar, Estoril, Cascais, Sintra, Óbidos e Alcobaça. O guia local que leva o grupo é especialista em Fernando Pessoa e o roteiro inclui, além de cenários importantes para a obra do autor, características da cultura portuguesa, sua mística e história.

Espanha de Cervantes

O foco da viagem pela Espanha é a obra e vida de Cervantes, que também nos explica muito sobre a história do país. As cidades visitadas são Madrid, Almagro, Ciudad Real, Córdoba e Sevilha. Além das visitas indispensáveis como ao Museu Casa de Cervantes, o roteiro conta com visitas aos célebres moinhos que inspiraram o autor em um dos capítulos de Dom Quixote, além de outros destinos menos conhecidos.

Tolstói e Dostoiévski pela Rússia

A viagem para a Rússia, temporariamente em pausa pela guerra, une grandes gênios da literatura: Tolstói, Tchekhov e Dostoiévski. Discutindo os três autores, o enfoque da viagem é visitar as cidades onde foram escritos grandes clássicos, mas também onde viveram os autores – suas casas se encontram intactas. O roteiro inclui as cidades de Moscou, São Petesburgo e outras vilas no interior.

Sobre Dante Gallian

Dante Gallian é historiador com graduação, mestrado e doutorado pela Universidade de São Paulo. Completou seu estudos em Paris e atua como professor do centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde da Escola Paulista de Medicina. Seu trabalho com a literatura começou com um Laboratório de Leitura que abriu perspectivas de uma formação humanística na área da saúde. Sua metodologia recebeu prêmios e Dante foi selecionado para uma bolsa de estudos em Londres. Os encontros humanísticos seguem vivos, hoje, dentro da Casa Arca assim como em outras esferas. Autor do livro “É próprio do humano: uma odisseia do autoconhecimento e da autorrealização em 12 lições”, Gallian foi finalista do Prêmio Jabuti de 2023.

Raquel Pryzant
Raquel Pryzant