A Art Basel Hong Kong se prepara para a sua quarta edição, junto a vários eventos notáveis de arte e cultura nesta primavera, e o Peninsula Hong Kong mais uma vez presta sua contribuição para o cenário criativo da cidade.
Parte do programa “Love Art at The Peninsula”, o restaurante cantonês Spring Moon traz, pela primeira vez, menu especial inspirado na arte chinesa e suas tradições.
Frankie Tang, Chef Executivo do Spring Moon, traz sua excelência gastronômica e poder criativo para elaborar pratos artesanais com referências de pinturas chinesas, cerâmicas, esculturas, tecelagens e até mesmo ópera e máscaras. O menu de seis pratos será servido até 17 de abril, a partir das 18h.
Como entrada, inspirada nas pinturas chinesas e apresentada em formato de peixe, com efeito tridimensional, o chef servirá camarões com salada de tomate, seguida por sopa de pato com cordyceps em pote de barro como homenagem às tradicionais louças de chá chinesas, mantendo o aroma e sabor do prato. Como terceiro prato o chef Tang incorpora a arte milenar da tecelagem em uma criação elaborada com sabores doces e terrosos. Rolos de abalone com perna de caranguejo, pasta de camarão e molho de trufas negras.
Esculturas milenares talhadas à mão fazem parte da cultura chinesa e aqui são representadas por uma miniatura de touro, cravada com frutas e vegetais, em um bife Wagyu com inhame. Como um toque especial, cada touro tem a sua pose única. Nenhum tributo à cultura chinesa estaria completo sem a caligrafia, com isso o quinto prato destaca-se por sua estética elegante. Representando a tinta do pincel, o chef pinta cada prato com o símbolo “Zen” com tinta de lula nos quais nodlles de lula e peixe são servidos.
Para finalizar, a sobremesa leva inspiração na performance das óperas e traz uma máscara feita de gelo. Essa criação é então cortada em três fatias e vem com um trio de sobremesas chinesas que incluem creme de manga, pudim e panacota de abacate.
“Autenticidade é a chave para as minhas criações na cozinha cantonesa, por isso foi um desafio e prazer trazer esses pratos que enfatizam a conexão cultural entre a comida e as tradições chinesas tais como pintura, escultura e ópera. Espero que esse menu ofereça aos amantes da boa cozinha uma experiência única e apreciação aos detalhes que fazem da cozinha cantonesa tão distinta”, comenta o chef Frankie Tang.
Nascido de uma família de chefs, Frank Tang tem mais de 35 anos de experiência em cozinha e gerenciamento de restaurantes, tendo aperfeiçoado suas técnicas em Guangzhou, Hong Kong, Tokyo e Macau. Está à frente do Spring Moon desde 2011, vindo do Hei Fung Terrace, no Peninsula Tóquio. Seu olhar para os detalhes e paixão pela autenticidade fazem de suas criações uma nova expressão da cozinha cantonesa.
O menu será servido até 17 de abril pelo valor de HK$ 1,688* por pessoa (no mínimo quatro pessoas) mediante reserva com dois dias de antecedência.
Saiba mais em www.peninsula.com.