Marca sueca fecha período com 18,1% de market share e 4.474 veículos emplacados no país
A Volvo Car Brasil finalizou o primeiro semestre de 2025 consolidando sua posição entre as líderes do mercado premium no país. Com 4.474 unidades emplacadas entre janeiro e junho – sendo 796 apenas no último mês -, a marca alcançou 18,1% de market share e manteve a vice-liderança nacional. O desempenho reflete o bom momento da montadora, impulsionado principalmente pelo destaque da linha 100% elétrica, que representou 58% das vendas no período.
O principal protagonista dos primeiros seis meses do ano foi o EX30, que se manteve como o terceiro veículo premium mais emplacado e líder absoluto em seu segmento (B-SUV), com 86,7% de participação de mercado. Foram 2.035 veículos comercializados no acumulado do ano, o que corresponde a quase metade das vendas totais da marca.
Outro modelo de destaque é o XC60, híbrido plug-in que se tornou o carro mais vendido da história da Volvo. Com 1.328 unidades emplacadas no semestre, o D-SUV segue como referência em sua categoria, alcançando 31,3% de market share.
A linha 40, formada pelos elétricos EX40 e EC40 – nomenclaturas atualizadas em fevereiro – registrou 457 unidades vendidas no semestre. Já os SUVs topo de linha, EX90 e XC90, totalizaram 653 emplacamentos no mesmo período.
Na análise isolada de junho, a Volvo manteve ritmo consistente, refletindo a eficácia de sua estratégia comercial ao longo do semestre. O EX30 liderou novamente as vendas do mês, com 332 veículos, seguido pelo XC60, com 279. Enquanto os modelos da linha 90 registraram, juntos, 114 emplacamentos.
Os números reforçam a estabilidade da Volvo no mercado premium e sua posição de referência no segmento eletrificado. “Fechamos o primeiro semestre com resultados consistentes, tanto em volume quanto em participação de mercado. A força do EX30 mostra que a eletrificação está ganhando cada vez mais espaço no mercado brasileiro, enquanto o desempenho do XC60, que já conta com uma nova versão disponível para compra, reforça a confiança dos consumidores em nossos modelos híbridos. Estamos animados e otimistas para o segundo semestre, com novidades que devem fortalecer ainda mais nossa presença no país”, afirma Rodrigo Mantovani, diretor de vendas da Volvo Car Brasil.

Sobre a Volvo Cars em 2024
Durante o ano de 2024, a Volvo Car Group registrou um lucro operacional recorde de SEK 27 bilhões (em torno de R$ 14,3 bilhões). A receita em 2024 atingiu o máximo histórico de SEK 400,2 bilhões (mais de R$ 212 bilhões), enquanto as vendas globais atingiram o recorde de 763.389 carros.
Sobre o Grupo Volvo Car
A Volvo Cars foi fundada em 1927. Hoje é uma das marcas de automóveis mais conhecidas e respeitadas no mundo, com vendas para clientes em mais de 100 países. Volvo Cars está listada na Nasdaq Bolsa de Estocolmo, onde é negociada sob o ticker “VOLCAR B”.
“For Life. Dar às pessoas a liberdade de se movimentarem de forma pessoal, sustentável e segura”. Esse propósito se reflete a ambição da Volvo Cars de se tornar uma montadora de carros totalmente elétricos e em seu compromisso com uma redução contínua da sua pegada de carbono, com o objetivo de atingir zero emissões de gases com efeito de estufa até 2040.
Em dezembro de 2024, a Volvo Cars empregava aproximadamente 42.600 funcionários em tempo integral. A principal sede da Volvo Cars fica localizada em Gotemburgo (Suécia), onde se concentram as principais equipes como: desenvolvimento de produtos, marketing e funções administrativas. A Volvo Cars tem fábricas localizadas em Gotemburgo, Ghent (Bélgica), Carolina do Sul (EUA), Chengdu, Daqing e Taizhou (China). A empresa também possui centros de R&D e design em Gotemburgo e Xangai (China).
Sobre a Volvo Car Brasil
A Volvo conta com seis modelos em seu portfólio no Brasil: os elétricos EX30, EX40, EC40 e EX90, além dos icônicos híbridos XC60 e XC90. O EX30, SUV elétrico compacto, é o modelo mais acessível da marca sueca, atualmente, surgiu para mudar padrões. Além de carregar todos os padrões de requinte, tecnologia, sustentabilidade e segurança da montadora, amplia a presença da fabricante para segmentos mais volumosos. Com preços competitivos, é a nova porta de entrada para clientes acessarem o universo premium e elétrico.
Em 2024, a empresa encerrou com 8.682 veículos emplacados, que representa uma estabilidade frente ao ano anterior, mantendo a marca de 17% de share de emplacamentos no segmento premium.
Lançado em maio do ano passado, o Volvo EX30 teve 2.748 emplacamentos, sendo o veículo premium totalmente elétrico mais vendido do país, representando 82,5% das vendas de elétricos no mercado Premium onde atua.
Outro grande ícone da marca, o Volvo XC60, segue liderando as vendas de híbridos na categoria Premium, com 3.287 veículos emplacados em 2024, representando mais de 29,1% das vendas na categoria.
A Volvo é, ainda, a empresa que mais investe em eletrificação no país, com um investimento superior a R$70 milhões. Atualmente, já são mais de 60 eletropostos em funcionamento nas rodovias das cinco regiões do Brasil.