MINI e a cor British Racing Green: uma história de velocidade, tradição e estilo

A cor British Racing Green nasceu em 1903 como um tributo à Irlanda e se tornou a cor por excelência dos carros de competição ingleses

O British Racing Green (BRG) ou verde britânico de corridas, é muito mais do que uma simples cor: representa o orgulho nacional, a tradição automobilística e o espírito britânico. Sua origem remonta a 1903, quando o Reino Unido obteve o direito de organizar a prestigiosa Copa Gordon Bennett. Devido às restrições de velocidade impostas na Inglaterra aquela época, a corrida teve que ser realizada na Irlanda. Como mostra de agradecimento, os britânicos pintaram seus carros de verde, dando origem a uma lenda que perdura até hoje.

Ao longo dos anos, o British Racing Green se consolidou como a cor emblemática dos carros de competição britânicos, embora nunca tenha sido limitado a um único tom. Na verdade, existem diversas variações sob o nome BRG, todas unidas por esse inconfundível espírito de elegância e performance.

No caso da MINI, a conexão com o BRG é profunda e duradoura. Desde seus primeiros dias, a marca tem estado estreitamente ligada ao mundo do automobilismo, com marcos memoráveis como as vitórias no Rally de Monte Carlo entre 1964 e 1967 (nas quais os Mini iam na também tradicional combinação de cores vermelho e branco), e o campeonato do British Saloon Car Championship em 1962, conquistado por um Mini Cooper S vestido com o característico verde britânico.

O British Racing Green alcançou ainda maior notoriedade graças ao lendário piloto de Fórmula 1 Jack Brabham, que conquistou os campeonatos mundiais de 1959 e 1960 ao volante de um monoposto verde desenhado pelo icônico John Cooper, o mesmo engenheiro por trás do Mini Cooper original. Essa vitória não apenas consolidou o prestígio do BRG nas pistas, mas também o legado de Cooper na história do automobilismo.

Desde 2001, a MINI apresentou quatro versões distintas do British Racing Green, cada uma adaptada à sua época, mas sempre fiel à essência clássica que o define. Com o passar do tempo, o tom evoluiu para uma aparência mais brilhante e contemporânea, sem perder seu forte vínculo com o legado automobilístico da marca.

Para celebrar seu 60º aniversário em 2019, a MINI lançou uma edição especial em BRG, destacada por faixas comemorativas e detalhes exclusivos que prestavam homenagem à sua história. A cor transcendeu o mundo do automóvel e se integrou na coleção MINI Lifestyle, abrangendo malas, camisetas, bonés e acessórios, todos impregnados com esse inconfundível tom verde que simboliza autenticidade e estilo.

Hoje em dia, nas estradas e pistas de todo o mundo, os MINI na cor BRG continuam sendo altamente valorizados, demonstrando que essa cor não apenas representa a história da MINI, mas também seu presente e sua visão para o futuro.

Para ler o press release original, em espanhol, clique aqui.
Para mais informações sobre a BMW do Brasil, clique aqui.

Acompanhe a BMW do Brasil nas redes sociais
Instagram (@bmwdobrasil)
Facebook (@BMWBrasil)
Youtube (@BMWTVBrasil)
X (@BMWBrasil)
Tik Tok (@bmwdobrasil)
LinkedIn (@BMWGroupBrasil)

Sobre o BMW Group
Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o principal fabricante premium de automóveis e motocicletas do mundo e também fornece serviços financeiros premium. A rede de produção do BMW Group compreende mais de 30 locais de produção em todo o mundo; a empresa possui uma rede de vendas global em mais de 140 países.

Em 2024, o BMW Group vendeu mais de 2,45 milhões de veículos de passeio e mais de 210.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes dos impostos no exercício financeiro de 2024 foi de € 11,0 bilhões em receitas de € 142,4 bilhões. Em 31 de dezembro de 2024, o BMW Group tinha uma força de trabalho de 159.104 colaboradores.

O sucesso econômico do BMW Group sempre se baseou no pensamento de longo prazo e na ação responsável. A sustentabilidade é um elemento-chave da estratégia corporativa do BMW Group e abrange todos os produtos, desde a cadeia de fornecimento e a produção até da fase de uso.


Foto de Escape Magazine
Escape Magazine