Apresentado em setembro de 2017 em um evento especial em Milão (Itália), o Volvo XC40 foi o primeiro SUV compacto premium
Em 2017, o primeiro Volvo XC40 foi entregue na planta da cidade belga de Ghent. Agora, sete anos depois, a marca de um milhão de unidades de XC40/EX40 produzidos foi superada. Isso mostra o sucesso recorrente deste SUV versátil, assim como a estratégia de fabricar os carros onde são vendidos.
“Superamos uma marca muito importante na história da Volvo Car Ghent e estou muito orgulhoso de falar que produzimos um milhão de XC40/EX40 aqui”, afirma Stefan Fesser, Gerente da Fábrica em Ghent. “Com nossa equipe dedicada e altamente qualificada, temos dado continuidade à nossa estratégia rumo à eletrificação, considerando que já produzimos mais de 175 mil versões totalmente elétricas deste modelo”.
Logo de cara, o carro caiu no gosto do público, tornando-se o modelo mais vendido da marca e vencendo o prestigiado prêmio de Carro Europeu do Ano, em 2018 – o primeiro modelo da Volvo a conquistar este feito.
A partir de 2020, o XC40 também passou a ser disponibilizado na versão 100% elétrica, sendo o primeiro Volvo puramente elétrico fabricado em grande escala. Ele pavimentou o caminho para que a marca sueca alcançasse o nível de ser uma das montadoras líderes no segmento premium elétrico. Este tipo de tecnologia permite desenvolver carros que sejam atualizados de maneira remota (over-the-air), da mesma forma que são impulsionados por motores elétricos desenvolvidos pela própria Volvo.
Ao longo de 2024, o XC40 foi rebatizado, passando a se chamar EX40. Isso faz parte da estratégia de simplificar os nomes dos modelos totalmente elétricos. Desta forma, a partir de agora, as versões mild-hybrid – que seguem sendo produzidas, mas não vêm mais para o mercado brasileiro – continuam com a nomenclatura XC40.
Desde sua apresentação, o XC40 está entre os três modelos mais vendidos da montadora sueca no mundo todo. No ano passado, o carro ficou atrás apenas do XC60, fato que se repete em 2024, até o momento.
O XC40 totalmente elétrico é um dos cinco modelos da marca sem motor a combustão. Outros cinco carros 100% elétricos estão em desenvolvimento, reafirmando a estratégia eletrificada da Volvo, que vai se adequar às necessidades dos clientes e realidades de cada região.
A Volvo Car Brasil foi uma das primeiras operações no mundo a abraçar o plano de eletrificação. Atualmente, todos os cinco modelos disponíveis nas 48 concessionárias em todo o país são eletrificados, com o EX30, XC40 e C40 sendo totalmente elétricos, e os luxuosos XC60 e XC90, híbridos plug-in.
Este planejamento tem rendido bons resultados para a operação nacional, como revela Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil.
“No que diz respeito a eletrificação, a gente aqui no Brasil já passou até a matriz, pois fomos um dos primeiros países a vender a frota 100% eletrificada. Esta estratégia começou em 2017, quando apresentamos nosso primeiro híbrido, XC90, mas viramos a chave para valer com a chegada do XC40 elétrico há três anos. É muito legal ver este modelo tão importante para a Volvo chegar a marca de um milhão de unidades produzidas, e saber que mais de 175 mil são totalmente elétricos. Mais legal ainda é saber que, 4.761 destes carros, que correspondem a quase 3% da produção total, estão aqui nas ruas e estradas brasileiras”, analisa Godoy.
Sobre a Volvo Car Brasil
A Volvo conta com cinco modelos em seu portfólio no Brasil. O EX30, novo SUV elétrico compacto que é o modelo mais acessível da marca sueca, surgiu para mudar padrões. Além de carregar todos os padrões de requinte, tecnologia e segurança da montadora, amplia a presença da fabricante para segmentos mais volumosos. Com preços competitivos, é a nova porta de entrada para clientes acessarem o universo premium e elétrico.
O ano de 2023 foi o melhor da história da empresa, no mercado brasileiro, em número de vendas de carros, com mais de 8.600 veículos emplacados e um crescimento de 65% em relação a 2022.
O Volvo XC40 foi o veículo 100% elétrico mais vendido do país, representando 36,1% das vendas de elétricos no mercado Premium. Outro grande ícone da marca, o Volvo XC60, segue liderando as vendas de híbridos na categoria Premium, com mais de 4.627 veículos emplacados em 2023 e representou mais de 35% das vendas na categoria.
A Volvo é, ainda, a empresa que mais investe em eletrificação no país, com um investimento superior a R$70 milhões para criar uma rede de mais de 100 eletropostos em todas as regiões do Brasil.