Pesquisar
Close this search box.

Copacabana Palace apresenta o ‘Baile do Copa 2024: Extravangarde!’

Edição do icônico baile carioca homenageia a extravagância dos movimentos culturais vanguardistas europeus que marcaram o século XX

O Copacabana Palace, A Belmond Hotel, apresenta mais uma edição de seu tradicional baile de carnaval, o aclamado ‘Baile do Copa’, uma experiência inigualável no hotel mais icônico do Rio de Janeiro. No dia 10 de fevereiro, a partir das 22h, o ‘Copa’, hotel que celebrou 100 anos em 2023, se prepara para receber hóspedes e convidados em um baile que desafia a imaginação e celebra a extravagância das vanguardas artísticas européias que revolucionaram o mundo no passado. A noite é um convite para o EXTRAVANGARDE! – uma brincadeira com as palavras ‘extravagância’ e ‘avant-garde’.

“A vanguarda revolucionou a forma como vemos e vivemos. Ela abriu portas para novas ideias, estilos e técnicas, influenciando diversas áreas como pintura, literatura, música, moda, teatro e até o cinema. Abriu espaço para discussões e reflexões sobre temas sociais e políticos usando a arte como forma de protesto e questionamento. Acreditamos que o tema do ano honra o momento que vivemos no Copa, um hotel sempre a frente do seu tempo, lugar de sonho e grandes celebrações. Um palácio extravagante à beira mar!”, comenta o gerente-geral do hotel, Ulisses Marreiros, sobre a escolha do tema.

Seguindo o conceito criativo da celebração da arte como vanguarda da vida, o hotel planeja uma noite onde a inovação encontra a elegância. O evento é inspirado nos principais movimentos artísticos vanguardistas: o Dadaísmo, o Surrealismo, o Expressionismo e o Cubismo. Com a quebra das normas tradicionais e a promoção da liberdade criativa, os movimentos se entrelaçaram com a excentricidade das festividades carnavalescas. O Dadaísmo revela a irreverência e a falta de lógica, enquanto o Surrealismo inspira a criação de mundos oníricos e fantasiosos. O Expressionismo, a intensidade emocional desta celebração, e o Cubismo as noções convencionais de representação, alinhando-se com as transformações abstratas e coloridas do Carnaval.

dress code do Baile do Copa de 2024, por sua vez, convida a todos a se inspirarem na ‘extravagância da vanguarda’. Com traje Black Tie ou fantasia de luxo, o tema vai desafiar a criatividade dos convidados, sugerindo que eles conectem o excêntrico com um olhar do que está à frente do seu tempo.

A direção artística ficou por conta de Gustavo Barchilon, da Barho Produções, e a cenografia é assinada por Daniel Cruz. A dupla desenvolveu uma identidade baseada nas diferentes vanguardas, prometendo transportar os convidados para um mundo ilógico e “absurdo”, onde nada é o que parece. “Buscando uma atmosfera que desafia a ordem e convida a todos a questionar o conceito de ‘normalidade’, trouxemos elementos que colaboram para isso, como robustas cortinas de teatro, quadros inspiracionais e peças gigantes de xadrez.”, comenta Gustavo.

A extravagância das vanguardas

O Dadaísmo é apresentado em diversos ambientes do hotel em sua forma mais exuberante, em que a lógica é colocada à prova.

No Golden Room, o destaque é o Expressionismo. O espaço faz referência a Van Gogh, um dos percussores do movimento. O renomado salão, que já recebeu personalidades ilustres ao longo dos últimos 100 anos, será envolto em girassóis amarelos e dourados, que se complementam aos tons intensos de azul – uma experiência totalmente imersiva.

O Expressionismo grita por um Surrealismo sonhado, que toma conta, por sua vez, dos aclamados salões do Copa, em um cenário etéreo. Os convidados são levados para um mundo de sonhos e imaginação, inspirado principalmente nas obras de René Magritte. A ideia é aprofundar-se e explorar o inconsciente, tudo aquilo que não é óbvio.

Já na pista de dança e área externa do hotel, o Cubismo reconhece a dimensão. O movimento, muito presente nas obras de Picasso, traz à tona formas geométricas e abstratas, quebrando as barreiras da realidade.

Recepção de classe mundial

Além da experiência visual deslumbrante, o baile conta ainda com um buffet elaborado pelo renomado chef italiano Nello Cassese e sua equipe. O menu contará com diversas opções de receitas clássicas e exclusivas, entre pratos quentes, frios, antepastos, estações de massas e risotos. Os convidados vão se surpreender com o melhor da culinária internacional e local.

Os bares, que estarão espalhados em pontos estratégicos dos salões, servirão opções para todos os gostos com o full open bar de rótulos premium, com deliciosas opções de drinques, espumante, whisky, gin e vodka.

As atrações prometem garantir a animação do público até a madrugada. O palco receberá apresentações especiais e DJs renomados da cena carioca.

Para celebrar a revolução EXTRAVANGARDE no Copacabana Palace, A Belmond Hotel, é possível adquirir os ingressos pela plataforma da Sympla.

Serviço – Baile do Copa 2024

Local: Copacabana Palace – Av. Atlântica, 1702, Rio de Janeiro
Data: 10 de fevereiro de 2024
Horário: das 22h às 05h
Classificação etária: 18 anos
Dress code: fantasia de luxo ou Black-tie. É proibida a entrada com trajes que não estejam de acordo com o dress code informado.
Valor: a partir de R$ 3.250 + taxas
Ingressos: Sympla

Julia Paiva
Julia Paiva