Pesquisar
Close this search box.

Debora Muszkat irá integrar o Global Village 2016

Debora Muszkat irá  integrar o  Global Village 2016, importante Projeto Internacional de Arte Contemporânea que integra a Fundação White Cube, com a obra “Waterfall”. O tour  passará entre maio e setembro pela Holanda, Dinamarca e Alemanha.

A artista plástica  Debora Muszkat, reconhecida por seu trabalho  com  vidro reciclado integra o Global Village 2016, Projeto Internacional de Arte Contemporânea que irá para a Holanda, Dinamarca e Alemanha entre maio e setembro de 2016.

O Global Village, que integra o prestigiado Instituto White Cube, foi criado em 2009 pelo artista e curador holandês  Jeroen van Paassen com o objetivo de integrar  artistas expoentes de várias partes do mundo, apresentá-los em diferentes paises e investir na interação deles com o público.

Para este Projeto, Debora Muszkat criou a obra “Waterfall”, construída com resíduos de peças de vidro industrializado,  fabricado pelos seus colegas vidreiros, e que Debora consegue transformar em verdadeiras  ondas de luz e cor. Cacos de vidro de todos os tamanhos, unidos e fundidos em alta temperatura, congelam características e propriedades da água em chapas translucidas e orgânicas, transmitindo a sensação de movimento.

Com o intuito de promover uma atividade lúdica,  que coloque em o público em contato com a transformação vítrea e suas possibilidades, Debora irá convidar a população da cidade de  Landshut, na Alemanha, para montar com ela um mosaico de vidro que irá contar uma passagem importante de sua historia. Depois de finalizada, a  obra será doada para a  cidade pelo curador da Bienal, Jeroen van Paasen.

Esta experiência coletiva não é novidade para a artista, que já promoveu atividades com o público em várias oportunidades no Brasil,  como na inauguração das obras:  “Aranha”, no Mam,   “Bola de Vidro”, no Mac,  e “Diamante de Vidro”, no Parque do Ibirapuera.  “Diamante de Vidro” obteve o 4º. Prêmio na Bienal de Florença de 2015, na categoria “instalação”.

 

image005
A obra “Waterfall”, Debora Muszkat. Foto: Gal Oppido
cascata 4
A obra “Waterfall”, Debora Muszkat.
Escape Magazine
Escape Magazine