Marcada para 21 de setembro, evento reúne boa gastronomia, atrações culturais e visual assinado pelo estilista Ronaldo Fraga
Amantes das festas de rua e da culinária italiana já podem preparar suas malas! No dia 21 de setembro, Salvador sedia a 5ª edição da Festa de San Gennaro, maior evento da capital baiana fora do circuito carnavalesco.
Já consolidada no calendário local, a celebração movimenta ainda mais o boêmio bairro Rio Vermelho, mesclando tradições italianas como mesa farta e música, mas com uma atmosfera que tem a cara da capital baiana.
O evento foi idealizado por Celso Vieira e Valeska Calazans, do Grupo Pasta em Casa. Premiado pela Veja Comer & Beber é considerado um dos melhores do Brasil entre 100 casas pela revista Exame e para o evento reúne a gastronomia de outros 27 restaurantes que oferecerão diversas opções de preparos: da lasanha à bolonhesa, risoto, espaguete à carbonara a pizzas e saborosos gelatos.
Além da gastronomia, o evento contará com uma rica programação cultural, incluindo shows e intervenções artísticas.
“A festa foi uma iniciativa nossa a partir de uma viagem que fiz à Itália e, em Nápoles, tive a inspiração. Para nós só houve sentido convidando os militantes da gastronomia italiana, através dos restaurantes que são nossos colegas e concorrentes diretos! Mas esse espírito de congraçamento é exatamente o que sempre buscamos: fortalecer a gastronomia italiana na cidade”, comenta o chef Celso Vieira.
Neste ano a celebração ganha um toque especial. A identidade visual do evento terá a assinatura do estilista mineiro Ronaldo Fraga. Com o intuito de criar uma memória gráfica única para esta quinta edição, o estilista buscou referências nos desenhos de cordel e nas xilogravuras nordestinas. Com essa fusão das tradições italianas com elementos da cultura local, utilizando de cores vibrantes, a ideia é transmitir uma imagem que vá além do tradicional verde e vermelho (do santo italiano) para termos um santo mais brasileiro, mais baiano.
A Festa de San Gennaro, fará parte das ações em torno do Festival da Primavera e acontecerá na véspera da Maratona Salvador.