Em fevereiro de 2017 a pequena cidade suíça será alvo dos olhares do mundo graças ao Campeonato Mundial de Ski Alpino. Um dos maiores experts em viagens de luxo Pedro Hering Bell dá as melhores dicas deste paraíso na Terra
St. Moritz é um lugar onde a natureza é radiante e eleva o espírito. Jóia do turismo mundial durante o inverno e o verão, vários lagos e montanhas garantem uma vasta gama de esportes durante todo o ano. Lá pratica-se de bobsleigh à ski paragliding. O highlight é mesmo o inverno, quando a pacata cidade torna-se o epítome do luxo no quesito esportes de inverno. Não é à toa que em fevereiro de 2017 St. Moritz será palco do Campeonato Mundial de Ski alpino. Os hotéis mais estrelados já estão enviando a planilha de preços para que os hóspedes mais fiéis se garantam. Para quem gosta de ski alpino lá será “the place to be”.
Fã da região do Engadin, Nitzsche sabia: “sem música , a vida seria um erro”. E a vida em St. Moritz é cheia de ritmos – do clássico como no concerto de Ano Novo da orquestra da Sinfonia Engeadina passando por clubes exclusivíssimos como o lendário Dracula – fundado em 1974 por Gunther Sachs e members only – , por um festival de jazz ao St. Moritz Music Festival, um festival de música eletrônica.
Pessoas de todo o mundo adoram o estilo alpino moderno de St. Moritz, definido pela alta gastronomia, pelas excelentes pistas de ski e hotéis com os mais altos padrões de qualidade. Grandes eventos com flair internacional como os equestres White Turf e Snow Polo World Cup, o St. Moritz Gourmet Festival, as finais da AUDI FIS Ski World Cup e a lendária Cresta Run. Isso mostra a importância do esporte como entretenenimento na região.
Passar uma temporada esquiando na montanha de Corviglia garantiu um final comme il faut ao meu #eurowinter2016. A região do Vale do Engadin oferece todo o conforto que habitantes turistas fazem questão. Sem falar em mais de uma dezena de excelentes galerias de arte, restaurantes e lojas chiquérrimas que garantem um plus à cena.
Eu escolhi três dos melhores hotéis para ser meu home away from home nas montanhas: o Giardino Mountain, o Kempinsky Hotel des Bains e o Carlton St. Moritz. Registro aqui as minhas impressões sobre estas jóias da impecável hotelaria suíça.
Hospitalidade Mediterrânea no Engadin
A mais nova estrela da hotelaria de St. Moritz pertence ao grupo italiano Giardino, que possui também o Atlantis em Zurich e o hotel homônimo em Ascona, na Itália. O hotel data de 1913 mas foi totalmente remodelado em 2011, apresentando 78 luxuosas suítes e quartos em estilo alpino. A suíte que fiquei tinha uma banheira ao lado da cama, walk-in closet e uma varanda enorme com vista para as montanhas. Trata-se do cinco estrelas mais contemporâneo da região.
O Di Piú SPA tem instalações modernas além de alguns dos meus produtos preferidos: a linha própria orgânica e sustentável Di Piú complementada pela icônica marca de skincare AVEDA.
Os restaurantes são um capítulo à parte. O Guardalej, premiado com 15 pontos Gault Millau, oferece gastronomia mediterrânea com toques asiáticos. O Stüva aposta na cozinha regional do Engadin e o incrível Ecco St. Moritz ostenta nada menos que 2 estrelas Michelin e 16 pontos Gault Millau. Este último funciona apenas no inverno. O bar do hotel é palco de aprés ski animados, inclusive com DJs.
O hotel oferece programações ao ar livre como aulas gratuitas de langlauf e tracking, bem como transfer para as montanhas em carros BMW. O staff é jovem e a simpatia mediterrânea.
Em St. Moritz o Kempinski Grand Hotel des Bains confunde-se com a história de St. Moritz
Outra das minha opções de hospedagem preferidas neste paraíso nas montanhas é o imponente edifício do Kempinski Grand Hotel de Bains, palco da chiqueria que dá pinta em St. Moritz há décadas.
O SPA é referência na área com ampla variedade de tratamentos e uma área de sauna, haman e piscina completíssima. O estilo clássico domina na decoração, e não teria como ser diferente em um hotel que possui a sua própria água termal e cuja história se confunde com a própria história da cidade.
Os três restaurantes do hotel merecem uma visita. O Les Saison é conhecido pela alta gastronomia internacional e pelos melhores steaks do mundo, incluindo Kobe, Wagyu e Swiss dry-aged. Lá também é servido o buffet de café-da-manhã, conhecido por ser “o melhor café da manhã na Suíça”.
O Cà d’Oro tem como chef Matthias Schmidberger – reconhecido com 1 Estrela Michelin e 18 pontos Gault Millau – e serve cozinha mediterrânea. Já o Enoteca é mais informal e com inspiração italiana. Os hóspedes podem ver como o queijo da montanha, o presunto fino e outras delícias do Engadine são preparadas em frente aos seus olhos. Bom apetite!
Carlton St. Moritz é o epítome do luxo alpino
Para fechar comme il faut minha última temporada em St. Moritz fiquei alguns dias no icônico Carlton, um hotel all suítes onde os hóspedes são recebidos pessoalmente pelo über Gerente Geral Dominic Bachofen. O SPA é high-end e muito bem estruturado. Os produtos usados são nada menos que Cellcosmet, OPI e La Biosthétique.
A piscina interior e exterior é enorme e esportiva, possibilitando boas braçadas. Zonas de sauna, salão de cabelereiro, academia com máquinas Technogym topo de linha, 6 salas de tratamento e uma suíte privada de 35 metros quadrados garantem a máxima indulgência. A zona exterior (no inverno com trajeto Kneipp pela neve) oferece uma inigualável vista para o lago.
O hotel possui dois restaurantes, o Da Vittorio St. Moritz (premiado com 1 estrela Michelin e 18 pontos Gault Millau) e o Romanoff com alta gastronomia em um ambiente suntuoso.
Um Bentley está à disposição dos hóspedes. Recentemente o Carlton foi eleito o melhor hotel da Suíça pelo Worl Travel Awards. Last but not least a imponência do edifício com ar de castelo de conto de fadas faz do Carlton St. Moritz um lugar ultra glamuroso para se hospedar nas montanhas. O site do hotel, que só abre durante o inverno, é http://carlton-stmoritz.ch/pt .
Para quem quiser almoçar ou jantar em altíssimo estilo fora do Carlton eu sugiro o restaurante do famoso chef suíço Reto Mathis, localizado na estação de Corviglia, o La Marmite. Celebridades do mundo todo encontram-se lá para provar a excepcional pizza de trufas além dos pratos à base de caviar Oscetra assinados em conjunto com a Caviar House & Prunier. Também em Corvilha uma novidade do império gastronômico de Mathis é o bar futurista “Quattro Bar”, desenvolvido com a Audi para o Campeonato Mundial de Ski 2017.
Eu optei por um menu nada simplesinho: depois da pizza de trufas o Carrousel, um prato com foie gras, pato defumado, o divino salmão Balik, lagoustines e caviar. Em seguida o highlight da minha degustação: o Corviglia Snow, preparado na minha frente pelo chefe mais famoso de St, Moritz: caviar sobre uma base de purê de batatas, considerada uma das melhores formas para se saborear as preciosas ovas de esturjão. Para quem ainda aguantar sugiro o Robespierre, um carpaccio de carne com trufas negras e queijo Grana. Para finalizar sorvete de frutas de vermelhas. Eu garanto que vale cada centavo investido. O site do restaurante é http://www.mathisfood.ch/la-marmite/ .
Fotos Créd.: Pedro Hering Bell e Divulgação