Tomorrowland além do festival: como o Global Journey tem redefinido o turismo de experiência?

Muito mais do que um simples festival de música, o Tomorrowland se tornou um ativo estratégico não só para a Bélgica, mas também para outros lugares do mundo – o Brasil é prova viva disso, com mais uma edição confirmada dos dias 10 a 12 de outubro, em Itu. O evento, que teve início nesta sexta-feira, 18 de julho e acontece durante este e o próximo final de semana, gera um impacto expressivo na economia, turismo e cultura do país com pouco mais de 11 milhões de habitantes, atraindo centena de milhares de visitantes de todas as partes do mundo.

A partir desta proposta de unir música, arte, tecnologia e experiência imersiva, o festival evoluiu para se tornar também um motor de desenvolvimento turístico e uma vitrine da hospitalidade belga. O principal pilar dessa transformação é o programa Global Journey, lançado em 2012, com objetivo de facilitar o acesso dos fãs ao festival através de pacotes de transporte, hospedagem e experiências complementares. Em 2024, mais de 46 mil pessoas viajaram para a Bélgica com o suporte da agência. Já no Brasil, o Global Journey ampliou o alcance do festival para viajantes de todo o mundo, com pacotes que incluem voos internacionais com partidas de cidades como Buenos Aires, Santiago, Bogotá, Cidade do México, Lima, Londres, Los Angeles, Miami e Nova York. Há também voos domésticos partindo de Belo Horizonte, Brasília, Curitiba e Rio de Janeiro.

Tomorrowland além do festival: como o Global Journey transforma viagens em experiências imersivas?
Divulgação Tomorrowland

Em entrevista exclusiva à Escape Magazine, Debby Wilmsen, coordenadora e porta-voz oficial do evento, destaca que, com o tempo, o Global Journey tem redefinido o turismo de experiência e se transformou em algo muito maior do que apenas praticidade, mas sim uma maneira de criar conexões, fazer amizades para a vida e viver o festival em unidade.

“O objetivo é tornar a jornada tão inesquecível e integrada quanto o próprio festival e redefinir o que significa viajar em torno de um evento cultural”, afirma. “Acampar faz parte da cultura de festivais na Bélgica, mas com o Global Journey expandimos bastante essa oferta: incluímos diversas opções de camping, pacotes de hotel cuidadosamente selecionados, transporte de ônibus, trem ou avião, além de uma variedade de atividades. Para quem viaja sozinho, é uma oportunidade de conhecer outras pessoas e se sentir parte de uma comunidade antes mesmo de chegar ao evento”.

A iniciativa dialoga com uma demanda crescente por experiências integradas, especialmente entre viajantes solo que buscam pertencimento, segurança e conexões afetivas. A proposta é transformar a própria jornada em parte da narrativa, com voos temáticos comandados por DJs, trens personalizados, anfitriões, city tours e ativações sensoriais. Na França, por exemplo, o pacote Discover Paris convida os participantes a explorar a cidade antes de seguir para o festival. Já na Bélgica, o Discover Europe permite estender a viagem por até 14 dias, ampliando a imersão cultural para além do evento.

“As pessoas não querem só um ingresso para o festival, elas buscam momentos memoráveis, descoberta cultural e comunidade. É sobre despertar emoções e construir expectativa, por meio de visuais, música, storytelling e, acima de tudo, conexão com outras pessoas”, afirma. “Esses pacotes incentivam as pessoas a aproveitar mais o país e mergulhar em sua cultura, e não apenas participar de um evento pontual. Ao conectar música, viagem e cultura de maneira fluida, contribuímos para reposicionar destinos como a Bélgica e o Brasil como polos de turismo lifestyle”.

Infraestrutura de ponta dentro e fora do festival

Tomorrowland além do festival: como o Global Journey transforma viagens em experiências imersivas?
Palco Core Tomorrowland Brasil 2024 – Divulgação Tomorrowland

O DreamVille, área oficial de camping do Tomorrowland, se transformou em um verdadeiro microcosmo da filosofia do festival. Recebendo cerca de 38 mil pessoas por final de semana, o espaço é inteiramente gerenciado pela própria organização, o que garante o mesmo padrão de conforto, experiência e segurança do evento principal.

“Tudo é cuidadosamente planejado, do fluxo de mobilidade à infraestrutura de saneamento, alimentação e até supermercado, criando uma vila temporária completamente equipada. É um exemplo vivo de como infraestrutura, design e valores comunitários podem se unir para formar uma cidade pop-up baseada em conexão e bem-estar. Isso também fortalece o senso de unidade entre os participantes, que é um dos principais valores do Tomorrowland. Além do DreamVille, também hospedamos convidados em cerca de 40 hotéis em Bruxelas e 10 em Antuérpia”, destaca Debby.

Linguagem universal

O Tomorrowland se diferencia de outros festivais ao redor do mundo por falar uma linguagem universal envolvendo música, união e energia positiva. “Cada detalhe, dos visuais e storytelling até as opções gastronômicas e as performances nos palcos, é pensado para tocar emocionalmente diferentes culturas. Ainda assim, temos sensibilidade para as diversas origens e buscamos criar um ambiente onde todos se sintam seguros, respeitados e incluídos. É uma celebração da diversidade, unida por um senso comum de encantamento”.

Por fim, Debby destaca que a essência do Tomorrowland se revela nos laços criados ao longo do caminho. “Esse é exatamente o tipo de impacto emocional que buscamos: transformar uma experiência de viagem em uma memória que muda a vida”, conta. Entre as muitas histórias vividas durante o Global Journey, ela relembra o caso de uma viajante solo que conheceu seu futuro parceiro durante o pacote Discover Europe. “Eles começaram como estranhos em uma viagem em grupo e voltaram no ano seguinte como casal”.

Os pacotes do Global Journey podem ser adquiridos pelo site oficial do Tomorrowland durante o período de vendas. As opções incluem transporte (de ônibus ou avião), hospedagem no DreamVille ou em hotéis selecionados, além do ingresso para o festival. Todas as informações estão disponíveis em www.tomorrowland.com. Para acompanhar tudo o que acontece durante os dois finais de semana da edição 2025, o festival transmite ao vivo pelo YouTube e pelas redes sociais oficiais: @tomorrowland.

Foto de Julia Paiva
Julia Paiva