Serra Wine Week, maior evento de vinhos do estado do Rio de Janeiro, promete movimentar o turismo em Petrópolis

Olhos nos olhos para chamar a sorte e tim-tim! É assim que a cidade imperial de Petrópolis, polo gastronômico do Rio de Janeiro, promete esquentar a estação mais romântica do ano. Entre os dias 08 e 18 de julho, o destino recebe a 11ª edição do Serra Wine Week, que este ano conta com a participação de 21 estabelecimentos, entre restaurantes, bistrôs, delicatessens, hotéis e pousadas, inclusive lojas virtuais, ofertando vinhos selecionados com descontos de até 37%.

Para conquistar os visitantes pelo paladar nesta temporada de inverno, o evento reúne vinhos de diversas nacionalidades, selecionados por sommeliers junto à importadora Del Maipo, parceira na iniciativa. Com destaque para rótulos nacionais, a carta terá vinhos com preços especiais de R$ 49,90 até R$ 219,90.

O Casa Salvador Merlot, por exemplo, um nacional superfácil de beber e que certamente agradará quem está iniciando no mundo do vinho, sairá de R$ 80 por R$ 49,90. Já o Petite Fleur Malbec, um argentino Gran Reserva, que fora do evento é comprado por, em média, R$ 340, custará R$ 219,90 no festival e conquistará os paladares mais exigentes.

Além destes, outros oito rótulos poderão ser consumidos a valores promocionais nas casas participantes: o Casa Salvador, Chardonnay (Brasil), Casas Del Maipo, um Gran Reserva oferecido em três tipos de uvas diferentes (Chile), Viña Marty, Merlot (Chile), Karta Tinto Douro DOC, uvas variadas (Portugal), Kauzo, Malbec/Malbec (Argentina), Toscanini Classic, Tannat (Uruguai) e Sol fa Soul, Malbec (Argentina).

“O vinho não precisa ser necessariamente caro para agradar ao paladar do consumidor”, afirma Rogério Elmor, idealizador do evento, que buscou uma proposta atrativa a todos os gostos e bolsos, com diversas opções de especialidades gastronômicas entre os participantes e uma carta de vinhos com preços variados, flexível para diversos segmentos de público.

Por iniciativa do empresário, o Serra Wine Week foi criado em 2009, com o intuito de solidificar o destino Petrópolis como referência gastronômica nacional e desmistificar o consumo de vinho, levando em consideração todo o processo que envolve a seleção dos rótulos, a viabilidade dos custos e até a harmonização nas casas participantes.

Para o publicitário e organizador do evento, Felipe Bento, da agência PBLK, a fórmula de sucesso está na estratégia adotada pelo festival, onde todos saem ganhando: “Ganha o importador, que este ano é a Del Maipo/ Adega W, pois consegue vender de uma só vez para vários restaurantes; ganha o restauranteur, que adquire vinhos a preços reduzidos exclusivos para o evento; e ganha o consumidor, pois durante o período do festival os vinhos são oferecidos praticamente ao preço de custo que o restaurante normalmente compraria”, explica.

Tendo o vinho como anfitrião, o festival é uma boa pedida para quem busca uma opção segura de roteiro, pois Petrópolis foi eleita um dos 22 destinos mais seguros do país, devido a adoção dos protocolos de segurança sanitária.

Os cuidados com clientes e colaboradores incluem o distanciamento entre as mesas, a capacidade de ocupação reduzida, o uso correto de máscaras por todo staff, a disponibilização de álcool em gel nas mesas e as boas práticas de higiene alimentar na cozinha, reforçadas e vistoriadas pelos órgãos competentes. 

Não somente petropolitanos, mas os vizinhos fluminenses e mineiros poderão aproveitar a programação para viajar em família, dentro de seu núcleo de segurança, e encontrar, em poucos quilômetros de seu destino de origem, um polo turístico completo, que reúne história, natureza e uma ampla oferta gastronômica valorizada pela programação.

Tendo no turismo uma de suas principais atividades econômicas, os festivais gastronômicos representam um importante impulso também para o empresariado local, especialmente, no segmento de hospedagem e gastronomia. Segundo a organização, o evento representa um acréscimo de até 15% nas reservas e um incremento de até 20% na venda de vinhos nos estabelecimentos participantes.

Para a edição do Serra Wine Week 2021 cerca de três mil garrafas foram encomendadas pelos restaurantes integrantes. Para quem ficou com água na boca e já quer montar o seu roteiro, todas as informações estão disponíveis nas redes sociais: @serrawineweek no Instagram e Facebook.

Confira a lista de participantes e faça sua reserva!

  • Interlúdio Pizzaria| Estrada União e Indústria, 9.430 – Itaipava – (24) 2222-0253/ (24) 2222-0053
  • Maffagio| Estrada União e Indústria, 10035 – Loja 203 – (24) 2222-2853 / (24) 99205-2731
  • Trattoria Quinta do Lago| Br 040, Km 66, Condomínio Quinta do Lago – Araras – (24) 2225-5003
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Fabio Martuscelli