Pesquisar
Close this search box.

Primavera no Japão: Diferentes cores e flores marcam a época mais aguardada pelos japoneses

A primavera é o período mais aguardado entre os japoneses. Com a chegada da estação em  março, o clima começa a esquentar e as flores desabrocham, decorando as paisagens com cores variadas. É durante esses meses que as ilhas de norte a sul do arquipélago proporcionam festivais encantadores com iguarias sazonais a degustar.

A ilha de Kyushu é a nascente das flores mais famosas do país: Sakura, símbolo do Japão. A florada das cerejeiras é um marco no ano dos japoneses. Um dos lugares mais belos para apreciar a Sakura é em Yoshino, localizado na província de Nara. Uma trilha passa pelos vilarejos da montanha e milhares de flores levam ao topo para uma vista panorâmica.

Já as cascatas de flores das Glicínias em tons violetas, Fuji, também têm grande influência durante a primavera. Os lugares mais famosos para admirá-las são no Jardim das Glicínias de Kawachi Fujien, nas colinas ao sul de Kitakyushu. O jardim oferece uma experiência para lá de exclusiva no Japão, pois abre para visitação apenas duas vezes por ano, na primavera e no outono.

Caso o viajante esteja disposto a mergulhar em um mar azul de flores, as Nemophilas proporcionam outro espetáculo à parte. A flor rasteira com tons azuis intensos floresce pelos campos e parques do país. O Parque Hitachi Seaside, localizado em Hitachinaka, é o principal ponto para observá-las. Mais de quatro milhões de flores desabrocham na colina Miharashi, o ponto mais alto da cidade, em uma área a perder de vista que se mistura com o azul do céu e do mar que está próximo.

A primavera é um marco tão grande na vida dos japoneses que até a gastronomia local é influenciada pelas flores. É possível encontrar doces japoneses, sorvetes, chocolates com sabor de Sakura. Outros alimentos em alta são os brotos de bambu, algas macias, mariscos e uma grande variedade de morangos.

Picture of Fabio Martuscelli
Fabio Martuscelli