Por Fábio Martuscelli
Projetado para oferecer prazer ao dirigir, o Porsche 718 Cayman GT4 RS é a estrela dos superesportivos da marca e é equipado com um motor central de 368 kW que gira 9.000 rpm. O motor boxer de seis cilindros naturalmente aspirado, já conhecido do carro de corrida 911 GT3 Cup e do modelo de produção 911 GT3, também é destaque.
Como todos os atuais modelos RS da gama Porsche, o novo 718 Cayman GT4 RS é equipado exclusivamente com uma transmissão de dupla embreagem (PDK), o que oferece engates muito rápidos para as sete marchas e preserva o máximo desempenho.
Definido como “feito das pistas para as ruas”, o veículo possui uma complexa receita para se tornar uma nova referência mundial na categoria de superesportivos com motores centrais e se adapta a todas ocasiões, desde estradas estreitas e sinuosas nas montanhas ou em circuitos fechados.
Uma das características mais marcantes do novo modelo são as entradas de ar atrás dos vidros laterais das portas que melhoram o fluxo do ar de admissão e, ao mesmo tempo, produzem um ruído visceral, rigorosamente ao nível dos ouvidos de motorista e passageiro.
Na parte exterior, a nova asa traseira fixa em formato de “pescoço de ganso” e suportes de alumínio faz uma diferença marcante no design, bem como a carroceria 30 mm mais baixa, o desenho funcional dos arcos das rodas dianteiras, os painéis aerodinamicamente otimizados da parte inferior da carroceria com difusor traseiro, o difusor dianteiro multi ajustável e o novo para-choque dianteiro.
O veículo também conta com um conceito de construção leve com caráter de desempenho através do uso do resistente material de alta tecnologia titânio. O rotor do elevador é baseado nas rodas do carro esportivo e pode ser selecionado em cores diferentes para combinar com a configuração do veículo. O modelo é oferecido no Brasil por R$1.157.000,00.