Sistema concentra informações em quatro supercomputadores e já está preparado para atualizações futuras
O BMW Group é o primeiro fabricante automotivo do mundo a lançar um sistema nervoso digital completamente novo para todos os segmentos de veículos. Ele é mais inteligente, mais potente, mais eficiente e será lançado pela primeira vez nos modelos da Neue Klasse. Quatro computadores de alto desempenho, também chamados de “Super Brains”, consolidam o poder de computação para as funções mais importantes do cliente: entretenimento, direção automatizada, dinâmica de direção e funções básicas, como acesso ao veículo, controle climático e conforto. Os quatro supercérebros fornecem mais de 20 vezes o poder de computação em comparação com a geração atual de veículos e já foram projetados para as próximas atualizações de software e função, incluindo experiências do cliente com tecnologia de IA.
Um componente fundamental do sistema nervoso digital é o chicote elétrico amplamente simplificado. Ele usa 600 metros a menos de fiação e traz 30% de economia de peso em comparação com a geração anterior. O chicote elétrico é dividido em quatro zonas: extremidade dianteira, central, traseira e teto. Os Superbrains são conectados por meio de conexões de dados de alta velocidade a unidades de controle menores, os controladores zonais, que gerenciam e consolidam o fluxo de dados da eletrônica dentro e fora das zonas. A fiação no veículo é, portanto, relacionada à zona e pode ser mais curta, mais fina e mais leve.
Um pré-requisito crucial para uma fiação mais fina e leve são os chamados “Smart eFuses”. Esses fusíveis digitais substituem até 150 fusíveis tradicionais. Os Smart eFuses podem ser programados de forma inteligente para distribuição de energia controlada digitalmente para componentes. A ativação seletiva de componentes permite o design de modos de energia inteligentes para vários estados do veículo, como dirigir, estacionar, carregar e atualizar, nos quais consumidores desnecessários podem ser identificados e desligados. Assim, os eFuses fazem uma contribuição significativa para a eficiência energética melhorada em 20%.
A arquitetura eletrônica completamente nova forma a base para a próxima geração do SDV. A partir do lançamento do Neue Klasse, a próxima geração do modelo BMW se beneficiará disso. O primeiro derivado totalmente elétrico do Neue Klasse entrará em produção em série ainda este ano na fábrica de Debrecen (Hungria).
A arquitetura avançada de software do BMW Group se baseia nessa nova arquitetura eletrônica. Com a infinidade de funções digitais, é crucial que as funções possam ser continuamente desenvolvidas em plataformas de software estáveis, em vez de serem desenvolvidas para cada nova geração. É exatamente isso que é alcançado com a Neue Klasse. No veículo, as plataformas de software são executadas nos respectivos Superbrains, e as funções do veículo são executadas sobre elas.
Para o Neue Klasse, as equipes de desenvolvimento estão trabalhando em mais de 1.000 módulos de software, mais de 20 GB de software e mais de 500 milhões de linhas de código, que serão finalmente integradas aos Superbrains e ao restante da arquitetura eletrônica do veículo. Para conseguir isso, o BMW Group estabeleceu uma base sólida para o desenvolvimento de software de veículo altamente eficaz e à prova do futuro nos últimos anos. Métodos e ferramentas inovadores foram ancorados na rede global de desenvolvedores em constante crescimento. No centro do desenvolvimento de software de veículo está o ambiente de desenvolvedor integrado: uma cadeia de ferramentas personalizada chamada “CodeCraft”. A velocidade e a qualidade do desenvolvimento foram aprimoradas com o uso de uma variedade de ferramentas que dão suporte ao desenvolvedor de software com IA generativa. O CodeCraft roda na nuvem em até 75.000 CPUs virtuais, suporta o trabalho simultâneo de mais de 10.000 desenvolvedores de software e registra até 200.000 compilações de software por dia em horários de pico. Isso corresponde a um aumento de produtividade de mais de 130 vezes em comparação a dez anos atrás.
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Sobre o BMW Group
Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o fabricante líder mundial de automóveis e motocicletas premium e também fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. A rede de produção do BMW Group compreende mais de 30 locais de produção em todo o mundo; a empresa possui uma rede global de vendas em mais de 140 países.
Em 2024, o BMW Group vendeu mais de 2,45 milhões de veículos de passageiros e mais de 210.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos no ano fiscal de 2023 foi de 17,1 bilhões de euros, com receitas de 155,5 bilhões de euros. Em 31 de dezembro de 2023, o BMW Group tinha uma força de trabalho de 154.950 funcionários.
O sucesso do BMW Group sempre se baseou no pensamento de longo prazo e na ação responsável, desde a cadeia de fornecimento, passando pela produção, até o final da fase de uso, para todos os seus produtos.