Se tornar uma marca totalmente elétrica segue sendo meta a longo prazo, assim como atingir a emissão zero de gases de efeito estufa até 2040
Com cinco modelos 100% elétricos em seu portfólio e outros cinco em desenvolvimento, a eletrificação total da gama de produtos segue sendo um pilar fundamental para a Volvo Cars.
Enquanto a Volvo mantém sua posição de líder de eletrificação, decidiu por ajustar o objetivo de ser exclusivamente elétrica, em virtude das demandas dos consumidores e da realidade de diferentes mercados.
Como prova disso, a Volvo Car almeja alcançar a marca de, pelo menos, 90% das vendas serem provenientes de carros eletrificados, o que significa um balanço entre modelos 100% elétricos e híbridos plug-in.
Os 10% – ou menos – restantes permitirão as vendas de alguns poucos modelos mild hybrid (híbridos não plug-in). Esta nova estratégia substitui o objetivo anterior de ter apenas produtos elétricos no portfólio até 2030.
No ano que vem, a expectativa é de que o percentual de vendas globais de veículos eletrificados supere a marca de 50%. Bem antes do fim da década, a Volvo contará com um portfólio completo de carros 100% elétricos, o que permitirá à montadora sueca se tornar totalmente elétrica quando os mercados estiverem favoráveis e, os consumidores, prontos.
Um dos motivos para esta mudança de estratégia deve-se a diversos fatores externos, a começar pela estrutura de pontos de carregamento não avançar tão rápido como o esperado. Somado a isso, políticas locais e impostos de importação de veículos elétricos também contribuíram para esta reavaliação. A Volvo Cars reforça a necessidade de políticas governamentais mais fortes e estáveis, em prol da eletrificação.
Durante o segundo trimestre deste ano, 26% dos modelos vendidos pela Volvo no mundo eram totalmente elétricos, colocando a marca sueca na liderança do segmento premium. Se considerarmos veículos eletrificados, este número sobe para 48%. No Brasil, este número é ainda mais impactante: os modelos 100% elétricos já representam mais de 50% das vendas. Como toda a linha de produtos no país é eletrificada, a Volvo Car Brasil foi uma das primeiras operações da marca a entregar resultados nos últimos anos sem veículos a combustão.
Desde o anúncio deste objetivo de ser totalmente elétrica, a montadora lançou cinco modelos 100% elétricos: XC40, C40, EX30, EX90 – apresentado oficialmente nesta quarta-feira (4) – e o EM90 (minivan elétrica, indisponível no mercado brasileiro). Em pouco tempo, o EX30 se tornou um dos três veículos elétricos mais vendidos na Europa.
Estes ajustes estratégicos das metas de eletrificação garantem que a Volvo Cars tenha um plano flexível e focado nos desejos dos consumidores.
“Estamos convictos na nossa crença de que nosso futuro é elétrico. Um carro elétrico proporciona uma experiência de direção superior e aumenta a possibilidade de utilização de tecnologias, oferecendo uma melhor experiência aos clientes. De qualquer forma, está claro que a transição para eletrificação não será linear, pois os consumidores e os mercados se movem em diferentes velocidades. Somos pragmáticos e flexíveis, enquanto mantemos nossa posição de liderança na indústria em eletrificação e sustentabilidade”, afirma Jim Rowan, CEO da Volvo Cars.
Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil, reforça que a estratégia adotada para o mercado nacional está totalmente alinhada com a diretriz global e seguirá intocada.
“A Volvo Car Brasil foi uma das primeiras operações do mundo a decidir ter uma gama de produtos 100% eletrificada. Todos os modelos Volvo vendidos no país são totalmente elétricos ou híbridos plug-in. Desde o lançamento do EX30, superamos a marca de 50% das vendas de produtos 100% elétricos. Nosso propósito no país segue o mesmo de respeitar o desejo e o tempo do cliente na migração para a nova tecnologia, além de seguirmos trabalhando para romper as barreiras do carro elétrico, seja através de produto, infraestrutura de recarga ou geração de conhecimento sobre o tema”, exalta Godoy.
Atualização do caminho rumo à redução de CO2
Como resultado dos ajustes na meta de eletrificação, a Volvo Cars também atualizou seu objetivo de redução de emissão de CO2, mas segue como a empresa líder no segmento automotivo. Até 2030, a montadora almeja reduzir a emissão de gases de efeito estufa em, pelo menos, 65% quando comparado com os níveis emitidos em 2018, enquanto a meta anterior era de 75%.
Para o próximo ano, o objetivo é ter 30 a 35% menos emissão do que em 2018, em comparação com a estimativa anterior de 40%.
A Volvo Cars quer avançar ainda mais, ao exigir que seus fornecedores sigam diminuindo o nível de emissão de CO2 para todos os materiais utilizados pela montadora. Na primeira metade deste ano, a redução foi de 25% na fabricação de cada carro, também considerando 2018 como referência.
Progresso contínuo
O Volvo EX30 continua tendo uma performance muito forte mundialmente, e com a chegada do novo EX90 para os primeiros consumidores, a empolgação para uma transição para o portfólio totalmente elétrico é mais forte do que nunca. O EX90 representa uma mudança de paradigma do ponto de vista tecnológico e ajudará a impulsionar a marca para uma nova era.
É possível notar a popularidade dos híbridos plug-in entre os clientes, com o XC60 mantendo a liderança deste segmento, como o mais vendido no Brasil e na Europa. Os modelos híbridos plug-in oferecem uma primeira experiência eletrificada àqueles clientes que ainda não se sentem confortáveis para adotar um veículo totalmente elétrico.
Muitos dos consumidores que têm carros híbridos plug-in já fazem rotas no modo elétrico, sem emissão de gases. Estudos recentes da Volvo Cars apontam que cerca de metade das quilometragens percorridas pelos modelos híbridos é feita apenas com o motor elétrico. Com isso, a montadora continuará a atualizar sua tecnologia híbrida, aumentando o alcance e usabilidade do modo elétrico, entregando uma melhor experiência ao dono do veículo.
Sobre a Volvo Car Brasil
A Volvo conta com cinco modelos em seu portfólio no Brasil. O EX30, novo SUV elétrico compacto que é o modelo mais acessível da marca sueca atualmente, surgiu para mudar padrões. Além de carregar todos os padrões de requinte, tecnologia e segurança da montadora, amplia a presença da fabricante para segmentos mais volumosos. Com preços competitivos, é a nova porta de entrada para clientes acessarem o universo premium e elétrico.
O ano de 2023 foi o melhor da história da empresa, no mercado brasileiro, em número de vendas de carros, com mais de 8.600 veículos emplacados e um crescimento de 65% em relação a 2022.
O Volvo XC40 foi o carro elétrico mais vendido do país, representando 36,1% das vendas de elétricos no mercado Premium. Outro grande ícone da marca, o Volvo XC60, segue liderando as vendas de híbridos na categoria Premium, com mais de 4.627 veículos emplacados em 2023 e representou mais de 35% das vendas na categoria.
A Volvo é, ainda, a empresa que mais investe em eletrificação no país, com um investimento superior a R$ 70 milhões para criar uma rede de mais de 100 eletropostos em todas as regiões do Brasil.