Apresentado em março, primeiro sedan totalmente elétrico da marca sueca conta com pegada de carbono 30% menor do que o híbrido plug-in S90
O Volvo ES90, primeiro sedan totalmente elétrico da montadora, começará sua produção nos próximos meses com a sustentabilidade em mente. O modelo será produzido com energia neutra para o clima, como se reflete no novo relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (em inglês, Life Cycle Assessment – LCA) do ES90, que descreve quais materiais e processos contribuem para a pegada de carbono do carro ao longo de seu ciclo de vida.
A pegada de carbono total do ES90 é de 31 toneladas quando se utiliza uma matriz energética europeia para carregá-lo. Ao utilizar energia eólica para carregar o ES90, esse número cai para 26 toneladas. Com uma matriz energética europeia, a pegada do ES90 é aproximadamente 50% menor do que a da versão híbrida leve do Volvo S90 e 30% menor do que a de um S90 híbrido plug-in. Além de ser menor, também, do que as pegadas de carbono do EX40 e do EC40.
Isso significa que o ES90 tem uma das menores pegadas de carbono entre todos os carros da Volvo, até hoje. E reforça o fato de que carros totalmente elétricos são uma boa escolha tanto para os clientes quanto para o clima.
O relatório LCA, verificado por terceiros, identifica os principais materiais e processos que contribuem para a pegada de carbono do carro. Com foco nas emissões de gases de efeito estufa, o relatório abrange o ciclo de vida do carro, desde a extração e o refino de matérias-primas até o fim de sua vida útil.
“Vamos além da legislação vigente e temos ambições claras porque isso é importante para nós”, afirma Vanessa Butani, chefe de sustentabilidade global da Volvo Cars. “Nosso objetivo é atingir zero emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2040, e nossa ambição de ser líder em eletrificação é um passo nessa direção. O ES90 representa nossa abordagem holística à sustentabilidade, incluindo a economia circular, a fabricação neutra em termos de clima e negócios responsáveis.”
“We go above and beyond existing legislation and have clear ambitions because that is important to us,” says Vanessa Butani, head of global sustainability at Volvo Cars. “We aim to achieve net-zero greenhouse gas emissions by 2040, and our ambition to be a leader in electrification is one step in that direction. The ES90 represents our holistic approach to sustainability, including the circular economy, climate-neutral manufacturing and responsible business.”
Uma abordagem ampla, que vai além do necessário
Quando a Volvo Cars lançou seu primeiro carro totalmente elétrico, em 2019, a montadora foi a primeira a se comprometer em divulgar relatórios de ACV para todos os seus modelos totalmente elétricos. Ao apresentar os relatórios publicamente, a empresa visa ajudar os clientes a tomar decisões informadas na escolha do próximo carro elétrico. Desde então, a empresa já divulgou relatórios de ACV para cinco modelos: Volvo EX40, EC40, EX30, EX90 e agora o ES90.
Além de ser um carro totalmente elétrico, consequentemente com zero emissões de gases através do escapamento, o ES90 foi projetado com uma abordagem amplificada em relação à sustentabilidade. Por exemplo, é o primeiro carro da Volvo equipado com o novo sistema elétrico de 800 volts. Isso gera benefícios em termos de carregamento e eficiência energética, graças a componentes mais leves que reduzem o peso total do carro. O design do carro também contribui para melhorar a eficiência aerodinâmica, oferecendo um coeficiente de arrasto de 0,25, o melhor da história da Volvo Cars.
O ES90 é construído com aproximadamente 29% de alumínio reciclado, 18% de aço reciclado, além de 16% de polímeros reciclados e materiais de origem biológica, como madeira genuína com certificação FSC – Forest Stewardship Council (Conselho de Manejo Florestal, em português) na cabine. No interior, os clientes podem escolher uma opção de estofamento Nordico feita de material reciclado, como garrafas PET e material de origem biológica. O ES90 também vem com o primeiro passaporte de bateria do mundo da Volvo Cars, baseado na tecnologia blockchain, que permite à empresa rastrear a origem das matérias-primas e a saúde geral da bateria.
O primeiro ES90, destinado a clientes, sairá da linha de produção já nos próximos meses, durante o verão no hemisfério norte. Já é possível encomendá-lo em países europeus como: Áustria, Bélgica, República Tcheca, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Itália, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal, Espanha, Suécia, Suíça e Reino Unido, com a adição de outros mercados ainda este ano e em 2026. A previsão de chegada do novo Volvo ES90 no Brasil é para o segundo semestre de 2026.
“Há alguns anos, a Volvo Car Brasil tomou a decisão de concentrar os esforços de vendas nos modelos SUV, aqui no Brasil. O novo ES90, no entanto, não é só mais um sedan, ele traz uma série de inovações tecnológicas, além de contar com todo um pensamento sustentável, que fazem dele um marco na nossa história. Posso dizer que estou ansioso para ter este modelo disponível para os nossos clientes, aqui no Brasil”, afirma Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil.
Sobre a Volvo Cars em 2024 – Durante o ano de 2024, a Volvo Car Group registrou um lucro operacional recorde de SEK 27 bilhões (em torno de R$ 14,3 bilhões). A receita em 2024 atingiu o máximo histórico de SEK 400,2 bilhões (mais de R$ 212 bilhões), enquanto as vendas globais atingiram o recorde de 763.389 carros.
Sobre o Grupo Volvo Car – A Volvo Cars foi fundada em 1927. Hoje é uma das marcas de automóveis mais conhecidas e respeitadas no mundo, com vendas para clientes em mais de 100 países. Volvo Cars está listada na Nasdaq Bolsa de Estocolmo, onde é negociada sob o ticker “VOLCAR B”.
“For Life. Dar às pessoas a liberdade de se movimentarem de forma pessoal, sustentável e segura”. Esse propósito se reflete a ambição da Volvo Cars de se tornar uma montadora de carros totalmente elétricos e em seu compromisso com uma redução contínua da sua pegada de carbono, com o objetivo de atingir zero emissões de gases com efeito de estufa até 2040.
Em dezembro de 2024, a Volvo Cars empregava aproximadamente 42.600 funcionários em tempo integral. A principal sede da Volvo Cars fica localizada em Gotemburgo (Suécia), onde se concentram as principais equipes como: desenvolvimento de produtos, marketing e funções administrativas. A Volvo Cars tem fábricas localizadas em Gotemburgo, Ghent (Bélgica), Carolina do Sul (EUA), Chengdu, Daqing e Taizhou (China). A empresa também possui centros de R&D e design em Gotemburgo e Xangai (China).
Sobre a Volvo Car Brasil – A Volvo conta com seis modelos em seu portfólio no Brasil: os elétricos EX30, EX40, EC40 e EX90, além dos icônicos híbridos XC60 e XC90. O EX30, SUV elétrico compacto, é o modelo mais acessível da marca sueca, atualmente, surgiu para mudar padrões. Além de carregar todos os padrões de requinte, tecnologia, sustentabilidade e segurança da montadora, amplia a presença da fabricante para segmentos mais volumosos. Com preços competitivos, é a nova porta de entrada para clientes acessarem o universo premium e elétrico.
Em 2024, a empresa encerrou com 8.682 veículos emplacados, que representa uma estabilidade frente ao ano anterior, mantendo a marca de 17% de share de emplacamentos no segmento premium.
Lançado em maio do ano passado, o Volvo EX30 teve 2.748 emplacamentos, sendo o veículo premium totalmente elétrico mais vendido do país, representando 82,5% das vendas de elétricos no mercado Premium onde atua.

Outro grande ícone da marca, o Volvo XC60, segue liderando as vendas de híbridos na categoria Premium, com 3.287 veículos emplacados em 2024, representando mais de 29,1% das vendas na categoria.
A Volvo é, ainda, a empresa que mais investe em eletrificação no país, com um investimento superior a R$70 milhões. Atualmente, já são mais de 60 eletropostos em funcionamento nas rodovias das cinco regiões do Brasil.