Pesquisar
Close this search box.

Restaurante Pasquale – sabor da Itália para o Brasil – por Nicolli Botelho

A casa, que nasceu para servir antepastos caseiros, se tornou premiado restaurante italiano em São Paulo

Quem prova os antepastos do Restaurante Pasquale percebe que a casa é comandada por quem realmente conhece os segredos da cozinha italiana: ingredientes simples, frescos, e da mais alta qualidade. A vontade é de não seguir em frente e passar a noite nos antepastos, mas não faça isso. As massas e molhos tradicionalíssimos não podem passar batido em sua visita. Hoje, os admiradores da legítima comida italiana podem saborear o molho mais premiado de São Paulo, são mais de 20 tipos, preparados pelo próprio chef.

O restaurante é chefiado pelo Sr. Pasquale, sua esposa e filho desde sua inauguração, transmitindo um ambiente familiar e amor pela culinária italiana. Mas não engane quando chamamos de tradicional e familiar. A casa em muito pouco se assemelha às cantinas italianas típicas de São Paulo. Além do ambiente, os pratos têm molho no ponto e um nível de sofisticação que em muito mais se assemelha com o que realmente se come na Itália.

A casa iniciou suas atividades em 2001 para servir antepastos caseiros, porém, os amigos do chef Pasquale fizeram com que suas massas também tivessem lugar no cardápio. O restaurante, que leva o nome do proprietário, começou com as receitas de seu avô, fundador e também chef do “Albergo e Ristoranti Minerva”, o primeiro hotel e restaurante de sua cidade natal, Minervino Murge, na Púglia, Itália.

Um dos carros chef da casa, o Pérola Negra, leva os ingredientes mais característicos e deliciosos da Itália: massa, mozzarella de búfala, tomate, folhas frescas de manjericão, queijo pecorino ralado, azeitonas pretas, azeite e pancetta. O chef ainda defende que a simplicidade pode atingir a perfeição. “Usando ingredientes de modo equilibrado, podemos criar pratos maravilhosos e com gostinho italiano”, ressalta o chef.

caprese
O Pérola Negra, carro chefe da casa – nome é homenagem à escola de samba, que fica em frente ao Paquale

O restaurante tornou-se uma referência nacional graças aos diversos prêmios que conquistou pelo modo pugliese clássico de cozinhar. A casa oferece os tradicionais antepastos tipicamente italianos, como a sopressata, embutido típico curado feito com carne suína, e a burrata, mozzarella fresca de búfala recheada com creme de leite.

O restaurante ainda conta com uma criteriosa carta de vinhos, em uma ampla adega climatizada, com rótulos inclusive da Púglia. E quando o assunto é vinho, o chef enfatiza: “Como dizia Fernando Pessoa, boa é a vida, mas melhor é o vinho.”

fundodealcachofra
Os antepastos da casa brilham: Fundo de alcachofra
burrata
A tradicional Burrata
embutidos
Os embutidos sempre frescos e de altíssima qualidade
bacalhau.1
Antepasto de Bacalhau

Pasquale Nigro

Pasquale Nigro chegou ao Brasil na década de 50. De lá para cá, sempre se dedicou a preservar receitas familiares e técnicas antigas. O Pasquale Cantina até hoje reproduz as receitas de seu avô. O ragu de cordeiro servido com orecchiette, massa pugliesa, por exemplo, é cozido lentamente por aproximadamente 6 horas, seguindo as tradições familiares que passaram de geração em geração. E não é apenas as tradições italianas que são homenageadas pelo chef Pasquale Nigro.

No Brasil, ele caiu no samba. Além de ajudar a fundar O Grêmio Recreativo Social Cultural Escola de Samba Pérola Negra, localizado também no bairro da Vila Madalena, ele é presidente da velha guarda e inclusive compositor do hino da escola. “Escolhi homenagear a escola nomeando um dos principais pratos do restaurante como Pérola Negra, que é um dos pratos mais pedidos no restaurante, por sua combinação perfeita de ingredientes frescos com resultado de incrível sabor e repleto de cores, como a festa do carnaval”, finaliza.

Pasquale Nigro apresenta a rica adega do Pasquale
Pasquale Nigro, proprietário do Pasquale, presidente da velha guarda e compositor do hino da escola, apresenta a rica adega do Pasquale.

A Casa

A decoração também chama atenção, por ser inspirada no vinho, que é a combinação perfeita com as massas do local. As caixas de vinho e os rótulos na parede, principalmente as rolhas no teto, são todas de garrafas consumidas no próprio Pasquale. Estes detalhes tornam o ambiente mais charmoso e intimista. Localizado na Vila Madalena, um dos bairros mais estilosos e boêmios de São Paulo, o Pasquale Cantina é um destino obrigatório para os amantes da gastronomia Italiana.

pasquale (55)
A decoração é a perfeita harmonia do rústico, com tijolos aparentes e rótulos de vinho e rolhas enfeitando as paredes e o teto
fachada_1
A casa, localizada na Vila Madalena
RAVIÓLI DE GAMBERI
Ravioli de Gamberi
marinara
Marinara
carpacciodepolvo.1
O refrescante Carpaccio de polvo
carbonara2
O tradicional Carbonara
cordeiro3
O Cordeiro do Pasquale


Serviço:

Rua Girassol, 66 – Vila Madalena – zona Oeste – São Paulo
Tel: 3081-0333
Horário de funcionamento: de segunda-feira, das 18h às 00h; terça a sábado, das 12h as 00h; domingos, das 12h às 17h;

 

Picture of Escape Magazine
Escape Magazine