Por Pedro Hering Bell
De 27 a 29 de março a atenção dos players globais do turismo de luxo voltou-se para o sofisticado balneário espanhol de Marbella, na Andaluzia, onde ocorreu a 9th edição da conferência “The Essence of Luxury Travel”. Depois de dois anos de desafios devido à pandemia de COVID-19, o evento volta a ser presencial reunindo os melhores designers de viagem, jornalistas, hoteleiros e fornecedores do segmento de turismo de luxo. Eu estive lá e traduzo aqui os highlights desta cena muito exclusiva.
O tema desta edição do evento promovido pela comunidade Serandipians foi Meta Desire. Entrevistas com membros e parceiros garantiram a atualização sobre a situação global do turismo de luxo, uma conferência proporcionou imersão no novo ambiente “Meta” e um Gala Awards premiou os melhores profissionais do mercado, fechando a cena comme il faut.
Serandipians é o novo nome para Traveller Made, continua a existir como uma marca-mãe, englobando a rede Serandipians e outros projetos, como o recentemente anunciado Pristine Mood. O nome Serandipians busca deixar a marca mais emocional e desejável, seguindo exemplos de renomadas marcas de artigos de luxo.
Pristine Mood, uma atmosfera de sustentabilidade em viagens de luxo
Serandipians desenvolveu um programa de qualificação de sustentabilidade para os envolvidos no setor de viagens de luxo chamado Pristine Mood. O objetivo é aumentar a conscientização sobre a implementação urgente de ações de Responsabilidade Social Corporativa e transformar coletivamente o setor de viagens de luxo em um exemplo de responsabilidade e sustentabilidade líder para o setor de viagens mais amplo, que representa 10% do PIB mundial.
Enfim o “The Essence of Luxury Travel” volta a ser presencial
“The Essence of Luxury Travel” é o principal evento de Serandipians, que acontece anualmente desde 2015. O evento reuniu os membros e parceiros para quatro dias de reuniões individuais, networking e conferências. O evento iniciou com uma conferência e abordou a conveniência em marcas de luxo, com palestras de líderes de marcas de artigos de luxo e especialistas no assunto. Entre os palestrantes Winston Chesterfield, Margareth Henriquez, Anne Flore Maman, Katja Graisse e Jean-Noël Kapferer.
Anualmente, antes da “The Essence of Luxury Travel”, é preparado um Barômetro onde são medidos parâmetros que mostram o desempenho das agências associadas e refletem a situação da indústria de viagens de luxo em geral. Uma das constatações foi que designers de viagens membros sofreram uma queda sem precedentes nas vendas de -71% em 2020 em relação a 2019.
Em 2021, muitos deles recuperaram parte do prejuízo crescendo +60% em relação a 2020. Esse crescimento deve-se principalmente a uma temporada de verão muito forte no Hemisfério Norte. Infelizmente, houve um cancelamento em massa das reservas para a temporada festiva devido a restrições de viagem e incertezas de quarentena, enquanto a Ásia ainda estava praticamente fechada.
Apesar do crescimento de +60% em 2021, resultados ainda mostram uma queda de -54% nos negócios em relação a 2019. Entre os mercados de origem mais impactados estão Austrália e China, enquanto Argentina, Áustria, Japão e Turquia ficaram dentro da média. Entre os mercados de origem com crescimento mais forte em 2021, podemos citar Índia, Rússia e Emirados Árabes Unidos.















