Pesquisar
Close this search box.

Cristalino Lodge: a natureza é o maior luxo

Barracuda Hotel & Villas

Um Santuário na Amazônia, Cristalino Lodge onde o contato com a natureza é o maior luxo.

A história do Cristalino Lodge está diretamente ligada à vontade e trabalho da Família da Riva em conservar a biodiversidade natural de parte da Amazônia. No ano de 1997, num ato voluntário dos proprietários, área de 11.400 hectares se tornou a Reserva Particular do Patrimônio Natural do Cristalino (RPPN), que beneficia o ambiente natural, um presente para o país e o mundo.

Nesta reserva, com área seis vezes maior que o arquipélago de Fernando de Noronha, encontra-se o Cristalino Lodge, que recebe de forma excepcional os amantes da natureza, oferecendo experiências inesquecíveis ao ar livre.

A filosofia do Cristalino Lodge começa na escolha de uma arquitetura moderna que recorre a espaços em harmonia com a natureza, promovendo uma experiência de conforto, sofisticação e bem-estar. Durante todo o tempo o hóspede recebe um atendimento em detalhes transformado em forma de agradável jantar à luz de velas, no atendimento do bar com fogueira, nas atividades na floresta com guias especializados em diversos assuntos e todos os detalhes de design pensados para o bem estar e harmonia.

Os guias são amantes da natureza que dividem seu conhecimento e respeito pela Amazônia. Um dos objetivos do lodge é que o hóspede vivencie uma experiência alegre e positiva, e assim possa aprofundar seu relacionamento e compromisso com a preservação da natureza como um todo.

É dar aquele toque especial capaz de aguçar os sentidos para a coisas simples e belas da vida, que aqui se manifestam em todo o seu esplendor, como a floresta sem fim, o barulhinho do rio, o céu estrelado, o silencio da noite, a chuva amazônica, os perfumes da mata. Um bem-estar que também é desfrutado no conforto dos bangalôs. As acomodações garantem aconchegantes noites de descanso e utilizam práticas sustentáveis como sistema de ventilação natural, aquecimento solar da água e tratamento de resíduos biológicos.

A proximidade aos ecossistemas do Pantanal e do Cerrado faz com que muitas espécies sejam encontradas no sul da Amazônia, elevando a biodiversidade de aves, macacos e borboletas, criando momentos impressionantes aos olhos. Os grandes rios da Amazônia como Tapajós, Teles Pires, Madeira e Xingu exercem um efeito de barreira para algumas espécies, impedindo que cruzem os rios e fiquem somente no sul da Amazônia. Apenas para citar as aves, nesta região já foram catalogadas quase 600 espécies, dentre algumas das mais raras do mundo, tornado-se um oásis para os observadores de aves e despertando o interesse de viajantes que jamais haviam prestado atenção em aves tão magníficas.

As atividades que o lodge oferece renovam as energias e faz com que os hóspedes se reconectem à natureza, como canoagem nas águas calmas do Rio Cristalino, trilhas realizadas em pequenos grupos para garantir uma experiência personalizada, observação da fauna e flora (especialmente de aves e mamíferos), passeios de barco ideais para a observação da vida selvagem nas margens e, para uma experiência verdadeiramente única na floresta amazônica, uma visita às torres de observação de 50 metros de altura, onde pode-se desfrutar de vistas panorâmicas da reserva florestal, com o dossel de árvores se colocando como um manto verde aos seus pés.

Após um dia de atividades, o lodge recebe os hóspedes no bar com uma fogueira em um espaçoso deck ao ar livre com mesas, espreguiçadeiras e bancos, criando um ambiente para compartilhar experiências.

O restaurante, com área interna e externa, é um ambiente acolhedor com iluminação à luz de velas. Serve iguarias da culinária brasileira com frutas e legumes orgânicos da própria horta, peixes frescos e variadas carnes, tudo assinado pelo renomado chef Ricardo Cunha. Os elementos de conexão à natureza não deixam a desejar nesta experiência gastronômica.

Para uma noite de sono inesquecível, foram construídos bungalows em meio à natureza, com enxoval de lençóis de 300 fios Trousseau, ducha externa em jardim privativo e grandes poltronas. Nos bungalows, fica ainda mais clara a harmonia com a floresta que a arquitetura, assinada por Adriana da Riva, proporciona.

Com toda essa história fascinante, o Cristalino Lodge não poderia ser diferente, já ganhou e foi indicado diversos prêmios ligados a hotelaria e também conservação como o World Savers Award da Condé Nast Traveler, foi selecionado como um dos 25 melhores ecolodges do mundo pela National Geographic, Certificate of Excellence por Top Perfirmin Eco Lodge pelo Trip Advisor, ganhador do Global Vision Awards e nomeado como finalista de Wildforest Best Ecolodges por Ancient World Foundation.

 1783A0332

Floating deck

Curl-crested Aracari (Pteroglossus beauharnaesii)

Cristalino River and Floating Deck IV

Bathtub at private garden III

Blue-and-Gold Macaw

Bonfire at floating deck

bar and bonfire

bar and architecture details

Junior Bungalow Entrance

1783A0332

783A0313

783A0135

Sunrise II

White-whiskered-spider-monkey

www.cristalinolodge.com.br

IG @cristalinolodge

Escape Magazine
Escape Magazine