Vinícola chilena Matetic explora as cepas para produzir rótulos premiados de alta gama
Maio é um mês importante para o universo do vinho. Na primeira sexta-feira, comemora-se o Dia Internacional da Sauvignon Blanc, uma das uvas mais amadas do planeta. Já na terceira semana – não há um consenso global sobre uma data específica – diversos países celebram a Chardonnay, conhecida como a rainha das uvas brancas, por conta de sua grande versatilidade.

Originárias das regiões francesas de Bordeaux e Borgonha, respectivamente, as cepas Sauvignon Blanc e Chardonnay são cultivadas em diversas partes do mundo. Atualmente, a primeira dá vida a alguns dos melhores vinhos neozelandeses e sul-africanos. Já a segunda tem forte presença na Austrália e na Califórnia, nos Estados Unidos. Ambas também são amplamente cultivadas por produtoras renomadas do Chile.
Um dos grandes destaques é a vinícola chilena Matetic, que concentra seus parreirais nos vales de Casablanca e San Antonio, famoso não só pela influência dos ventos gelados costeiros, mas também pelo terroir único de seu solo, que concentra elementos graníticos, quartzos e argila. Esses fatores, alinhados aos métodos de produção orgânica e biodinâmica da marca, garantem o equilíbrio natural necessário para obter vinhos aromáticos, frescos e com grande sentido de origem.

Esse conjunto único resulta em rótulos de alta gama, a exemplo do EQ Coastal Sauvignon Blanc, avaliado recentemente com 92 pontos (sinônimo de excelência) na escala Robert Parker, a mais conceituada para análise de vinhos. Com tom amarelo palha claro e aroma frutado (mix de frutas brancas maduras, cítricas e folhas de figueira), a bebida surpreende com frescor e grande volume logo no primeiro gole. Entre seus diferenciais mais marcantes estão a nota salina refrescante e o ligeiro sabor picante característico de castas desse tipo cultivadas em climas costeiros.
Outro destaque branco da Matetic é o Corralillo Chardonnay Valle de San Antonio. De cor amarelo claro, tem aroma de frutas cítricas e tropicais, flores brancas, mel e minerais. Seu sabor expressivo é marcado por acidez elevada, suculência e final persistente na boca.
Os dois rótulos são perfeitos para aperitivos em terraços e ambientes abertos. Seus sabores complexos e gastronômicos harmonizam muito bem com diferentes tipos de pratos, incluindo ceviche, sushi, carnes brancas e mariscos cozidos.

Sobre a Vinícola Matetic
A Vinícola Matetic está localizada no Vale de San Antonio e Casablanca, no Chile, e é reconhecida por sua produção de vinhos orgânicos e biodinâmicos de alta gama. Fundada pela família Matetic em 1999, combina práticas tradicionais com técnicas modernas para criar vinhos que refletem a autenticidade e a riqueza de seu terroir costeiro.