Volvo Car Brasil se aproxima do melhor ano de vendas em sua história

Montadora sueca, que atua no país há mais de duas décadas, deve finalizar 2025 com recorde de emplacamentos

Há dois anos, a Volvo Car Brasil registrou seu melhor ano de vendas com um total de 8.684 carros emplacados. Em 2025, este resultado está próximo de ser superado. Com o fechamento de novembro (684), a montadora sueca acumula 8.581 emplacamentos no acumulado deste ano.

Deste total, os veículos elétricos seguem sendo responsáveis por mais de 53,4% das vendas. O Volvo EX30 é o líder de emplacamentos, entre os modelos suecos, em 2025, com 3.116 modelos vendidos, após 11 meses. O SUV de entrada da marca é seguido de perto pelo icônico XC60, com 3.071 versões emplacadas este ano.

Os dois modelos são líderes absolutos em suas respectivas categorias. Enquanto o EX30 tem 84,8% de market share entre os SUVs compactos (B-SUV) do segmento premium, o XC60 tem 26,2% de participação de mercado na sua categoria (D-SUV), na qual ocupa a primeira colocação desde 2022.

Bruno Pinelli, diretor de vendas da Volvo Car Brasil, exalta mais um mês positivo da marca, que atua no país desde o início dos anos 2000. “Estamos perto de confirmar o melhor resultado anual da Volvo Car Brasil, em sua história. Nossa operação começou há bastante tempo e todo mundo que passou por aqui ao longo destes mais de 20 anos fez sua contribuição”, comenta Pinelli.

“Atualmente, é excelente notar que mais de 53,4% das nossas vendas já vêm dos modelos totalmente elétricos – EX30, EX40, EC40 e EX90. É um indicativo claro de que o consumidor brasileiro está cada vez mais confortável com a tecnologia, mesmo diante da quantidade de informações equivocadas que ainda circulam sobre o tema. Os números falam por si: se considerarmos somente o desempenho dos nossos veículos 100% elétricos, o resultado já nos coloca como a terceira marca premium mais vendida do país, um marco extremamente relevante para o setor”, enfatiza o novo diretor de vendas da Volvo Car Brasil.

“E quando somamos a nossa linha de híbridos plug-in, que desempenha um papel essencial na jornada de transição para quem ainda não está pronto para migrar diretamente para um elétrico puro, reforçamos ainda mais nossa liderança. O XC60 mantém a dianteira em um dos segmentos mais competitivos do mercado, o de SUVs médio premium, enquanto o XC90 segue demonstrando sua força entre os modelos de grande porte. Juntos, esses resultados consolidam a Volvo como a referência mais completa em eletrificação no país”, avalia Pinelli.

Sobre a Volvo Car Brasil
A Volvo conta com seis modelos em seu portfólio no Brasil: os elétricos EX30, EX40, EC40 e EX90, além dos icônicos híbridos XC60 e XC90. O EX30, SUV elétrico compacto, é o modelo mais acessível da marca sueca, atualmente, surgiu para mudar padrões. Além de carregar todos os padrões de requinte, tecnologia, sustentabilidade e segurança da montadora, amplia a presença da fabricante para segmentos mais volumosos. Com preços competitivos, é a nova porta de entrada para clientes acessarem o universo premium e elétrico.

Em 2024, a empresa encerrou com 8.682 veículos emplacados, que representa uma estabilidade frente ao ano anterior, mantendo a marca de 17% de share de emplacamentos no segmento premium.

Lançado em maio do ano passado, o Volvo EX30 teve 2.748 emplacamentos, sendo o veículo premium totalmente elétrico mais vendido do país, representando 82,5% das vendas de elétricos no mercado Premium onde atua.

Outro grande ícone da marca, o Volvo XC60, segue liderando as vendas de híbridos na categoria Premium, com 3.287 veículos emplacados em 2024, representando mais de 29,1% das vendas na categoria.

A Volvo é, ainda, a empresa que mais investe em eletrificação no país, com um investimento superior a R$70 milhões. Atualmente, já são mais de 60 eletropostos em funcionamento nas rodovias das cinco regiões do Brasil

Foto de Escape Magazine
Escape Magazine