Porsche Wireless Charging: Carregamento por indução para maior conveniência

Potência de carregamento de até 11 kW, eficiência de até 90%

O carregamento sem fio já simplificou radicalmente o uso do telefone celular: basta colocar o smartphone em uma base de carregamento e a energia começa a fluir. A Porsche em breve oferecerá essa tecnologia prática também para carros elétricos: a empresa será a primeira fabricante a levar ao estágio de maturidade de mercado um sistema de carregamento de 11 kW com base única (one-box) para veículos totalmente elétricos.

O conceito One-Box significa que, além da placa de solo instalada na vaga de estacionamento, não há mais necessidade de instalar uma wallbox ou unidade de controle. A nova geração totalmente elétrica do Cayenne será a primeira linha de modelos da Porsche que poderá ser encomendada com o equipamento do lado do veículo.

Ainda em 2026, terá início a comercialização da base de solo nos Porsche Centres e também online, na Porsche Shop. No IAA Mobility, em Munique, um protótipo com pintura fluorescente demonstra a tecnologia inovadora. A estreia mundial do novo Cayenne Elétrico está prevista para o fim de 2025.Stuttgart/Munich. “Facilidade de uso, adequação ao dia a dia e infraestrutura de carregamento ainda são fatores decisivos quando se trata da aceitação da mobilidade elétrica”, afirma Michael Steiner, Membro do Conselho Executivo responsável por Pesquisa e Desenvolvimento da Porsche. “Estamos orgulhosos de que o carregamento por indução em breve estará disponível na produção em série na Porsche. Carregar um carro elétrico em casa nunca foi tão fácil e conveniente.”

Com potência máxima de carregamento de até 11 kW, a fabricante de carros esportivos alcançou, com seu sistema de carregamento sem contato, o mesmo nível do carregamento AC com fio. A eficiência da transferência de energia da rede elétrica para a bateria chega a até 90%.

Cerca de 75% de todos os processos de carregamento em um Porsche totalmente elétrico acontecem em casa. Esse foi o resultado de uma análise realizada pela fabricante de carros esportivos. O potencial para o carregamento por indução é, portanto, bastante elevado.

A base de solo Porsche Wireless Charging, de uso simples (comprimento/largura/altura: 117/78/6 centímetros), pode ser instalada em uma garagem fechada ou vaga a céu aberto, sendo conectada diretamente à rede elétrica.

Para possibilitar o carregamento sem contato, também é necessário hardware no veículo. O novo Cayenne Elétrico (abreviação interna: E4) será a primeira linha de modelos que poderá ser encomendada com a pré-instalação opcional do Porsche Wireless Charging e com a placa veicular Porsche Wireless.

Protegida contra impactos de pedras e intempéries, a unidade receptora está localizada na parte inferior do veículo, entre as rodas dianteiras. Para o processo de carregamento, basta que o Cayenne seja estacionado sobre a base de solo. A transferência sem contato de energia entre as duas unidades de carregamento acontece a uma distância de alguns centímetros. Para isso, o Cayenne se rebaixa automaticamente.

A base de solo conta com detector de movimento e detecção de objetos estranhos. O processo de carregamento é interrompido automaticamente se um ser vivo passar entre o veículo e a base ou se um objeto metálico permanecer sobre ela e aquecer.

O Porsche Wireless Charging é integrado ao aplicativo My Porsche, permitindo que os processos de carregamento sejam monitorados e que vários veículos sejam autenticados. Uma visualização especial na função de estacionamento Surround View facilita o direcionamento do Cayenne até a posição ideal de carregamento. Assim que a posição sobre a base de solo é alcançada e o freio de estacionamento é acionado, o processo de carregamento tem início. Os clientes não precisam fazer mais nada.

Funções de conveniência já conhecidas do carregamento AC, como o carregamento programado com pré-condicionamento, também estão disponíveis para o carregamento sem fio.

A base de solo, que pesa pouco mais de 50 quilos, vem equipada de série com módulo LTE e WLAN, garantindo também, no futuro, atualizações remotas de software e suporte à infraestrutura. O Porsche Wireless Charging será lançado inicialmente na Europa em 2026. Outros mercados ao redor do mundo virão em seguida.

Como funciona o carregamento por indução em detalhes
O carregamento por indução já é conhecido em smartphones. A energia é transferida pelo ar por meio de um campo magnético. Para isso, uma bobina transmissora feita de cobre e ferrites está localizada na base de solo. Uma corrente alternada percorre essa bobina, gerando um campo magnético.

O conceito inovador da Porsche utiliza tecnologia de banda ultralarga (ultra-wideband) para determinar a posição relativa do veículo sobre a base de solo. Quando a posição ideal de estacionamento é alcançada, o condutor é informado. Na bobina secundária do veículo, que atua como unidade receptora, o campo magnético gera então corrente alternada. Um retificador a converte em corrente contínua, permitindo que a bateria de alta tensão do Cayenne a armazene.

À prova de intempéries, robusto e amplamente testado
A base de solo Porsche Wireless Charging também é adequada para uso externo. Todos os componentes energizados estão protegidos contra chuva e neve. Mesmo passar com o carro sobre a placa não causa danos significativos. Durante o carregamento, a radiação eletromagnética fica limitada ao assoalho do veículo.

Testes extensivos – inclusive realizados pela TÜV Süd – confirmaram a robustez do sistema. Além disso, a base de solo possui certificações CE e UL, ou seja, atende aos requisitos de segurança e proteção ambiental válidos na União Europeia e nos Estados Unidos.

Uma nova dimensão no carregamento rápido
Quem deseja viajar o mais rápido possível em longas distâncias também pode contar com uma capacidade de carregamento muito elevada no novo Cayenne. Assim como o Macan e o Taycan, que já foram referência em seus segmentos com 270 kW e 320 kW, respectivamente, o Cayenne estabelece novos padrões. A potência de carregamento DC deve chegar a até 400 kW.

Protótipo camuflado com pintura fluorescente
Em suas primeiras aparições oficiais no Reino Unido, o Cayenne chamou a atenção com um revestimento marcante. Já o show car do IAA em Munique está equipado agora com uma pintura fluorescente inovadora e de design muito semelhante. Assim que a eletricidade flui, surge um visual vibrante na carroceria, com superfícies em cores intensas: a Style Porsche foi responsável pela criação do padrão dinâmico de camuflagem. Determinadas seções de pintura são propositalmente deixadas de fora e permanecem escuras. Cinco tonalidades, que vão do azul ao violeta, podem ser controladas de forma direcionada.

O revestimento inovador é composto por mais de 25 camadas extremamente finas. Entre elas estão primers condutivos, camadas de eletrodo e de isolamento, além do próprio material eletroluminescente com pigmentos de cor. Sob tensão alternada, esse material emite luz. Além disso, há mais de 15 camadas de verniz transparente. No total, foram aplicados 100 litros de verniz. Mais de 30 ciclos de lixamento e mais de 500 metros de cabos são a prova do empenho por trás dessa pintura única.

O protótipo inovador será exibido pela primeira vez no IAA MOBILITY, que acontece de 9 a 14 de setembro de 2025, em Munique.

Sobre a Porsche Brasil
A Porsche Brasil, com sede em São Paulo, iniciou suas operações em julho de 2015. A rede Porsche no Brasil está presente nas seguintes praças: São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Florianópolis, Blumenau, Curitiba, Maringá, Brasília, Goiânia, Fortaleza, Recife e Salvador.

Foto de Escape Magazine
Escape Magazine