Dirigido pela diretora ucraniana Anastasia Mikova, o curta conta com participação de personagens brasileiros e captura histórias ao redor do mundo para entender o papel da beleza na sociedade e na indústria
A Sephora, anuncia o lançamento de seu primeiro documentário global, dirigido pela cineasta Anastasia Mikova. Intitulado Beauty & Belonging (Beleza e Pertencimento), o curta oferece uma reflexão intrigante e real do mundo da beleza, seu papel na sociedade e como as pessoas ao redor do mundo definem a beleza para si mesmas.
Beauty & Belonging é uma imersão em conversas com mais de 75 colaboradores da Sephora e fundadores de marcas icônicas de beleza que são parceiras da rede de beleza. Durante quase 40 minutos, o curta narra experiências individuais e diferentes perspectivas sobre a beleza, como a importância de uma visão inclusiva, o significado da maquiagem para quem a usa como escudo, e como se libertar do olhar dos outros para conseguir ser exatamente quem se deseja ser.
Para este projeto, a Sephora confiou e concedeu total liberdade a Anastasia Mikova para capturar a essência e o DNA da marca por meio de sua câmera e linguagem. O documentário foi gravado durante seis meses, em estúdios e ambientes da vida real, e em oito países — Brasil, Canadá, EUA, França, Reino Unido, Polônia, Tailândia e China.
“Infelizmente, a inclusão ainda é um tema cercado de desafios no mercado, o que torna nosso papel ainda mais essencial. Na Sephora, acreditamos que a beleza deve ser celebrada por todos, e não poderíamos estar mais orgulhosos de reafirmar nosso propósito de inspirar e acolher cada pessoa como ela é.”, declara Marcele Gianmarino, gerente de Diversidade, Equidade e Inclusão na Sephora Brasil.
O documentário também inclui depoimentos de fundadores de marcas, como Christine Chang e Sarah Lee, da Glow Recipe; Danessa Myricks, da Danessa Myricks Beauty; Mario Dedivanovic, da Makeup by Mario; Mathilde Thomas, da Caudalie; e Akash e Nikita Mehta, da Fable & Mane.
A parceria entre Anastasia e Sephora começou quando a marca apoiou WOMAN, a exposição imersiva baseada no filme Woman, que ela co-dirigiu com Yann Arthus-Bertrand. Como uma empresa guiada por propósitos e com um olhar voltado para o mundo, a Sephora se identificou com a visão da cineasta e sua dedicação em revelar questões sociais importantes, colocando a vida das pessoas no centro de narrativas impactantes.
“O projeto Beauty & Belonging traduz, acima de tudo, o compromisso genuíno da Sephora em criar um espaço onde a diversidade, equidade e inclusão sejam pilares essenciais da indústria. Assim como nosso posicionamento global, ‘A beleza daquilo que nos une’, traduzido em tudo o que a Sephora faz e acredita, este documentário reforça que a beleza é sobre pertencimento, expressão e conexão. É um orgulho imenso reafirmar nossa missão de construir uma comunidade acolhedora para todos.”, coloca Andrea Orcioli, Presidente da Sephora Brasil.”
“Sempre fui apaixonada por conhecer pessoas e descobrir suas histórias — o que as torna únicas, suas trajetórias e perspectivas sobre a vida. Ao mesmo tempo, gosto de encontrar os laços que nos conectam como seres humanos, e o significado da beleza em diferentes culturas é um deles. Durante as filmagens, pude sentir o quão rica, diversa e sensível é a comunidade Sephora, mas acima de tudo, percebi que essas pessoas fazem parte de uma grande família.”, comenta Anastasia Mikova, diretora do projeto.
Por fim, Guillaume Motte, CEO Global da Sephora, complementa: “Gostaria de agradecer profundamente aos nossos colegas que aceitaram compartilhar suas histórias únicas — eles são a alma da Sephora. Também sou grato pela confiança que inspiradores fundadores de marcas depositam na Sephora para ser uma vitrine de suas visões criativas e ajudá-los a crescer”.
Assista ao curta acessando https://www.inside-sephora.com/en/pt/beauty-and-belonging