Enquanto o LOUIS XIII se impõe como um ritual silencioso e histórico, o Rémy Martin XO convida à celebração sensorial com o novo “Opulence to Your Table”
O inverno pede mais do que calor. Pede presença, intensidade, tempo. Com teor alcoólico de 40%, o cognac gera uma vasodilatação leve, o que transmite a sensação de “aquecimento”. E é nesse cenário que os grandes cognacs se destacam, entregando experiências que transcendem o simples ato de beber. Com origem na região de Cognac, na França, os rótulos LOUIS XIII e Rémy Martin XO – duas criações da prestigiada maison Rémy Martin – se complementam como sugestões perfeitas para a estação: enquanto um mergulha na contemplação e no silêncio, o outro se abre à celebração e aos sentidos.
Criado em 1874, mais do que um cognac raro, o LOUIS XIII, produzido artesanalmente na França, é uma experiência que atravessa séculos, paladares e civilizações: com um decanter que é considerado uma obra de arte – os lendários decantadores são feitos de cristal fino há gerações, soprados à boca por alguns dos mais habilidosos mestres artesãos. É produzido artesanalmente por 11 lapidadores e gravadores, tem gargalo banhado a ouro 24 quilates e é finalizado com o símbolo da flor-de-lis, referência à realeza francesa.
Cada decanter contém até 1.200 eaux-de-vie, nome que se dá aos destilados feitos exclusivamente com uvas da Grande Champagne, o primeiro cru da região de Cognac, na França. A bebida envelhece por até um século em barris de carvalho.
A sugestão é adotar o ritual de consumo da marca que segue um protocolo exclusivo: servir o LOUIS XIII em taças de cristal Baccarat, em doses precisas de 25ml ou 50ml, sempre em temperatura ambiente e em silêncio. A ideia é que a bebida se revele em camadas, com persistência de retrogosto que pode durar mais de uma hora, feito considerado raro entre as bebidas destiladas.
A experiência Opulence

Se o LOUIS XIII representa o silêncio e a ancestralidade, o Rémy Martin XO chega com uma proposta mais vibrante, contemporânea e sensorial. Elaborado com mais de 400 eaux-de-vie da Grande e Petite Champagne, o Rémy Martin XO envelhece entre 10 e 37 anos em barris de carvalho francês da floresta de Limousin, e sua complexidade se deve também à destilação do vinho com as leveduras naturais que conferem profundidade e estrutura ao destilado.
Notas de frutas maduras, figos secos, canela, mel, flores brancas e madeiras nobres fazem do XO um cognac exuberante, ideal para harmonizações criativas. Nesse espírito, nasceu o projeto Opulence to Your Table, um novo ritual que convida restaurantes e consumidores a viverem uma harmonização inusitada e refinada, que une ingredientes doces ou salgados ao Rémy Martin XO, sempre com um toque de adorno sensorial, como especiarias, flores ou ervas aromáticas
Entre os exemplos de harmonização, estão: macaron de chocolate, figo, uvas brancas, queijo manchego, Rémy Martin XO, jasmim e canela.
Mais do que uma harmonização, o Opulence to Your Table propõe uma experiência gastronômica completa, que pode ser incluída no serviço de sobremesas de restaurantes ou apresentada como um ritual exclusivo de degustação.