Pesquisar
Close this search box.

Cidade da Noruega é eleita capital cultural da Europa para 2024

Bodø, na Noruega, foi designada como Capital Cultural da Europa para o ano de 2024, tornando-se a primeira cidade acima do Círculo Polar Ártico a receber essa distinção. Esta será a terceira vez que uma cidade norueguesa conquista o título, após Bergen (2000) e Stavanger (2008).

A eleição da Capital Cultural da Europa foi estabelecida em 1985, com o objetivo de promover a diversidade cultural na Europa, destacar as características compartilhadas pelos países e utilizar a cultura como instrumento de desenvolvimento a longo prazo para as cidades. Ao longo destas três décadas, a escolha da Capital Europeia da Cultura tornou-se um dos projetos culturais mais ambiciosos do continente, sendo uma das atividades mais conhecidas e populares da União Europeia.

Os planos para o maior projeto cultural já realizado no norte da Noruega estão em estágio avançado, com mais de 1.000 atrações programadas, incluindo concertos, exposições de arte e eventos ao longo do ano, ocorrendo em todas as cinco regiões do condado de Nordland: Salten, Lofoten, Vesterålen, Ofoten e Helgeland, todas facilmente acessadas a partir de Bodø, a maior cidade do condado.

Todo projeto terá início com uma cerimônia de abertura na marina do centro de Bodø, em 3 de fevereiro, em um palco flutuante inspirado em um osso de orelha de bacalhau. O evento contará com a presença confirmada da Rainha Sonja, Alta Patrona de Bodø 2024, que aceitou o convite para inaugurar oficialmente Bodø 2024.

A cidade conta com menos de 50.000 habitantes e destaca-se como um importante hub de trânsito para o norte do país. O premiado centro cultural Stormen, que inclui uma moderna sala de concertos e uma biblioteca incrível, a arte urbana ártica, o festival anual de música Parken e as ricas tradições culinárias contribuíram para criar uma cena cultural vibrante na cidade.

Cultura Sámi em destaque na Capital cultural da Europa

Crédito: Visit Norway

A Cultura Sámi ganhará destaque nas atividades do ano, reconhecendo a importância dessa comunidade não só para Nordland, mas para todo país. A Noruega abriga a maioria dos Sami do mundo, com grande parte dos assentamentos localizados no norte do país. Somente no condado de Nordland, até cinco idiomas Sami são utilizados. Com isso, a cultura Sami é crucial para a região norte e desempenha um papel fundamental nas celebrações de 2024, com uma variedade de eventos planejados.

No dia 6 de fevereiro é celebrado o Dia Nacional Sami na Noruega e será marcado por uma semana de eventos, incluindo uma Trilogia de Teatro Sámi, um projeto ambicioso que tem como objetivo levar o drama Sámi a um público mais amplo no Teatro. Além disso, o Árran 360°, uma fusão de narrativa indígena e tecnologia inovadora, será apresentado na maior lavvo (tenda típica dos Samis) do mundo com filmes em parceria com o Instituto Internacional de Cinema Sámi. E também o Museu Sámi desempenhará um papel crucial, transformando o museu da cidade de Bodø em uma instituição temporária dedicada à cultura Sámi por um ano, exibindo 200 artefatos de toda a região. A inauguração da exposição está programada para fevereiro de 2024.

Gastronomia Ártica

O projeto “Alimentando a Europa” tem como objetivo colocar a culinária ártica no mapa gastronômico. O festival de comida ártica em Mosjøen faz parte do programa, e também haverá apresentações itinerantes de comida ártica por Nordland, com chefs locais e visitantes oferecendo iguarias de alta qualidade.

Desde 2012, o ArktiskMat tem sido um simpósio anual de alimentos realizado em Mosjøen, em Helgeland, proporcionando aos amantes da gastronomia encontros com chefs internacionais renomados, palestras emocionantes e muito mais. Em 2024, o Simpósio de Alimentos do Ártico está programado para 13 e 14 de setembro, além da participação em vários eventos ao longo do ano da cultura.

Nordland “by Light”

Crédito Visit Norway

O primeiro festival de luz de Nordland terá início em novembro de 2024, marcando um dos últimos eventos significativos do ano de Bodø. O festival começará apagando as luzes em toda Nordland, inspirado na crescente tendência do turismo noturno e na observação da aurora boreal. Embora a maioria do programa seja composta por instalações e performances temporárias, também está sendo planejando instalações de luz permanentes como parte do legado do projeto de Bodø 2024.

Para saber mais informações sobre as atrações e experiências confirmadas durante todo ano de 2024, acesse o site oficial do Visit Norway

Escape Magazine
Escape Magazine