Bahamas alcançam um sucesso turístico sem precedentes com o recorde de 8 milhões de visitantes

Estratégias de vendas e marketing têm sido decisivas para posicionar as Bahamas como um destino turístico de primeira linha

O Ministério do Turismo, Investimentos & Aviação das Bahamas tem o orgulho de anunciar uma conquista histórica no turismo, com o país recebendo um recorde de 8 milhões de visitantes anuais em 2023. Este notável sucesso é uma prova dos esforços unificados, do planejamento estratégico e das iniciativas visionárias defendidas não apenas pelo Ministério do Turismo, mas fortalecidas pelo apoio inestimável dos principais interessados, como a Nassau/Paradise Island Promotion, The Bahamas Out Islands Promotion Board e The Bahamas Hotel & Tourism Association.

“As Bahamas são há muito tempo um destino procurado e alcançar 8 milhões de visitantes é um marco que reflete a dedicação coletiva de nossos profissionais de turismo em todo o país. Nosso sucesso não reside apenas no fascínio de nossas ilhas, mas nos esforços estratégicos que adotamos. Ao celebrarmos essa conquista, estamos igualmente focados em moldar um futuro que garanta um crescimento sustentado ano após ano e melhore a experiência do visitante”, afirmou com otimismo o Vice Primeiro Ministro das Bahamas, que também é o Ministro do Turismo, Investimentos e Aviação, I. Chester Cooper.

As estratégias de vendas e marketing têm sido fundamentais para posicionar as Bahamas como um destino turístico de primeira linha. O Ministério do Turismo alcançou públicos globais através de campanhas direcionadas utilizando marketing digital, redes sociais e parcerias estratégicas. Esses esforços, combinados com iniciativas publicitárias criativas e impactantes, mostraram as diversas atrações e experiências únicas que continuam a fazer das Bahamas um destino de visita obrigatória.

O compromisso do governo em garantir um ambiente de viagem acolhedor e contínuo promoveu relações positivas com parceiros da indústria. Estratégias inovadoras de cruzeiros, acompanhadas por um aumento do transporte aéreo, contribuíram significativamente para o aumento do número de visitantes. Além disso, as colaborações com as principais empresas de cruzeiros, o desenvolvimento de novos portos de cruzeiros e a introdução de excursões em terra melhoraram a experiência geral de viagem.

Para a Diretora Geral de Turismo, Latia Duncombe, “este marco histórico na chegada de visitantes é um indicador claro do charme e da riqueza singular do nosso destino de 16 ilhas. Nossa dedicação inabalável em oferecer experiências diversas e autênticas enfatiza nossa estratégia para a Marca Bahamas. Garantimos que a viagem de cada viajante não seja apenas uma visita, mas uma experiência inesquecível e enriquecedora que convida ao regresso às nossas belas costas.”

Crucialmente, o apoio e a colaboração das partes interessadas do turismo, dos conselhos de promoção e dos hotéis parceiros desempenharam um papel vital neste sucesso. “Os nossos parceiros foram fundamentais para alcançar este marco. A sua colaboração contínua é fundamental para o nosso sucesso sustentado e, juntos, moldaremos o futuro do turismo e da economia das Bahamas”, disse Cooper.

Enquanto as Bahamas celebram esta conquista sem precedentes, o Ministério do Turismo olha para o futuro, desenvolvendo estratégias futuras para garantir um crescimento sustentado nas chegadas de visitantes e uma trajetória positiva contínua para a indústria do turismo.

Sucesso em números
As chegadas de cruzeiros desde o início do ano aumentaram mais de 60% em relação ao mesmo período de 2022 e 45% em relação a 2019, pré-pandemia. As chegadas estrangeiras por avião, que incluem stopovers e visitantes diurnos, aumentaram mais de 20% em relação ao mesmo período do ano passado.

A ocupação hoteleira superou 2019, com as tarifas diárias médias e a receita por quarto significativamente à frente daquele ano. As Bahamas também continuam a ver ganhos no gasto total dos visitantes em terra. O ministro saudou o resultado como uma confluência de planejamento estratégico e da confiança contínua dos operadores de hotéis e cruzeiros na força da marca Bahamas.

“Esse recorde não é por acaso. Temos alguns dos destinos de cruzeiro mais atraentes da região, com o novo Porto de Nassau fazendo sucesso. Nassau, Bimini, às Berry Islands, Half Moon Cay e outros destinos tiveram um crescimento notável nas chegadas de cruzeiros nos últimos 2 anos, com mais visitantes desembarcando dos navios e passando mais tempo em terra. Algo que está sendo sentido em toda a economia”, comenta Cooper.

De acordo com ele, as métricas também estão mudando com os visitantes que pernoitam. “Vemos que as tarifas de quarto estão quase 60% mais altas do que em 2019, e, no entanto, as taxas de ocupação estão mais altas e as noites de quarto vendidas continuam a aumentar. Isso não apenas se traduz em uma receita maior para todos os envolvidos no turismo, mas também reflete a demanda extraordinária que existe por nosso produto”, afirma o ministro do Turismo, Investimentos e Aviação das Bahamas.

“O Ministério do Turismo e seus parceiros dedicam muito tempo e energia para entender melhor nossos clientes. O que sabemos é que, com os projetos em andamento em muitas de nossas ilhas e, nos próximos anos, de reestruturação da infraestrutura aeroportuária em todas as nossas ilhas, continuaremos a aumentar o número de chegadas. Este é o momento mais forte que o turismo já teve, e esperamos que nosso desempenho apenas se fortaleça”, finaliza.

Não deixe de verificar o status do destino nas Bahamas antes de viajar. Para mais informações sobre como viajar ao país visite a página em português do site oficial.

Sobre as Ilhas das Bahamas 
Com mais de 700 ilhas, ilhotas e 16 ilhas-destinos, as Bahamas ficam a apenas 80,4 km da costa da Flórida, oferecendo uma escapadela fácil que transporta os viajantes para longe de sua rotina diária. As Ilhas das Bahamas têm pesca, mergulho, passeios de barco de classe mundial e milhares de quilômetros das águas e praias mais espetaculares da Terra para famílias, casais e aventureiros. Explore tudo o que as ilhas têm a oferecer no site oficial ou através das redes sociais FacebookTwitterYoutube e Instagram para entender porque é melhor nas Bahamas!

Sobre a TM America
Empresa líder em marketing de turismo internacional, especializada em destinos e atrações de classe mundial. Conta com uma equipe de profissionais trilíngues especializados em diferentes áreas: marketing, vendas, comunicação, marketing digital e posicionamento de marca. Sediada na Flórida, está presente no Brasil, Colômbia, México, Argentina e Canadá – abrangendo 18 países. | TM Americas é a agência de Promoção e Marketing Turístico na América Latina do Ministério do Turismo, Investimentos e Aviação das Bahamas.

Picture of Escape Magazine
Escape Magazine