Pesquisar
Close this search box.

TAAG abraça causas solidárias e leva o espírito de natal a grupos sociais vulneráveis

A TAAG Linhas Aéreas de Angola, em sua contínua política de responsabilidade social e compromisso com a comunidade, promoveu uma série de ações sociais em Luanda e no Lubango

O objetivo da iniciativa foi apoiar grupos sociais, em parceria com organizações não governamentais, como a ANASO (Rede Angolana das Organizações de Serviços de HIV e SIDA, Tuberculose e Malária), o LAAC (Lar de Atendimento e Acolhimento à Criança) com sede na Huíla/Lubango e a Fundação Arte e Cultura. Durante esses eventos, a TAAG entregou doações, incluindo alimentos não perecíveis, artigos essenciais, cestas básicas, brindes festivos e outras contribuições.

Os colaboradores da TAAG participaram do convívio de Natal da ANASO no sábado, dia 23 de dezembro, no bairro Gamek, em Luanda, fazendo o Natal de mais de 100 crianças portadoras do HIV mais alegre e sorridente. Esta iniciativa se enquadra no reforço das relações institucionais com as entidades do setor social.

Sobre a ANASO  
Criada em agosto de 1994, a ANASO – Rede Angolana das Organizações de Serviços de HIV e SIDA é uma organização apolítica, sem fins lucrativos e com personalidade jurídica. Com sede em Luanda e representação em todas as províncias de Angola, ela realiza ações de mobilização social em prol de uma resposta comunitária efetiva na luta contra a AIDS, tuberculose e malária. A rede conta com 305 organizações-membros e mais de 1.000 ativistas espalhados por todo o país. No Natal, a confraternização promovida pela ANASO beneficiou mais de 100 crianças portadoras do HIV da comunidade.

Em decorrência do Protocolo de Cooperação, assinado em junho de 2022 entre a TAAG e o Lar de Acolhimento e Apoio à Criança (LAAC), e em consonância com o clima festivo, a companhia promoveu um almoço solidário com as crianças dessa instituição de solidariedade social, no dia 23 de dezembro. Essa ação faz parte da Agenda Anual de Responsabilidade Social da TAAG, sob o lema “Dezembro Solidário”, e contou com a participação voluntária de colaboradores da companhia, incluindo as escalas em Ondjiva, Lubango e Luanda.



Sobre o LAAC  
O LAAC (Lar de Acolhimento e Atendimento à Criança) é uma organização não governamental (ONG) fundada em 2022 e localizada na cidade de Lubango, na província da Huíla. O lar abriga aproximadamente 150 crianças e jovens menores de idade que se encontram em situação de vulnerabilidade ou que são vítimas de maus-tratos. O principal objetivo do LAAC é promover e proporcionar educação, atividades recreativas, práticas esportivas e acompanhamento para essas crianças e jovens, buscando assim sua inclusão social e emancipação.

Como parte do protocolo de cooperação entre a TAAG e a Fundação Arte e Cultura, ocorreu no domingo, dia 24 de dezembro, um jantar especial de Natal dedicado às crianças em situação de vulnerabilidade, que residem em centros de acolhimento e lares na capital, na Ilha de Luanda. A companhia foi responsável pelo transporte de todas as crianças e pela convocação da imprensa para cobrir o evento. Diversas atividades foram realizadas, incluindo apresentações culturais, um jantar comunitário, troca de presentes e mensagens de apoio para essas crianças que enfrentam desafios e necessidades.

Sobre a Fundação Arte e Cultura  
A Fundação Arte e Cultura foi estabelecida em 2006 com a missão de promover o desenvolvimento da cultura nacional e apoiar a arte e os artistas angolanos. A ONG almeja fomentar a educação por meio das artes e o empreendedorismo, com foco nas comunidades mais vulneráveis. A fundação é orientada por uma filosofia de sustentabilidade e empoderamento das comunidades. É parte integrante de sua missão viabilizar oportunidades para cidadãos, incentivar crianças e jovens a explorarem os seus talentos, como música, dança, teatro, instrumentos musicais, artes plásticas, reciclagem e decoração, educação ambiental, reforço escolar, inglês, informática, basquete, entre outros. A ONG trabalha também o empoderamento das mulheres e jovens da comunidade por meio de projetos que promovem o empreendedorismo local, como a Cooperativa “Costura para Todos”, “Cursos de Costura” e Carpintaria.

Com estas ações, a TAAG procura solidificar os seus programas de responsabilidade social empresarial, visando uma sociedade inclusiva com mais oportunidades para todos, especialmente para os sectores mais vulneráveis e carentes.

A companhia reforça, assim, o seu compromisso com a transformação social e relação de proximidade com as comunidades, demonstrando a sua abertura para apoiar projetos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) preconizados pelas Nações Unidas.

Sobre a TAAG 
A TAAG – Angola Airlines – foi fundada em 1938 e está baseada em Luanda, capital do país. Por mais de 80 anos, a companhia aérea conecta os angolanos por meio de voos domésticos e internacionais. A TAAG é líder do mercado de aviação em Angola, reconhecida globalmente e com um crescimento sustentado, disponibilizando atualmente 12 destinos domésticos e 13 internacionais. Além do transporte de passageiros, a sua frota realiza igualmente o transporte de carga, um serviço cada vez mais essencial para o desenvolvimento do ecossistema local. A empresa tem um profundo orgulho da sua história, do seu serviço e foco na melhoria contínua.

Escape Magazine
Escape Magazine