Em entrevista exclusiva, o CEO explora a mudança de perfil dos viajantes brasileiros e a crescente demanda por sustentabilidade
Tomas Perez, CEO da Teresa Perez Group, compartilhou suas experiências e visão sobre o crescimento do interesse dos brasileiros em viagens à África, durante a terceira edição do evento Africa Partners, realizado em São Paulo.
Segundo Tomas, o público brasileiro evoluiu significativamente desde que ele começou a viajar para o continente, em 1996. Hoje, além da busca pelo contato profundo com a natureza, há uma preocupação crescente com iniciativas sociais e ambientais nos destinos.
“Vejo que o público brasileiro e suas necessidades mudaram. Hoje, eles têm mais consciência e querem conhecer projetos sociais e ambientais em suas viagens para a África. Esse contato profundo com a natureza é o que as pessoas realmente buscam”, afirmou Tomas.
Ele também destacou que os operadores africanos já investem em sustentabilidade há mais de 30 anos, sempre focando tanto na preservação da natureza quanto no apoio às comunidades locais. Sobre os destinos, Tomas mencionou a diversidade do continente africano, citando a África do Sul, Namíbia, Botsuana, Zimbábue, Zâmbia e Quênia como alguns dos principais locais de safári, cada um com suas particularidades. “A África do Sul é mais acessível, mas não tem as mesmas paisagens de savana do Serengueti, na Tanzânia. Botsuana, perto dos rios, é um destino incrível. Lembro quando fui a Ruanda e Uganda para ver os gorilas, uma emoção indescritível que recomendo”, compartilhou.
O evento Africa Partners, organizado pela Teresa Perez Tours, reuniu 50 agências parceiras e 28 fornecedores do setor de turismo africano, incluindo hoteleiros, órgãos de turismo e companhias aéreas. Com foco no mercado de luxo brasileiro, o encontro visou promover a troca de conhecimento e fortalecer as relações comerciais entre os players.
“A África sempre foi um destino importante para nós. Os safáris estão muito ligados à nossa história desde que nos tornamos uma operadora em 1996. Este evento, que começou como Africa Day, cresceu e agora reúne quase 100 players. Fico muito feliz em proporcionar esse momento de conexão”, ressaltou Tomas na abertura do evento.
Renata Yano, diretora de B2B e Operações da Teresa Perez, também destacou a importância do Africa Partners para ampliar o conhecimento das agências parceiras sobre o destino: “Os fornecedores que recebemos são especialistas e sabem dos detalhes que fazem a diferença para os viajantes. É esse tipo de informação que torna o Africa Partners tão especial”, afirmou.
Os fornecedores presentes foram:
- Bushtops Safari Camps
- Hemingways Collection
- Angama
- Segera Retreat
- Legendary Expeditions & Chem Chem Safari
- One&Only Hotels & Resorts Rwanda
- Great Plain Conservation
- Thornybush
- One&Only Cape Town
- Virgin Limited Edition
- The Residence Portfolio
- Cheetah Plains
- The Royal Portfolio
- Natural Selections
- More Family Collection
- Shamwari Private Game Reserve
- MalaMala
- Jabulani Safari
- Mount Nelson, a Belmond Hotel
- Matetsi Victoria Falls
- Sanctuary Retreats
- The Royal Linvingstone Victoria Falls Zamba Hotel by Anantara
- Tswalu Kalahari Reserve
- Wilderness
- Turismo de Ruanda
- Singita
- South African Airways