Pesquisar
Close this search box.

Saia da rota comum e explore as belezas intocadas da Bósnia e Herzegovina

Por Fábio Martuscelli

Exótico, variado e fora da rota comum para aproveitar a Europa, a Bósnia e Herzegovina é um país notavelmente inalterado e impressiona com a variedade de paisagens, as incríveis atrações naturais e históricas globalmente significativas. Não importa a época do ano, o viajante pode aproveitar os longos verões e principalmente esquiar nas montanhas de neve durante o inverno, já que o país apresenta uma infinidade de climas que vão desde o alpino frio e continental até o mediterrâneo seco e quente.

A variação climática faz com que as opções de hospedagens atinjam todos os gostos. Para quem gosta de aventuras exóticas, há vastas ofertas de acomodação nas montanhas por todo o país, sendo as mais sofisticadas e modernas nos centros de esqui. Mas, não para por aí: em todo o território, principalmente dentro e ao redor das cidades como Sarajevo, Mostar e Banja Luk, é possível encontrar opções de hotéis 5 estrelas. Por mais que a maioria seja de propriedade local, existem grandes marcas, como Marriott e Otel Swiss que fazem valer a pena os dias de descanso. Outros exemplos para ficar de olho são: Termag Hotel na Montanha Jahorina, Pino Nature Hotel na Montanha Trebevic, Mepas Hotel em Mostar, e o famoso Hotel Europe no centro de Sarajevo.

Atualmente, existem 15 SPAs voltados para a saúde e bem-estar em funcionamento em todo país. Todos focam na qualidade dos serviços médicos e suas águas termais foram comprovadas como de alta qualidade medicinal para inúmeros tratamentos.

Já na parte de gastronomia, os pratos podem variar bastante e, ao mesmo tempo, são bem parecidos com a culinária turca e grega. Os principais pratos típicos são praticamente todos à base de carne: ćevapi (carne grelhada picada), pita (uma torta recheada com carne, batata, queijo, espinafre ou abóbora), dolma (legumes recheados com carne e arroz) e baklava (pastel com açúcar) para a sobremesa.

Feita para qualquer tipo de viajante, a Bósnia e Herzegovina é uma opção exótica e inovadora para incluir no próximo roteiro para a Europa. Desfrute dos rios, montanhas e florestas intocadas, além de uma gama de experiências para desbravar o turismo religioso. Um país seguro, com índice excepcionalmente baixo de crimes violentos, é perfeito para viajantes mulheres que desejam viajar sozinhas.

Para a entrada no país, membros da União Européia estão isentos dos requerimentos de visto. Já cidadãos do Reino Unido, Estados Unidos, Canadá e do Brasil também não precisam de visto, apenas o passaporte válido para desfrutar do destino.

Fabio Martuscelli
Fabio Martuscelli