Mesmo diante de adversidades, equipe brasileira mostra resiliência e
mantém evolução na temporada do SailGP
Sob os icônicos cenários da capital australiana, a terceira etapa da atual temporada do Rolex SailGP Championship 2025 foi realizada neste fim de semana, no Sydney Harbour. O KPMG Australia Sail Grand Prix contou com disputas emocionantes, velocidade extrema e grandes manobras que encantaram o público presente. Com um pódio formado por Grã Bretanha, Canadá e Austrália – em 1º, 2º e 3º lugar, respectivamente -, o Mubadala Brazil SailGP Team alcançou a 10° colocação entre as 12 equipes participantes, enfrentando desafios ao longo do evento.
Na sexta-feira (7), um incidente entre o time brasileiro e o time alemão resultou na perda de pontos para ambas as equipes. Durante a corrida de treino, a equipe adversária danificou a proa do barco brasileiro, causando prejuízo ao F50 do Mubadala Brazil SailGP Team. Como consequência, a equipe alemã perdeu 12 pontos na classificação do evento e 12 pontos na temporada, enquanto o time brasileiro sofreu a perda de 8 pontos na etapa e 4 pontos na classificação geral. Apesar do revés, a equipe brasileira seguiu focada e buscando evolução ao longo das regatas seguintes.

Nas corridas oficiais, ventos variáveis e correntes complexas exigiram estratégias precisas das equipes. O Mubadala Brazil SailGP Team, em três corridas, alcançou as posições 11º, 8º e 10°, respectivamente. No resultado geral da etapa, o Brasil – mesmo com a perda de pontos – ficou na décima posição entre as doze equipes participantes.
“Foi um fim de semana desafiador para nós, especialmente pelo incidente na sexta-feira, que impactou nossa performance. Infelizmente, acabamos perdendo pontos, o que comprometeu nossa posição na etapa. Mas seguimos aprendendo e crescendo a cada regata”, destaca Martine Grael, bicampeã olímpica e capitã do time. “Apesar dos desafios, estamos ganhando entrosamento e confiança, e isso se reflete na água. O nível da competição é altíssimo, mas temos trabalhado duro para sermos cada vez mais competitivos. Essa é apenas nossa primeira temporada, e seguimos construindo um time forte para os desafios que virão”.
A próxima etapa do SailGP será realizada em Los Angeles, nos Estados Unidos, entre 15 e 16 de março. O Mubadala Brazil SailGP Team segue sua campanha de crescimento, buscando consolidar seu nome entre os grandes times da competição.

Sobre o Mubadala Brazil SailGP Team
O Mubadala Brazil SailGP Team representa o Brasil na elite global da vela como a primeira equipe brasileira a competir no SailGP. Liderada por Martine Grael, a primeira mulher capitã da competição, a equipe conta com o atual campeão da America’s Cup Andy Maloney como Flight Controller e Leigh McMillan como Wing Trimmer, além de Richard Mason como estrategista. Completam o time Marco Grael, irmão de Martine, e Mateus Isaac como Grinders e Kahena Kunze na reserva. O time brasileiro tem como patrocinadores Mubadala (Naming Rights), Banco BRB (Global Partner), OceanPact, Oakberry e Ambipar (Official Partners).
Mais informações: