TAP com lucro de 37,5 milhões no segundo trimestre

Load Factor registou uma melhoria de 2,3 p.p., atingindo 85% no trimestre

A TAP alcançou um resultado líquido positivo de EUR 37,5 milhões no segundo trimestre de 2025 (2T25).

A Companhia reafirma assim o seu compromisso com a trajetória de recuperação, sustentabilidade financeira e transformação estrutural que tem vindo a seguir nos últimos anos, registando uma recuperação sólida no 2T25, após um primeiro trimestre desafiante.

No 2T25, as receitas operacionais aumentaram 1,7% face ao período homólogo, totalizando EUR 1 131,7 milhões, impulsionadas maioritariamente pelo aumento das receitas de passagens (+3,1%).

A TAP registou no 2T25 um EBITDA recorrente de EUR 256,3 milhões, com uma margem de 23%, e um EBIT recorrente de EUR 136,5 milhões, com uma margem de 12%.

Luís Rodrigues, CEO da TAP, salientou que, “após um início de ano desafiante, a TAP registou uma performance positiva no segundo trimestre, com um aumento das operações e das receitas face ao mesmo período do ano anterior. Esta dinâmica traduziu-se em resultados operacionais sólidos, contribuindo para compensar parcialmente o impacto dos eventos extraordinários ocorridos no primeiro trimestre e reforçando tanto a resiliência das nossas equipes como a robustez da nossa rede.

Continuamos a operar num ambiente altamente competitivo, com pressão sobre as receitas unitárias e desafios operacionais persistentes — afetando particularmente a pontualidade. Ainda assim, registramos uma melhoria homóloga da regularidade durante o trimestre. À medida que executamos um dos verões operacionalmente mais difíceis do passado recente, com constrangimentos severos no controlo de fronteiras nos aeroportos nacionais, impactando fortemente a nossa atividade, mantemos o foco em garantir uma operação fiável, trabalhando no progresso do ecossistema da aviação nacional.

À medida que avançamos para lá do Plano de Reestruturação, as nossas prioridades mantêm-se claras: transformar a TAP numa empresa consistentemente rentável e atrativa, consolidando a eficiência operacional e a sustentabilidade financeira. Este percurso só é possível graças ao apoio contínuo dos nossos stakeholders e, acima de tudo, à dedicação das nossas pessoas.”

Análise do Segundo Trimestre de 2025
No 2T25, a TAP transportou 4,4 milhões de passageiros, um aumento de 4,5% face ao segundo trimestre de 2024 (“2T24”), tendo operado cerca de 30 mil voos, um aumento de 0,8% face ao período homólogo.

A Capacidade (medida em ASK) aumentou 4,8% face ao 2T24, enquanto o Load Factor registou uma melhoria de 2,3 p.p., atingindo 85% no 2T25.

Foram introduzidas, durante o trimestre, novas rotas e rotas sazonais. Foram reabertas quatro rotas sazonais de verão a partir de Lisboa: Alicante, Ibiza, Menorca e Palma de Maiorca. Adicionalmente, foi retomada a operação da rota anual Lisboa–Porto Alegre. Ainda durante o trimestre foram lançadas novas rotas de longo curso e domésticas, incluindo Lisboa–Terceira–São Francisco, Lisboa–Los Angeles, Porto–Boston e Faro–Funchal.

Análise dos Resultados do Primeiro Semestre de 2025
No acumulado do primeiro semestre de 2025, a TAP transportou um total de oito milhões de passageiros, o que representa um aumento de 2,2% face ao primeiro semestre de 2024 (“1S24”). O número de voos operados manteve-se praticamente estável, com um crescimento homólogo de 0,2%.

A capacidade aumentou 2,3% face ao primeiro semestre de 2024, enquanto os RPK cresceram 3,6%, resultando numa melhoria de 1,0 p.p. no Load Factor, que atingiu 82,1% no 1S25.

No 1S25, as receitas operacionais totalizaram EUR 1.955,2 milhões, diminuindo EUR 19,8 milhões (-1,0) face ao 1S24. O PRASK fixou-se em EUR 6,65 cêntimos, uma redução homóloga de 2,8% (-EUR 0,19 cêntimos).

O EBITDA recorrente totalizou EUR 259,2 milhões no 1S25, com uma margem de 13,3%, representando uma redução de EUR 58,1 milhões (-18,3%) face ao 1S24. O EBIT recorrente atingiu EUR 17,3 milhões, com uma margem de 0,9%, uma diminuição de EUR 94,3 milhões (-84,5%) em termos homólogos.

O Comunicado de Divulgação de Resultados completo pode ser lido aqui.

Sobre a TAP
A TAP Air Portugal é a companhia aérea líder nas ligações entre a Europa e o Brasil e é membro da Star Alliance desde 2005. A operar desde 1945, a TAP Air Portugal tem o seu hub em Lisboa, uma plataforma de acesso privilegiado na Europa, na encruzilhada com África, América do Norte, Central e do Sul.

A TAP oferece mais de 1250 voos semanais para 85 cidades, 10 na América do Norte, 14 na América do Sul, 12 em África, sete em Portugal e 42 nos restantes países da Europa.

A TAP tem feito uma aposta clara na modernização da sua frota e na oferta do melhor produto do setor aos seus clientes. A companhia aérea portuguesa opera uma das frotas mais jovens do mundo, com todos os aviões da nova geração NEO da Airbus: A320neo, A321neo, A321LR e A330neo, com eficiência superior e níveis de emissões reduzidos. A TAP também opera 19 aviões Embraer na sua frota regional (TAP Express).

A TAP está classificada pela Airlines Ratings em 2025 como a Companhia aérea mais segura da Europa e a 11ª mais segura do mundo. 

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