Pesquisar
Close this search box.

Hotel Le Sereno traz concierge de conservação marinha

Nesta nova temporada em St Barth, o hotel Le Sereno abraça iniciativa ambiental e traz concierge dedicado à preservação de espécies na ilha, entre corais e tartarugas-marinhas

Localizado num dos pontos mais privilegiados da ilha de St Barthélemy, na idílica Grand Cul de Sac – uma baía de águas calmas protegida por uma barreira de arrecifes que é morada de cardumes de peixes, arraias e tartarugas-marinhas – o Le Sereno St Barth traz, de maneira inédita nesta temporada 2024, seu “Turtle Concierge”, profissional dedicado a organizar experiências de observação e de conscientização sobre as espécies deste entorno natural tão exuberante.

Entre banhos de mar, mergulhos e os esportes aquáticos que o Le Sereno contempla em toda a extensão de sua “piscina natural” – entre SUP, caiaque, até kitesurfe –, quem tem olhos atentos e um pouco de sorte consegue ver de perto tartarugas-marinhas. Habitués das águas transparentes de Gran Cul de Sac, a tartaruga-verde, a tartaruga-de-pente e a majestosa tartaruga-de-couro – espécies que no grande oceano enfrentam ameaças recorrentes como captura acidental, emaranhamento em redes de pesca, perda de alimentação e praias de reprodução, caça intencional e poluição.

Outros santuários de vida marinha também indicados pelo concierge para passeios de mergulho de snorkel são a enseada de Marigot – bem ao lado, no sentido oeste – e praia de Colombier, com corais preservados e peixes exóticos, entre peixe-anjo, garoupa, barracuda, pargo e peixe-porco.

Quando no período de reprodução das tartarugas-marinhas, que ocorre entre maio a novembro – o “Turtle Concierge” também se encarrega de educar e conduzir os hóspedes, com toda a orientação e cuidado, até as zonas de desova demarcadas. Na fase de eclosão e nascimento dos filhotes, é possível acompanhar a soltura das tartaruguinhas nas praias, de maneira que vejam de perto a beleza e a importância da vida que brota das areias em direção ao mar. ​

O hotel Le Sereno também apoia o projeto Coral Restoration St Barth, que desde 2015 trabalha a restauração costeira e monitoramento das colônias de corais que emolduram a ilha de 20 km quadrados, a fim de garantir a sustentabilidade a longo prazo. A organização mantém viveiros de cultivo que, após nove meses ao atingir um tamanho substancial, já estão prontos para serem retransplantados para áreas degradadas. É possível “adotar” um coral com a partir de 50 Euros, a potencializar o “reflorestamento” dos oceanos. ​

Esta iniciativa do Le Sereno soma-se a um esforço coletivo em preservar o delicado ecossistema do Mar do Caribe, tendo a Agência Territorial do Meio Ambiente de Saint Barthélemy como órgão de referência em práticas de turismo sustentável, na educação e treinamento do staff, e na orientação dos visitantes sobre boas práticas ambientais – tão vital diante do contexto de enfrentamento da crise climática a qual vivemos.

Le Sereno St Barth
info@lesereno.com ​ lesereno.com
BP 19, Grand-Cul-de-Sac 97133 Saint Barthélemy French West Indies.

Sobre o Sereno Hotels
Grife hoteleira reconhecida pelo alto nível em design e serviço, em localidades ímpares: o Le Sereno St Barth frente a uma baía turquesa na ilha de St. Barthélemy, no Caribe francês; e as propriedades Il Sereno e Villa Pliniana, às margens do Lago di Como, emoldurado pelos Alpes Italianos. Refúgios de poucas porém distintas suítes e villas, com proposta gastronômica liderada por chefs renomados e amenidades diferenciadas de luxo contemporâneo – a exemplo de sua frota de barcos Cantiere Ernesto Riva – que tornam a marca única. Premiada repetidamente, ambas propriedades alcançaram os principais prêmios internacionais, incluindo Il Sereno 1º Resort na Itália e Le Sereno 4º Hotel do mundo, pelo Travel + Leisure World’s Best Award 2023. O Le Sereno Al Mare também reconhecido entre os ‘Melhores Clubes de Praia do Mundo’ pela Conde Nast Traveller. Sereno Hotels é membro da The Leading Hotels of the World e da Virtuoso.

Escape Magazine
Escape Magazine