Debora Muszkat irá integrar o Global Village 2016, importante Projeto Internacional de Arte Contemporânea que integra a Fundação White Cube, com a obra “Waterfall”. O tour passará entre maio e setembro pela Holanda, Dinamarca e Alemanha.
A artista plástica Debora Muszkat, reconhecida por seu trabalho com vidro reciclado integra o Global Village 2016, Projeto Internacional de Arte Contemporânea que irá para a Holanda, Dinamarca e Alemanha entre maio e setembro de 2016.
O Global Village, que integra o prestigiado Instituto White Cube, foi criado em 2009 pelo artista e curador holandês Jeroen van Paassen com o objetivo de integrar artistas expoentes de várias partes do mundo, apresentá-los em diferentes paises e investir na interação deles com o público.
Para este Projeto, Debora Muszkat criou a obra “Waterfall”, construída com resíduos de peças de vidro industrializado, fabricado pelos seus colegas vidreiros, e que Debora consegue transformar em verdadeiras ondas de luz e cor. Cacos de vidro de todos os tamanhos, unidos e fundidos em alta temperatura, congelam características e propriedades da água em chapas translucidas e orgânicas, transmitindo a sensação de movimento.
Com o intuito de promover uma atividade lúdica, que coloque em o público em contato com a transformação vítrea e suas possibilidades, Debora irá convidar a população da cidade de Landshut, na Alemanha, para montar com ela um mosaico de vidro que irá contar uma passagem importante de sua historia. Depois de finalizada, a obra será doada para a cidade pelo curador da Bienal, Jeroen van Paasen.
Esta experiência coletiva não é novidade para a artista, que já promoveu atividades com o público em várias oportunidades no Brasil, como na inauguração das obras: “Aranha”, no Mam, “Bola de Vidro”, no Mac, e “Diamante de Vidro”, no Parque do Ibirapuera. “Diamante de Vidro” obteve o 4º. Prêmio na Bienal de Florença de 2015, na categoria “instalação”.