Pesquisar
Close this search box.

Todos os caminhos levam à Roma, Por Pedro Hering Bell

O jet-setter Pedro Hering Bell sugere dicas sobre a Cidade Eterna, incluindo passeios imperdíveis e uma opção de hospedagem que é um luxo

 

 

Uma das cidades mais importantes da história da humanidade, Roma é um dos meus destinos favoritos. A capital da Itália  e da região do Lácio é a quarta cidade mais populosa da Europa, com quase 4 milhões de habitantes. Cortada pelo Rio Tibre, trata-se da única  cidade do mundo que tem em seu interior um país, o Vaticano.

1-a-fontana-di-trevi-passou-por-uma-reforma-e-esta-como-era-na-epoca-em-que-anita-eckberg-a-imortalizou-no-cinema-em-um-filme-de-fellini
A Fontana di Trevi passou por uma reforma e está como era na época em que Anita Eckberg a imortalizou no cinema em um filme de Fellini

“La Città Eterna”  – como era chamada pelos poetas da Roma Antiga – a cidade abriga alguns dos destinos turísticos mais visitados do mundo como o Forum Romano e o Coliseu, também conhecido como Anfiteatro Flaviano, este último considerado uma das maravilhas do mundo. Berço da civilização ocidental Roma tem mais de dois mil e quinhentos anos de história e após a Idade Média foi um dos centros do Renascimento italiano, ao lado de Florença. Por toda a cidade respira-se arte e história. Eu estive novamente lá em junho e revelo aqui alguns dos highlights da minha visita.

4-o-teatro-de-marcelo-foi-construido-por-julio-cesar-tinha-capacidade-para-10-mil-pessoas-e-era-considerado-o-teatro-mais-luxuoso-de-roma-jpg
O Teatro de Marcelo foi construído por Júlio César, tinha capacidade para 10 mil pessoas e era considerado o teatro mais luxuoso de Roma

 

3-o-templo-de-hercules-victor-data-do-seculo-ii-a-c
O Templo de Hércules Victor data do século II a.C.
2-o-coliseu-e-uma-das-maravilhas-do-mundo-e-parada-obrigatoria-em-roma
O Coliseu é uma das maravilhas do mundo e parada obrigatória em Roma

 

La Dolce Vitta está de volta

Depois de muitas tentativas eu finalmente consegui uma reserva em um hotel icônico da Itália que eu queria muito me hospedar, o Baglioni Hotel Regina. Ele tem este nome pois foi a residência da Rainha Margherita di Savoia enquanto ela aguardava o final da construção da sua “Villa Margherita”. Este palácio datado de 1904 reflete o espírito da Itália do começo do século XX e é considerado uma das construções históricas mais importantes de Roma.

 

5-o-baglioni-hotel-regina-fica-na-estrategica-via-veneto-na-regiao-central-de-roma
O Baglioni Hotel Regina fica na estratégica Via Veneto, na região central de Roma
foto-2-1-o-baglioni-regina-faz-parte-do-seleto-grupo-de-hoteis-the-leading-hotels-of-the-world
O Baglioni Regina faz parte do seleto grupo de hoteis The Leading Hotels of The World

Todo trabalhado em estilo art-decô, movimento artístico que começou na Europa em 1910 e teve seu apogeu nos anos 20 e 30, o hotel está localizado na estratégica Via Veneto a poucos metros da Villa Borghese, Piazza di Spagna e da Via Condotti, a famosa rua da moda. Junto com Nova Iorque, Paris e Milão Roma, é considerada uma das capitais mundiais da moda.

7-escultura-em-bronze-representando-netuno-no-lobby-do-baglioni-regina
Escultura em bronze representando Netuno no lobby do Baglioni Regina
6-o-lobby-do-meu-hotel-preferido-em-uma-das-cidades-mais-lindas-do-mundo
O lobby do meu hotel preferido em uma das cidades mais lindas do mundo

Para quem tem bala na agulha sugiro optar por uma das suítes do hotel. A Roman Penthouse Suite é o epítome do luxo, com 560 metros quadrados onde encontra-se uma suíte máster, duas salas de estar, uma sala de jantar, dois quartos , quatro banheiros, um terraço com vista completa da cidade, jacuzzi na área externa e uma academia equipada com aparelhos de última geração Technogym. Com capacidade para seis pessoas, quem se hospeda lá tem acesso restrito por elevador com chave de segurança, mordomo particular, concierge na suíte para máxima privacidade, chef e barman na suíte por três horas ao dia e limusine para trajetos dentro da cidade. A diária custa 12 mil Euros.

11-o-quarto-de-dormir-principal-da-roman-penthouse-garante-bons-sonhos-e-uma-vista-absurda-da-cidade-eterna
O quarto de dormir principal da Roman Penthouse garante bons sonhos e uma vista absurda da Cidade Eterna
10-o-terraco-da-penthouse-do-baglioni-regina
O terraço da Penthouse do Baglioni Regina
9-outra-sala-da-roman-penthouse-uma-das-suites-mais-luxuosas-de-roma
Outra sala da Roman Penthouse, uma das suites mais luxuosas de Roma
8-a-chiqueria-grita-no-living-da-roman-penthouse
A chiqueria grita no living da Roman Penthouse

Para quem não pretende investir uma quantia tão expressiva os quartos tem preços à partir de 260 Euros e não decepcionam. Pelo contrário, o piso de mármore negro, os maravilhosos amenities Ortigia e a decoração art-decô fazem você se sentir vivendo La Dolce Vita.

17-eu-nao-conhecia-e-adorei-os-amenities-ortigia
Eu não conhecia e adorei os amenities Ortigia
16-greetings-do-super-general-menager-massimo-mainella
Greetings do super General Menager Massimo Mainella
15-para-quem-como-eu-e-obcecado-por-iluminacao-o-baglioini-regina-e-um-deleite-esta-luminaria-ficava-no-banheiro-da-suite
Para quem, como eu, é obcecado por iluminação, o Baglioni Regina e um deleite. Esta luminaria ficava no banheiro da suite
14-eu-amo-art-deco
Eu amo art-decô
13-este-era-o-meu-home-office-no-baglioni-as-luminarias-art-deco-sao-um-capitulo-a-parte
Este era o meu home-office no Baglioni. As luminárias art-decô são um capitulo à parte
12-a-suite-regina-e-uma-das-mais-procuradas-no-hotel
A Suite Regina é uma das mais procuradas no hotel

 

19-o-baglioni-caffe-e-um-dos-ambientes-onde-pode-se-tomar-cafe-da-manha-no-hotel
O Baglioni Caffe é um dos ambientes onde pode se tomar café da manhã no hotel
21-porcelana-chinesa-compondo-o-interior-design-ultra-luxury-do-baglioni-caffe
Porcelana chinesa compondo o interior design ultra-luxury do Baglioni Caffe
23-escadas-para-o-paraiso
Escadas para o paraíso
24-champagne-para-celebrar-idade-nova-surpresas-como-estas-fazem-a-gente-querer-voltar-sempre
Champagne para celebrar idade nova. Surpresas como estas fazem a gente querer voltar sempre

Um dos highlights deste hotel histórico é o Brunello Lounge & Restaurant, considerado um dos melhores da Itália. A atmosfera lá mescla design contemporâneo com a tradicional elegância italiana e a gastronomia mediterrânea oferecida é impecável. Com entrada independente pela Via Veneto, esta jóia da gastronomia é aberta também para quem não se hospeda no hotel. Para quem busca uma autêntica experiência italiana o Baglioni Hotel Regina é ideal.

33-prontos-para-explorar-a-cidade-eterna
Prontos para explorar a Cidade Eterna
25-o-brunello-tem-entrada-independente-para-quem-nao-esta-hospedado-no-baglioni-regina
O Brunello tem entrada independente para quem não está hospedado no Baglioni Regina
26-o-bar-do-brunello-lounge-restaurant
O bar do Brunello Lounge & Restaurant

 

 

27-o-brunello-e-um-dos-melhores-restaurantes-de-roma
O Brunello é um dos melhores restaurantes de Roma

 

28-saluti
Saluti

 

29-uma-das-entradas-do-meu-jantar-de-aniversario
Uma das entradas do meu jantar de aniversário

 

30-em-roma-faca-como-os-romanos
Em Roma faça como os romanos

 

31-mille-foglio
Mille foglio

 

32-happy-end
Happy-end

 

Sightseeing

Como as opções de programas em Roma são infinitas, minha sugestão é bem simples: comprar um ticket para os inúmeros ônibus para turistas de dois andares que transitam pelas principais atrações turísticas. Vá ao andar superior, ponha seu fone de ouvido que explica o que é o quê, e desfrute um passeio delicioso. Este tipo de transporte é indicado para quem nunca foi a Roma – e mesmo para quem já esteve lá antes – e não quer gastar grandes quantias com tours privados ou motoristas particulares.  Além de oferecer uma vista privilegiada estes ônibus são abertos e param nos pontos mais importantes possibilitando conhecer melhor cada lugar de seu interesse.

34-rumo-ao-vaticano
Rumo ao Vaticano

Como eu já conhecia muitos pontos turísticos de Roma desci apenas nas paradas que davam acesso ao Vaticano (queria muito conhecer o Museu Vaticano) e à Fontana de Trevi, que foi toda reformada. Não esqueça de levar uma moeda para jogar na famosa fonte imortalizada por Anita Ekberg no filme La Dolce Vita de Federico Felini. Mas prepare-se: a famosa fonte é abarrotada de turistas.

35-castel-santangelo
Castel Sant’Angelo

Há também a opção de comprar o Roma Pass, que dá acesso à um ou dois museus (dependendo se ele é válido para 48 ou 72 horas), e utilização dos transportes públicos como metrô, ônibus e trens, além de descontos em exposições, eventos e alguns serviços turísticos. Este passe garante acesso direto ao Coliseo e ao Castel Sant’Angelo sem ter que ficar em filas.

38-ambience
Ambience
37-os-jardins-do-vaticano
Os jardins do Vaticano
36-escadaria-escandalo-no-interior-do-museu-do-vaticano
Escadaria escândalo no interior do Museu do Vaticano
39-visitar-a-capela-sistina-foi-a-cereja-do-bolo-da-minha-ultima-visita-a-roma
Visitar a Capela Sistina foi a cereja do bolo da minha ultima visita a Roma

 

Eu fiquei boquiaberto com o Museu do Vaticano e emocionado em conhecer a Capela Sistina onde pode-se admirar de perto o trabalho de Michelângelo. É importante ter ciência que não é permitida o acesso à igrejas e outros  sítios religiosos usando shorts, saias acima do joelho, ombros de fora e decotes ousados. Uma dica: compre os tickets de acesso ao Museu Vaticano com o concierge do seu hotel e evite as imensas filas. Roma é, definitivamente, uma cidade para se voltar muitas vezes.

Fotos Créd.: Pedro Hering Bell e Divulgação

Escape Magazine
Escape Magazine