Pesquisar
Close this search box.

Simone Ristorante sedia o Barbera Rosso Cooking Show com vinhos de Piemonte

simone-roadshow

O Barbera Rosso Cooking Show, com vinhos Barbera da região de Costigliole D’Asti acontecerá no dia 4 de novembro, durante almoço e jantar

Uma experiência enogastronômica única está programada para o dia 4 de novembro, proporcionada pelo Consorzio della Barbera, com vinhos da região de Costigliole D’Asti em parceria com o autêntico restaurante piemontês Simone Ristorante, liderado pelo talentoso chef Simone Parattella. O Simone foi o único no Brasil a ser escolhido para sediar o evento mundial Rosso Barbera Cooking Road Show, onde apreciadores de grandes Barberas do Piemente terão a oportunidade de degustar uma seleção exclusiva de rótulos de alta gama dessa denominação, harmonizados com pratos especialmente preparados para a ocasião. Servido durante almoço e jantar o menu incluirá quatro tempos, ao custo de R$ 319,00 por pessoa e a harmonização R$ 290.

Costigliole d’Asti representa, historicamente e geograficamente, o local ideal para contar a história da uva e do vinho Barbera. Já na Idade Média, sempre teve vocação para o cultivo da vinha, demonstrando desde cedo peculiaridades de clima e terroir dentro do Monferrato, parte da região do Piemente, Norte da Itália, e um dos distritos vitivinícolas mais importantes da Itália. A região também tem uma forte tradição literária, incluindo o poeta e dramaturgo Vittorio Alfieri do século XVIII e Umberto Eco. O território é dividido em dois pelo rio Tanaro. A parte norte (o baixo Monferrato), que fica entre esse rio e o Po, é uma área de suaves colinas e planícies. A parte sul (o alto Monferrato) se eleva das margens do Tanaro até as montanhas dos Apeninos e o divisor de águas entre o Piemonte e a Ligúria.

Desde 2014, o Monferrato, junto com Langhe e o Roero é Patrimônio Mundial da Humanidade pela viticultura. O reconhecimento da UNESCO atesta, em todo o mundo, o vínculo ancestral entre o cultivo da vinha e o homem que, nessas colinas, desenvolveram know-how que hoje é uma cultura e patrimônio de todos.

Vinhos que serão degustados

Os participantes do evento terão a oportunidade de degustar quatro Barberas premium, cada um com características únicas, refletindo a excelência da vinicultura da região do Piemonte:

  • Barbera D’Alba 2021 Pio Cesare: Este vinho é um exemplo clássico da elegância e complexidade que a uva Barbera pode atingir. Com notas de frutas vermelhas maduras e um toque sutil de especiarias, este vinho encanta pelo seu equilíbrio e final longo e suave.
  • Barbera D’Alba 2019 Bruno Giacosa: Bruno Giacosa é um dos nomes mais respeitados no mundo do vinho italiano, e seu Barbera não é exceção. Este vinho revela intensidade aromática, com destaque para frutas vermelhas frescas e uma acidez vibrante, típica da variedade.
  • Barbera D’Alba 2018 Cesare Bussolo: Produzido por uma vinícola familiar dedicada à expressão autêntica do terroir piemontês, este Barbera apresenta uma combinação encantadora de frutas vermelhas e notas florais, com um paladar fresco e elegante.
  • Barbera D’Asti 2018 Coppo: A vinícola Coppo é reconhecida por seus Barberas de alta qualidade, e este vinho não decepciona. Com uma estrutura sólida e sabores ricos de cereja e ameixa, ele proporciona uma experiência degustativa memorável

Rosso Barbera Cooking Road Show

Todos os anos, na primeira semana de novembro (este ano de 3 a 6), nas salas históricas do castelo, acontece o evento “RossoBarbera”, que, com mais de 200 produtores e mais de 400 rótulos, oferece a maior degustação dedicada a esse vinho. Mais de 2000 entusiastas de toda a Itália e do exterior participam deste evento, que exibe todas os tipos de Barbera. Os locais de degustação dos aclamados rótulos são gerenciados pelos sommeliers AIS (a mais importante associação de sommeliers da Itália), que, além do serviço, garantem uma divulgação qualificada aos entusiastas do vinho.

Este ano, o Rosso Barbera Road Show, visando uma promoção cada vez mais internacional, decidiu envolver, em colaboração com o ICIF, os mais importantes restaurateurs do mundo, selecionando-os entre aqueles que têm em sua equipe (proprietário ou colaborador) um chef que tenha concluído um mestrado em culinária italiana no ICIF.

  • Endereço: R. Pedroso Alvarenga, 677 – Itaim Bibi, São Paulo – SP, 04531-011
  • Menu: simoneristorante
  • Horário de funcionamento: Terça a Sexta, das 12h00 às 15h00 e das 19h00 às 23h00.
  • Sábado: das 12 às 16h00 e das 19 às 23h00.
  • Telefone: (11) 99234-0632
Raquel Pryzant
Raquel Pryzant