Pesquisar
Close this search box.

Delta One: conheça a experiência gastronômica 5 estrelas a bordo dos voos da Delta Airlines

Você já se questionou como as companhias aéreas conseguem proporcionar experiências de restaurantes nos ares? O processo é mais complexo do que todos imaginam. A Escape Magazine foi convidada pela Delta Airlines, principal companhia que liga o Brasil para destinos como Atlanta e Nova York, nos Estados Unidos, para uma experiência imersiva visando conhecer e acompanhar todo o processo das refeições que são servidas no Delta One, a famosa First Class da companhia. No final do tour, os convidados puderam apreciar a verdadeira experiência através de um almoço especial com o menu que é servido a bordo.

Experiência 5 estrelas a bordo
Delta One: conheça a experiência gastronômica 5 estrelas a bordo dos voos da Delta Airlines
Passageiros Delta One possuem refeições dignas de restaurantes – Divulgação

No intuito de proporcionar um ambiente parecido com o de restaurantes durante as refeições, a Delta oferece um menu selecionado e serviço especializado pensado para cada cliente. Os novos cardápios são elaborados por dois chefs internos, nutricionistas e parceiros especializados, tudo para garantir uma experiência gastronômica consistente, fresca e personalizada.

De olho nas tendências gerais e principalmente através dos feedbacks dos clientes, a Delta utiliza dados históricos sobre as preferências das refeições coletadas nos voos e oferecem a experiência adaptada de acordo com o que os clientes estão pedindo. Os passageiros da Delta One podem escolher previamente seu menu, incluindo pratos que só estão disponíveis por meio do sistema de pré-seleção, com antecedência entre 7 dias a 24 horas antes da partida do seu voo, através do aplicativo Fly Delta. Já a bordo, o passageiro define o horário preferido para aproveitar a refeição.

Já a carta de vinhos premium é cuidadosamente selecionada pela equipe de bebidas, incluindo rótulos regionais que harmonizam com as refeições servidas no país de origem do voo. O viajante também pode desfrutar de snacks gratuitos durante o serviço de bebidas, incluindo os famosos biscoitos Biscoff, barras de cereais orgânicas Kate’s Real Food ou minichocolates.

Para quem tem alguma restrição, a companhia oferece uma variedade de menus, desde opções vegetarianas, para diabéticos e com baixo teor de sódio e de gordura. Ao todo, são 11 refeições especiais, em seis categorias, oferecidas na maioria dos voos com serviço de refeições programado, com solicitação prévia.

O mundo gastronômico complexo por trás do preparo de cada prato da Delta Airlines

Quem está por trás de toda a criação, preparo e circulação das refeições nos voos da Delta é a Newrest. No Brasil, a empresa global tem uma cozinha que atende os voos com partida do Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU) e uma cozinha que prepara o cardápio dos voos com saída do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (GIG).

Todas as refeições que são servidas em altas atitudes envolve uma seleção meticulosa de ingredientes, bem como o modo em que estão sendo preparadas, desde a temperatura, qualidade e quantidade. Nas refeições, são utilizados métodos de tempero específicos, bem como há a exploração de combinações de ingredientes para melhorar a experiência gustativa.

Um das características fundamentais é a consistência e o equilíbrio. Desde o momento em que os alimentos são selecionados até a montagem dos pratos, todos os detalhes importam. Dentro das salas de preparo, todos os ingredientes são monitorados por um tablet e um painel que mostram todas as informações pertinentes. Em cada seção, as tábuas destinadas a cada iguaria são de cores específicas e toda a equipe, composta por mais de 20 pessoas, escutam uma sirene a cada 30 minutos para reforçarem a higienização das mãos – mesmo com todos os equipamentos necessários de segurança.

Durante a montagem, os pratos são colocados ao lado de uma foto padrão, bem como pesados igualitariamente para todos os passageiros terem a mesma experiência. Depois de tudo pronto, as refeições são apostas em um caminhão refrigerado e o avião é abastecido 2 horas antes de cada voo. Na Delta, o menu é atualizado a cada três meses, justamente para assegurar a rotação regular das opções oferecidas aos passageiros e garantir o frescor dos ingredientes.

Sobremesas servidas no Delta One – Divulgação

A inspiração para o menu servido nos voos da Delta Brasil para os Estados Unidos vem de uma combinação entre a estação do ano e a cultura local. Por exemplo, duas opções bem brasileiras presentes hoje no menu da Delta One é a feijoada e a bacalhoada, tudo para elevar a riqueza culinária e os sabores típicos do país que refletem a singularidade da cozinha brasileira.

A sustentabilidade também está para jogo

Com o objetivo de construir um futuro sustentável e que priorize as pessoas nas viagens aéreas, a Delta Airlines renovou suas ofertas de produtos a bordo com kits de amenidades artesanais, roupas de cama confeccionadas a partir de materiais reciclados e utensílios biodegradáveis, além de vinhos e coquetéis em latas de alumínio. Juntos, os produtos reduzirão o consumo de plástico de uso único a bordo em aproximadamente 2 mil toneladas por ano.

A Delta também está em fase final de testes de novos copos de papel para uso a bordo. Após este período, os copos plásticos tradicionais retornarão a todos os voos enquanto seu substituto é produzido e, por fim, lançado em todo o sistema.A missão é deixar a Delta um passo mais perto de minimizar a utilização de plásticos de uso único a bordo até 2025.

Quais os benefícios de voar de Delta One?
Delta One: conheça a experiência gastronômica 5 estrelas a bordo dos voos da Delta Airlines
Delta One – Divulgação

Os passageiros da Delta Airlines que desejam voar para os Estados Unidos com a Delta One não têm apenas experiências gastronômicas ímpar, mas também usufrui de todo o conforto necessário para desfrutar de uma viagem inesquecível. Confira os benefícios:

  • Acesso ao Delta Sky Club, a sala VIP da Delta.
  • Check-in, inspeção de segurança, embarque e retirada de bagagem prioritários.
  • Seleção de assento e despacho de duas malas por passageiro sem custo adicional. 
  • Poltronas espaçosas que reclinam 180° e se transformam em camas.
  • Refeições preparadas por um chef e servidas em uma bandeja extragrande, incluindo também mix de castanhas, sopa e entrada, além de uma vasta seleção de cervejas, destilados e vinhos finos de cortesia.
  • Delta Studio: Mais de 1.000 horas de entretenimento gratuito na tela no encosto do assento, incluindo até 18 canais de TV por satélite, os filmes mais recentes e séries de TV premium da HBO®, Masterclass e Paramount+, podcasts e playlists com curadoria do Spotify e jogos.
  • Kit de amenidades da marca Someone Somewhere, com produtos de cuidados para a pele da Grown Alchemist, e oferecimento de pantufas, fones com cancelamento de ruído e edredom (feito a partir de garrafas plásticas recicladas) e travesseiro macios.
Julia Paiva
Julia Paiva