Pedro Hering
A proposta do restaurante Zaytún (azeitonas em árabe) é oferecer uma experiência gastronômica baseada na tradição libanesa, além de apresentar uma variedade de pratos que refletem essa cultura.
Elie Rafael, idealizador e proprietário, é nascido no Brasil e criado no Líbano e sempre teve amor pela culinária autêntica de seu país. Ao longo de sua vida profissional teve diversas oportunidades de trabalhar com gastronomia, aprimorando suas habilidades e seu ponto alto foi em Dubai onde teve um delivery com público fiel expandindo seus horizontes. A virada foi em 2020 em uma viagem ao Brasil. A pandemia e fronteiras fechadas fizeram com que ele e sua esposa Elise empreendessem, dando origem ao Zaytún.
O cardápio conta com ampla seleção de pratos tradicionais, incluindo as clássicas esfihas de diversos sabores, os kibes com destaque para o cru, o churrasco libanês, os bowls saudáveis, os wraps e também os hambúrgueres.
Destaque para os Bowls de shawarma de carne (Base de salada fatouche, tiras de file mignon marinados à moda libanesa, homus, batata doce assada e molho tahini), Sambusek Frito ou assado de carne (Premiado pastelzinho assado de carne ao modo libanesa), Arais Kafta (pão libanês recheado com kafta e queijo, Hallumi Grelhado (queijo branco típico grelhado e servido com uma pitada de Zaatar e tomate).
Já nas sobremesas típicas, podemos citar as Kunafa, uma especialidade da casa, e Baklava (massa folhada crocante, recheada com nozes e pistache, coberta com uma deliciosa calda de mel). Salivei.