Pesquisar
Close this search box.

Turkish Airlines promove condecoração do CEO em Istambul

A Turkish Airlines convidou a Escape Magazine para prestigiar o evento de proclamação do seu atual CEO, Bilal Ekşi, em Istambul, na Turquia. O presidente da companhia aérea foi condecorado no grau de comendador da ordem do Rio Branco, nesta quarta-feira (20), numa cerimônia em que estiveram presentes cerca de 100 convidados e o embaixador do Brasil e da Turquia.

Durane o evento realizado no Palácio Çırağan, Carlos Martins Ceglia, o embaixador do Brasil, celebrou as conquistas que a aliança entre ambos países gerou. “O governo brasileiro reconhece a importante relação com a Turquia. São 11 voos por semana que fazem toda diferença para os passageiros. Essa conexão é um marco para nós”, destacou Carlos Martins Ceglia.

Bilal Ekşi, CEO da Turkish Airlines, discursou com orgulho e parabenizou ambas nações pelo excelente trabalho que enfrentou uma terrível pandemia. “Nós expandimos as conexões para levar nossa cultura para o mundo. A Turkish é mais estimada marca da nação. Reestrurumos nossa operação durante a pandemia e entregamos vacinas em muitos países através da Cargo. O Brasil virou o país com o maior volume de passageiros da América Latina. Nós transportamos cerca de 20 mil passageiros até agora neste ano de 2023. Aumentamos exponencialmente esse elo que só confirma ainda mais nossa parceria com o Brasil. Também gostaria de agradecer extremamente todos os 80 mil funcionários que estiveram conosco durante todos esses anos”, celebrou Bilal Ekşi.

Bilal Ekşi formou-se na Universidade Técnica de Yıldız, no Departamento de Engenharia Eletrônica e de Comunicações em 1989. Iniciando sua carreira em 1989, o Sr. Ekşi trabalhou como Engenheiro de Eletrônica e Comunicações nos Ferrovias Estatais Turcas e, em seguida, foi designado para o cargo de Gerente de Oficina na Istanbul Ulasim A.S., desempenhando um papel ativo na realização de projetos significativos de transporte.

Como Chefe das Oficinas de Revisão na Turkish Airlines Inc., o Sr. Ekşi desempenhou a função de manutenção de motores de aeronaves, trens de pouso e todos os componentes entre 2003 e 2005. Em 2005, foi designado como Diretor de Operações Terrestres na Turkish Airlines Inc. O Sr. EKŞİ realizou projetos significativos, principalmente na melhoria do desempenho de partida pontual durante seu mandato.

Tendo atuado como Diretor de Produção na Turkish Technic em 2008 e 2009; e como Diretor Geral da Cyprus Turkish Airlines como parte da reorganização da Cyprus Turkish Airlines em 2010; e como Vice-Presidente Executivo no “Turkish Engine Center (TEC)”, estabelecido pela Joint Venture da Pratt Whitney, um fabricante americano de motores, e a Turkish Technic Inc. entre 2010 e 2011; o Sr. Ekşi foi nomeado Diretor Geral de Aviação Civil em abril de 2011. Durante seu mandato como Diretor Geral de Aviação Civil, a Turquia foi reeleita como membro do Conselho da Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO) 66 anos depois de sua última membresia e se tornou um dos 36 membros na plataforma de tomada de decisão da ICAO.

Em 21 de outubro de 2016, ele foi designado como CEO e continua exercendo suas funções como CEO e membro do conselho.

Nadine Alves
Nadine Alves