Programa é a principal ferramenta para contabilização das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE)
A Mercedes-Benz Cars & Vans conquista, pelo terceiro ano consecutivo, o selo Ouro do GHG Protocol Brasil. O programa é a principal ferramenta nacional e internacional para contabilização e gestão das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e reafirma o compromisso da marca com a transparência climática e a sustentabilidade. Integrante do programa desde 2021, a marca obteve a certificação Bronze no primeiro ano e evoluiu para o nível Ouro nos dois anos seguintes. Agora, em 2025, a empresa manteve o mais alto nível de reconhecimento, consolidando sua liderança em rastreabilidade e governança climática no setor automotivo.
“Seguimos comprometidos com a mobilidade sustentável e investindo consistentemente em práticas de ESG integradas. Esse resultado pelo terceiro ano seguido é reflexo da excelência operacional que buscamos com nossas práticas de responsabilidade socioambiental em toda a cadeia de valor. Dessa forma, também nos tornamos referência para outros mercados com relação aos nossos processos internos sobre esse tema”, afirma Ronald Koning, Presidente e CEO da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.
A certificação é resultado de um trabalho técnico robusto e contínuo que envolve a medição das emissões de GEE nos três escopos definidos pela metodologia. O Escopo 1 (emissões diretas) está relacionado ao consumo de combustíveis em geradores, empilhadeiras, frota própria e cozinhas nas concessionárias, além de emissões de sistemas de ar-condicionado e extintores.
O Escopo 2 (emissões indiretas de energia) contempla o consumo de energia elétrica em todas as unidades, com rastreamento por fatura ou contrato. Por fim, o Escopo 3 (outras emissões indiretas) inclui viagens de trabalho em avião e parte da frota corporativa. Além disso, em 2025, o inventário passará a considerar combustível de viagem de todos os colaboradores da empresa.
A Mercedes-Benz liderou o desenvolvimento de uma solução inédita no setor automotivo, na qual a mensuração é feita com base na norma internacional ISO 14064-1, integrada à estrutura de gestão de riscos do COSO (Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission).
Os dados nacionais são consolidados em dashboards que estão integrados com validação automatizada por inteligência artificial. Essa estrutura unificada e digital permite padronização, rastreabilidade e transparência em toda a rede de concessionárias, das quais 94% já enviam relatórios completos, com meta de atingir 100% até o final de 2026.

Sobre o GHG Protocol
Criado em 2008, o programa Brasileiro GHG Protocol é responsável pela adaptação do método GHG Protocol ao contexto brasileiro e pelo desenvolvimento de ferramentas de cálculo para estimativas de emissões de gases do efeito estufa (GEE). Foi desenvolvido pelo FGV Centro de Estudos em Sustentabilidade e WRI (World Resources Institute), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), World Business Council for Sustainable Development (WBSCD) e 27 empresas fundadoras.