Pesquisar
Close this search box.

Royal Academy of Arts e The Peninsula: exibição em Hong Kong

The Peninsula Hotels e Royal Academy of Arts se unem para exibição em Hong Kong: renomada instituição britânica traz instalação exclusiva do artista Conrad Shawcross para o icônico hotel 

Sempre na vanguarda de inovação e bom gosto, The Peninsula Hong Kong, mais uma vez, assina seu compromisso com as artes e apresenta uma instalação sedutora do pioneiro artista britânico Conrad Shawcross RA. Essa é a segunda colaboração criativa com a Royal Academy of Arts onde Shawcross apresenta o projeto ADA, que combina os princípios da escultura, robótica e música criando uma performance dramática que ficará exposta no Lobby do icônico Peninsula Hong Kong, de 22 de março a 6 de abril de 2016.

Programada para coincidir com a quarta edição da Art Basel Hong Kong, a instalação marca o mais recente capítulo na iniciativa “Love Art at The Peninsula”, programa inovador do hotel de exposições e eventos que celebram a criatividade em todas as suas formas, um compromisso com a arte pública. Refletindo a posição de prosperidade de Hong Kong sobre a cena artística global e crescente importância como um centro cultural, Love Art anteriormente apresentou obras de Tracey Emin RA, cuja My Heart Is With You Always agraciou a fachada da torre do hotel em 2014, e Richard Wilson RA, trouxe a inovadora Hang On A Minute Lads, I’ve Got a Great Idea que é considerada uma obra de arte pública pioneira sem precedentes em Hong Kong, e marcou o lançamento da parceria do Peninsula com a Royal Academy of Arts em 2015.

Composta por uma série de colaborações entre Shawcross, o mais novo acadêmico da Royal e principal compositor musical contemporâneo, o Projeto ADA transforma o processo de comissionamento tradicional de arte usando um robô industrial reprogramado como um catalizador para a criação da música e coreografia. Usando um braço de robô industrial que é mais comumente visto em linhas de montagem automatizadas, Shawcross reprogramou ADA para performar quatro coreografias programadas, antes de começar respectivas rotinas de cada compositor para inspirar sua resposta musical.

A instalação, que foi exibida pela primeira vez em 2013 no Palais de Tokyo, em Paris, e no MONA em 2014, na Tasmânia, é o resultado de composições musicais que acompanham as sequências coreografadas do robô.

Ao criar este trabalho, Shawcross inspirou-se em Ada Lovelace, matemática do século 19 e filha de Lord Byron, considerada a primeira programadora de computadores do mundo. Trabalhando ao lado de Charles Babbage, conhecido como o pai dos computadores, Lovelace previu que a máquina de contagem de Babbage – conhecida como o “motor diferença” – poderia um dia compor peças elaboradas e científicas de música de qualquer grau de complexidade ou extensão e escreveu um algoritmo que muitos consideram ser o primeiro programa de computador, embora não tenha sido colocado em ação em sua época.

The ADA Project ficará exposto no Lobby do Peninsula Hong Kong, de 22 de março a 6 de abril, com a apresentação de quatro performances ao vivo do compositor britânico Mira Calix , às 15h e às 17h, em 23 de março, coincidindo com o maravilhoso chá da tarde do hotel, e na noite de 24 de março, no Art Gala do hotel. A instalação estará em “Salon Mode”, como uma jukebox, realizando todas as quatro sequências musicais em diversos momentos durante o dia. Além disso, o The Peninsula irá apresentar uma série de impressos de Shawcross durante o The ADA Project. Em exibição na 1/ F espaço de exposições do hotel, os impressos oferecem mais informações sobre o pensamento original do artista e os processos filosóficos, matemáticos e teológicos por trás da instalação.

Conrad Shawcross RA stands in front of The Dappled Light of the Sun, 2015 © Royal Academy of Arts, Benedict Johnson 3
Conrad Shawcross em frente a obra, The Dappled Light of the Sun, 2015
Conrad Shawcross, The ADA Project, 2013. Installation view at Palais de Tokyo, Paris. Courtesy the artist
The ADA Project, 2013
Conrad Shawcross, The ADA Project, 2013. Installation view at Palais de Tokyo, Paris. Courtesy the artist (2)
The ADA Project, 2013
The Peninsula Hong Kong
The Peninsula Hong Kong

Conrad Shawcross RA stands in front of The Dappled Light of the Sun, 2015 © Royal Academy of Arts, Benedict Johnson 2

Escape Magazine
Escape Magazine