Com a adoção do trabalho híbrido, franquias de escritórios flexíveis IWG como Regus e Spaces ganham espaço entre os investidores durante a pandemia
O International Workplace Group (IWG), maior rede de coworkings e escritórios compartilhados do Brasil e do mundo, anuncia seu primeiro franqueado no País. Sob a marca Regus, o grupo vai inaugurar sua primeira unidade franqueada em Osasco (SP) no último trimestre deste ano.
Com objetivo de totalizar 100 unidades em operação ainda em 2021, o IWG, que também opera no Brasil com a marca Spaces, visa ampliar a área de cobertura no país ao atrair o interesse de franqueados em todas as regiões do Brasil, reforçando, assim, sua liderança no mercado nacional. Atualmente, o grupo possui mais de 70 unidades no Brasil. Com 30 novas unidades e mais de 30.000 m², as estruturas deverão acomodar centenas de empreendedores e empresas.
Escolher a franquia certa é uma garantia de bom investimento e segurança para uma empresa em um cenário de instabilidade econômica. De acordo com levantamento realizado pelo grupo, dois terços (66%) dos líderes concordam que este formato oferece uma garantia adicional ao se trabalhar com marcas confiáveis e já estabelecidas no mercado. Segundo a pesquisa, mais da metade (56%) dos empresários interessados em franquias estão considerando se tornar um franqueado de escritórios flexíveis. Esses líderes passaram a analisar o modelo e começaram a se beneficiar com a tendência do trabalho híbrido – 40% deles irão adotar ou investir nesse modelo em um futuro próximo. Esse sistema de trabalho foi escolhido por muitas empresas por oferecer segurança, fornecer a estrutura de trabalho necessária, além de possibilitar aos seus funcionários um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Como benefício adicional, ainda há a redução na emissão de carbono para o meio ambiente.
Tiago Alves, CEO do grupo no Brasil, celebra o sucesso da estratégia de franquias no País. “A nova unidade será inaugurada em um local de grande demanda para espaços flexíveis. Esse lançamento, que entregará 1000m², é a primeira conquista do plano que visa ampliar a atuação do grupo e ressalta nossa liderança e crescimento acima da média do mercado”, pontua o executivo.
Segundo Adriano Magalhães, diretor de franquias do IWG, indo de encontro à crise no cenário empresarial brasileiro, o setor de escritórios compartilhados tem apresentado aumento na procura, sendo a opção de 80% dos brasileiros dos que buscam alternativas ao home office.
Em pesquisa realizada pela Robert Half, no Brasil, mais da metade (58%) dos profissionais pensou em se mudar para outra cidade ou país enquanto trabalhavam remotamente nos últimos meses. “A maior capilaridade do grupo no território nacional se faz necessária para atender essa nova demanda por coworkings em capitais como Manaus, Goiânia, Florianópolis, Maceió, Campo Grande e Cuiabá, além de centros de influência, polos industriais e munícipios classificados como interior próspero”, pontua o executivo.
Os benefícios da abertura de franquias do grupo são mútuos. Para Magalhães, além da facilidade e maior rapidez na inauguração dessas unidades, o conhecimento local dos franqueados auxiliará na expansão da marca pelo país e, para os franqueados, o grupo fornecerá a licença de uso de uma marca forte, estrutura de suporte em gestão já consolidada e a vantagem de contar com a expertise e uma carteira de clientes global, distribuída em mais de 120 países. Segundo ele, é uma oportunidade enorme para empresários ampliarem seus portfólios de investimentos contando com a expertise de um grupo global que é líder no setor e listado na bolsa de Londres.
Com base no imóvel definido, o franqueado poderá, inicialmente, optar entre quatro marcas do portfólio do grupo: Spaces, Regus, HQ e Signature. Ocupando um prédio inteiro, com acesso 24h por dia durante todos os dias da semana, a marca Spaces, além dos espaços privativos, oferece espaços compartilhados que permitem e facilitam a interação entre os clientes. Tudo isso sem renunciar ao design. O modelo oferecido pela Regus permite a alocação de uma empresa em uma sala ou andar alocados em um prédio comercial e é a marca com maior número de unidades no mundo. À frente da linha premium, Signature é a marca de prestígio, que traz o que há de mais avançado em tecnologia e design. Com investimento inicial menor, a HQ é a opção que visa otimizar a relação custo-benefício, mantendo os padrões de qualidade em nível de serviço.
Os interessados não precisam ter experiência prévia no setor. De acordo com o Magalhães, para a abertura das franquias, basta ter experiência em gestão de negócios, um imóvel próprio ou alugado e cumprir com os requisitos de abertura.