Oiá Casa Lençóis fica entre as dunas mais famosas da América do Sul
Apoiado em uma bem-sucedida trajetória profissional nas experiências deviagem de alto padrão, o TP Group cria uma nova marca de hospitalidade brasileira: a OIÁ. Sua primeira propriedade, OIÁ Casa Lençóis, tem como cenário o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e foi inaugurada, em soft opening, no mês de junho.
“Trata-se de um momento importante para o TP Group, que decide colocar no mercado uma marca que reflete a nossa trajetória de anosno turismo, que se traduz em um conceito ímpar em termos de proposta de hospedagem de alto padrão no Brasil”, diz o CEO do grupo, Tomas Perez.
Além de Perez, a iniciativa tem à frente a designer de interiores Marina Linhares e conta com a experiência e consultoria do hoteleiro francês Thierry Teyssier, proprietário do hotel marroquino Dar Ahlam.
A ideia desse conceito de hospedaria contemporânea surgiu pensando em combinar o cenário especial de Santo Amaro, cidade mais próxima do Parque, com um projeto de design e decoração que se misturasse nesse ambiente de forma orgânica, ressaltando essa natureza peculiar do parque e a cultura local.
O nome do empreendimento foi escolhido a partir do regionalismo e da riqueza do nosso vocabulário. Em muitas regiões do Brasil, a expressão “oiá” carrega o significado de observar, sentir, ver e até mesmo cuidar. Em sua essência, OIÁ busca expandir o olhar e conectar o viajante ao destino, servindo como uma ponte para o que é legítimo de cada lugar.
Instalada na antiga Fazenda Boca da Ilha, totalmente renovada e em uma área de 52.500 m2 de vegetação natural. A OIÁ Casa Lençóis é uma hospedaria contemporânea circundada de lagoas que se formam com as chuvas no primeiro semestre do ano.
Em sua estrutura, a propriedade é composta por apenas 5 suítes. A Casa principal conta com cozinha e uma área de convivência comum formada por sala e um grande terraço e na parte superior com uma suíte de 26 metros quadrados. A poucos metros, há dois bangalôs com duas suítes de 31 metros quadrados em cada. Além de disponível para reservas individuais, casais e famílias, a OIÁ Casa Lençóis pode ser reservada na sua totalidade.
“Entramos com a decoração de forma muito cuidadosa, com um olhar para o conforto, sem abrir mão da simplicidade, já que o mais importante ali é a natureza e o entorno. As cores predominantes da casa remetem às dunas e houve uma pesquisa extensa sobre brasilidades. Cerâmicas e palhas falam das artesanias desta região. Brincamos com o modernismo e com peças de design bem brasileiro. Exemplos são as cadeiras Bola de Lina Bo Bardi e as poltronas de franja Cariri, em palha de buriti, da Neca Abrantes. Também usamos peças garimpadas e artesanato regional mesclados com arte, como o Cupinzeiro, de Lídia Lisboa”, explica Marina.
Parceiro desde a concepção do projeto, Thierry Teyssier trouxe toda a sua expertise em experiências e sua visão de hospitalidade para a OIÁ Casa Lençóis. “Não se trata só de uma casa e, sim, de um estado de espírito provocado pela conexão do hóspede com a cultura, o conhecimento e a alma do local e seus moradores. É ter a autorização de adentrar em seu modo de vida, de sentir o que está ao seu redor e de contribuir com o fluxo natural do ambiente”, afirma ele.
Foi Teyssier, por exemplo, que trouxe o chef francês Cedric Nieuviarts, detentor de uma estrela Michelin e com quem possui 20 anos de colaboração. O chef concebeu o menu priorizando produtos locais em um convite a sabores regionais que mudam a cada estação sendo executado por uma equipe de colaboradores que conhecem a fundo a procedência e as especificidades de cada ingrediente, muitos deles colhidos na própria horta da propriedade. OIÁ chegará em breve a outros destinos nacionais, sempre com o propósito de criar uma ponte para a originalidade e autenticidade locais, valorizando o turismo do país e surpreendendo os viajantes e hóspedes.