Pesquisar
Close this search box.

Pela primeira vez, MSC World Europa se conecta à energia proveniente de terra na região do Mar Mediterrâneo

A Companhia está comprometida com o uso de energia proveniente de terra onde quer que esta tecnologia esteja disponível, pois é parte integrante da jornada da MSC Cruzeiros rumo a operações com zero emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050

A MSC Cruzeiros continua avançando em seu compromisso com a sustentabilidade ambiental ao conectar, com sucesso, o MSC World Europa à energia proveniente de terra no porto de Valeta, em Malta – a primeira instalação operacional de energia proveniente de terra no Mediterrâneo.

O uso dessa tecnologia permite que um navio se conecte à rede elétrica local, sem a necessidade de manter o motor do navio funcionando, o que elimina emissões diretas enquanto a embarcação está atracada no porto.

A MSC Cruzeiros realizou os primeiros testes no início deste ano, em Valeta, e a experiência adquirida contribuiu para refinar o processo para a implementação da energia proveniente de terra. A partir de agora, o MSC World Europa irá se conectar a essas instalações elétricas, enquanto faz escala em Valeta. O navio fará escala no destino todas as semanas, durante todo o próximo ano e em 2025.

Desde 2017, todos os novos navios da frota da MSC Cruzeiros possuem o sistema de energia proveniente de terra e já estão em andamento, os planos para a modernização dos outros navios. A Companhia conseguiu aumentar o número de escalas em portos que já utilizam a energia proveniente de terra à medida que mais portos começam a adotar essa tecnologia. A histórica conexão em Valeta segue as recentes conexões bem-sucedidas ocorridas no Norte da Europa – incluindo Warnemünde, na Alemanha, os portos noruegueses de Bergen, Aalesund e Haugesund, e Southampton, no Reino Unido. No início deste ano, a MSC Cruzeiros inaugurou a nova instalação de energia proveniente em terra em Kiel, na Alemanha.

A MSC Cruzeiros pretende adicionar pelo menos 15 novos portos ao seu plano de energia proveniente de terra entre 2024 e 2026, concentrando-se em uma série de portos na Itália, incluindo Gênova, La Spezia, Civitavecchia, Nápoles e Trieste, bem como em portos de Barcelona, Hamburgo, Valência, Marselha, Copenhague e o novo terminal de cruzeiros em Miami, que será inaugurado no próximo ano. A MSC Cruzeiros reconhece a importância da colaboração com portos e regiões para alcançar práticas marítimas sustentáveis. A Companhia assinou um Memorando de Entendimento (MOU) para melhorar as instalações de energia proveniente de terra na região do Mar Báltico, e compromissos semelhantes estão sendo assumidos com outros portos do Mar Mediterrâneo.

Michele Francioni, Vice-Presidente Sênior de Otimização de Custos e Melhoria de Processos da MSC Cruzeiros, disse: “Nosso plano de energia proveniente de terra demonstra que estamos totalmente comprometidos com a redução das emissões de nossos navios. Usar essa tecnologia é um grande passo em frente, porque nos permite eliminar as emissões diretas de um navio enquanto ele está atracado. Precisamos que mais portos em toda a Europa e fora dela introduzam essa tecnologia o mais rápido possível, para que possamos reduzir ainda mais as emissões atmosféricas locais. Garantiremos que nossos navios estejam prontos para se conectar onde quer que as instalações estejam disponíveis para nós. Conectar o MSC World Europa em Valeta é uma conquista que nos orgulha e estamos gratos pela colaboração e excelente cooperação com a Transport Malta, a Infrastructure Malta e as autoridades maltesas, bem como com o porto de cruzeiros de Valeta.”

MSC World Europa foi o primeiro navio da MSC Cruzeiros movido a gás natural liquefeito (GNL). Como um dos maiores navios de cruzeiro com melhor desempenho a operar no mundo em termos de emissões de CO2eq por passageiro, o MSC World Europa representa um grande passo em frente na jornada da MSC Cruzeiros, no sentido de alcançar zero emissões líquidas até 2050. O MSC World Europa também está entre os primeiros navios de cruzeiro contemporâneos a incorporar tecnologia de célula de combustível de óxido sólido, com testes experimentais mostrando resultados muito promissores.


Sobre a MSC Cruzeiros
A MSC Cruzeiros é a terceira maior marca de cruzeiros no mundo e também líder na Europa, na América do Sul, na região do Golfo e na África do Sul, com maior participação de mercado, além de capacidade implementada do que qualquer outra companhia. Ela é também a marca global de cruzeiros que cresce mais rápido, com forte presença também nos mercados do Caribe, América do Norte e Extremo Oriente.

Com sede em Genebra, na Suíça, a MSC Cruzeiros, uma das duas marcas pertencentes à Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC, o conglomerado privado líder em transporte marítimo e logística, com base na Suíça, e mais de 300 anos de herança marítima. A MSC Cruzeiros – a marca contemporânea – possui uma frota moderna de 22 navios combinada com um futuro portfólio de investimento global considerável de novos navios. A frota está projetada para aumentar para 23 navios até 2025, com opções para pedidos de seis novos navios em vigor até 2030.

A MSC Cruzeiros oferece aos seus hóspedes uma experiência de cruzeiro enriquecedora, envolvente e segura inspirada na herança europeia da empresa, onde podem desfrutar de gastronomia internacional, entretenimento de classe mundial, programas premiados para famílias e a mais recente tecnologia de fácil utilização a bordo. Para saber mais sobre os itinerários da MSC Cruzeiros e a experiência a bordo de seus navios, clique aqui.

A prioridade número um da Empresa sempre foi a saúde e segurança de seus hóspedes e tripulantes, bem como das comunidades nos destinos que seus navios visitam. Em agosto de 2020, a MSC Cruzeiros implementou um novo protocolo abrangente e robusto de saúde e segurança para se tornar a primeira grande companhia a retornar ao mar. Para saber mais sobre o protocolo de saúde e segurança da MSC Cruzeiros, consulte aqui.

A MSC Cruzeiros está há muito tempo comprometida com a gestão ambiental com uma meta de longo prazo de atingir zero emissões em suas operações. A Empresa também é uma investidora significativa em tecnologias ambientais marítimas da próxima geração, com o objetivo de apoiar seu desenvolvimento acelerado e disponibilidade em toda a indústria. Para saber mais sobre o compromisso ambiental da Empresa, clique aqui.

Por fim, para saber mais sobre a MSC Foundation, que faz parte do Grupo MSC para liderar, focar e promover seus compromissos de conservação, humanitários e culturais, consulte aqui.

Escape Magazine
Escape Magazine