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Novo Porsche 911 GT3 RS, a nova referência entre os superesportivos

Por Fábio Martuscelli

Para a alegria dos apaixonados pelos melhores superesportivos, o novo Porsche 911 GT3 RS chegou ao Brasil com melhorias na motorização, suspensão, transmissão e principalmente na configuração aerodinâmica. O modelo promete aproveitar ao máximo a tecnologia e os conceitos desenvolvidos no automobilismo de competição para produzir a maior performance em todas as condições de uso.

Seu motor boxer apresenta seis cilindros, 4 litros de capacidade cúbica naturalmente aspirado e que desenvolve potência de 386 kW (525 cv), produzindo uma das maiores densidades de potência do mundo, com 131,25 cv/litro.

O câmbio PDK de sete velocidades tem uma relação de diferencial mais curta que a do 911 GT3, “aproximando” as marchas em regime de performance. Tanto que ele acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,2 segundos e atinge velocidade máxima de 296 km/h na sétima marcha. Os discos de freio de cerâmica (PCCB) são itens de série para o Brasil: possuem 410 mm nas rodas dianteiras e 390 mm nas traseiras.

Já sua aerodinâmica é o grande destaque. A base para o novo pacote aerodinâmico do 911 GT3 RS consiste na adoção do radiador central. O novo modelo abandona a opção do layout de três radiadores visto nos carros anteriores e essa escolha permitiu que os engenheiros usassem o espaço liberado nas laterais para integrar itens ativos de aerodinâmica.

Chama também a atenção a altura do aerofólio: pela primeira vez em um veículo produzido pela Porsche, a borda superior do aerofólio traseiro é maior que o teto do automóvel. Além disso, a extremidade dianteira do 911 GT3 RS não tem mais um spoiler dianteiro, mas sim um separador dianteiro que divide a vazão de ar sobre e abaixo dele. Já as lâminas laterais atrás da entrada garantem que o ar seja direcionado para a lateral do veículo.

Para quem não dispensa influências dos carros de competição, o novo modelo da família 911 traz o estilo RS característico da marca: acabamento em couro preto, Racetex e fibra de carbono caracterizam a ambientação esportiva e funcional. Ele inclui uma gaiola de proteção em aço atrás dos bancos, um extintor de incêndio portátil e cintos de segurança de seis pontos para o motorista. Já o pacote Weissach inclui ainda mais elementos: a tampa frontal, o teto, partes do aerofólio traseiro e a estrutura superior dos espelhos externos têm acabamento em fibra de carbono. 

O novo 911 GT3 RS já está disponível para encomendas no Brasil e tem preço público sugerido de R$ 1.920.000.

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Fabio Martuscelli