Berlim é uma cidade que oferece uma rica experiência gastronômica, construída a partir de elementos regionais e de fusões criativas com diversas culturas. O espírito disruptivo na cozinha é o que coloca a culinária berlinense no mapa da alta gastronomia internacional. A cultura estampada nos pratos estrelados da cidade encanta os mais diversos paladares.
O restaurante Rutz, comandado por Marco Müller, é o único triestrelado da capital. A proposta do chef abraça a modernidade e complementa o circuito criativo da cidade. O local brilha também por sua estrela verde, que demonstra que a sustentabilidade berlinense se faz presente dentro e fora da cozinha.
“Em Berlim, começaram a criar os zero waste restaurants, que tem uma espécie de conceito circular, que envolve diversos parceiros na missão de reduzir a produção de resíduos”. conta Carlo Carbone, gerente de Marketing do Visit Berlin na América Latina.
Seguindo a mentalidade ecológica da capital alemã, outros restaurantes, como o Horváth, também levam o selo verde Michelin. Reconhecimento dado aos chefs que seguem práticas sustentáveis em todo o processo de construção de seus pratos. Confira a lista dos melhores restaurantes de Berlim:
Rutz: O Moderno Triestrelado
![](http://escapemagazine.com.br/wp-content/uploads/2023/06/RUTZ2-edited-1.jpg)
No restaurante Rutz, a culinária é elevada a um novo patamar, desde a decoração até o menu degustação chamado “Inspiração”. O chef Marco Müller prioriza ingredientes de alta qualidade e valoriza sua origem e sustentabilidade em parceria com os agricultores locais.
Os clientes têm a opção de desfrutar de sete ou oito pratos, acompanhados de uma alternativa de bebida não alcoólica. Com criatividade e atenção aos detalhes, ingredientes comuns se transformam em pratos extraordinários, que exploram a sensação do gosto umami.
Tim Raue: Uma Fusão entre Europa e Ásia
![prato-alta-gastronomia-tim-raue](http://escapemagazine.com.br/wp-content/uploads/2023/06/tim-raue-edited-1.jpg)
No restaurante Tim Raue, o chef berlinense Tim Raue cria uma culinária que se inspira na Ásia e é focada em trazer originalidade a seus pratos. Com seu estilo único, ele trabalha com uma equipe altamente qualificada em suas criações.
Os clientes podem optar pelos menus fixos “Kolibri” e “Koi”, com destaques como o “Lagostim Wasabi” e o “Pato à Pequim”. Há também uma opção vegana disponível. O restaurante se destaca pelo seu alto padrão culinário. Para a harmonização com os pratos, Marie-Anne Wild traz uma seleção exclusiva de vinhos.
Lorenz Adlon Esszimmer: Culinária Premiada nas Proximidades do Portão de Brandemburgo
![salão-lorenz-adlon-esszimmer-em-berlim](http://escapemagazine.com.br/wp-content/uploads/2023/06/Lorenz-Adlon-Esszimmer2-1024x683.jpg)
O exclusivo restaurante Lorenz Adlon Esszimmer está localizado próximo ao Portão de Brandemburgo, no hotel Adlon Kempinski.
O sofisticado interior harmoniza com a cozinha refinada e criativa, que acompanha uma sugestão criteriosa de vinhos. Ingredientes de primeira qualidade são utilizados para criar composições elaboradas que exibem uma precisão e qualidade técnica.
FACIL: Culinária Clássica com Influências Orientais e Mediterrâneas
![](http://escapemagazine.com.br/wp-content/uploads/2023/06/FACIL-edited.jpg)
No FACIL, localizado no quinto andar do The Mandala Hotel, os clientes podem desfrutar de uma varanda cercada por castanheiras e uma fonte.
O restaurante se destaca não apenas pela localização privilegiada, mas também pelos pratos preparados pelo chef Michael Kempf, diretor culinário, e Joachim Gerner, chef de cozinha. O FACIL integra influências asiáticas e mediterrâneas à culinária clássica, resultando em pratos criativos e aromáticos.
Horváth: Tradição em um Ambiente Artístico
![restaurante-premiado-horvath-em-berlim](http://escapemagazine.com.br/wp-content/uploads/2023/06/Horvath-1024x587.jpg)
O restaurante Horváth já foi lar de diferentes restaurantes ao longo de 100 anos. Atualmente, é conhecido pela cozinha do chef Sebastian Frank, que destaca ingredientes de alta qualidade em suas produções.
O interior do restaurante foi recentemente renovado e apresenta pontos da história artística do local, com um mural do artista alemão Jim Avignon. Durante a experiência gastronômica no Horváth, os clientes desfrutam de recomendações exclusivas de vinhos para completar o menu. Assim como o Rutz, ele apresenta uma estrela verde Michelin.
CODA Dessert Dining: Uma Proposta Inovadora de Alta Gastronomia em Berlim
![prato-alta-gastronomia-em-berlim-restaurante-coda](http://escapemagazine.com.br/wp-content/uploads/2023/06/CODA-Dessert-Dining-edited-1.jpg)
O restaurante CODA Dessert Dining, localizado em Neukölln, oferece uma proposta gastronômica focada nas técnicas da pâtisserie, inovando a alta gastronomia de Berlim. Apesar de seu exterior discreto, seu interior é moderno e minimalista. Champanhes, Riesling e sakês acompanham os pratos inovadores do chef René Frank – que vão muito além das sobremesas.