Inspirado pela ornamentação neogótica e pela influência do Japonismo, o Monograma foi criado para proteger a autenticidade das criações da Maison, seguido do canvas listrado de 1872 e o Damier de 1888
Criado em 1896 por Georges Vuitton como uma homenagem a seu pai, Louis, visionário fundador da Maison, o canvas Monograma tornou-se um dos emblemas mais duradouros e reverenciados da história. Mais do que um padrão, ele é uma marca universal de distinção: um símbolo vivo de herança, cultura e inovação. Hoje, a Louis Vuitton tem o orgulho de celebrar os 130 anos da criação de seu emblemático canvas com coleções e vitrines dedicadas. A partir de janeiro de 2026, a Maison homenageia suas icônicas bolsas em Monograma como verdadeiras obras-primas de seu patrimônio e apresenta novas edições especiais de bolsas em Monograma.
A campanha, que será lançada em 1 de janeiro de 2026, celebra as icônicas Keepall, Alma, Speedy, Noé e Neverfull em Monograma, bolsas atemporais, concebidas para durar, sendo apreciadas por gerações. Além disso, as frases reapresentam cada um desses ícones e transmitem os valores centrais da campanha, herança e durabilidade, refletindo o cuidadoso savoir-faire e a longevidade presentes em cada criação.

Desde sua concepção, o Monograma foi pensado como uma ideia pioneira, uma fusão entre arte e identidade. Georges Vuitton desenhou pessoalmente este padrão, registrando uma patente para a composição intrincada das iniciais “LV” entrelaçadas e padrões florais. O design logo se tornou uma assinatura definidora e um marco duradouro do espírito da Louis Vuitton. Georges idealizou um emblema não apenas para adornar objetos, mas para incorporar uma filosofia de excelência, modernidade e transmissão.
Ao longo de sua história, o Monograma reuniu gerações de criadores, colecionadores e ícones culturais. Ele guiou as mãos dos mestres artesãos da Maison, moldou a visão de seus Diretores Criativos – Marc Jacobs, Diretor Artístico das coleções femininas e masculinas de 1997 a 2013, Nicolas Ghesquière, Diretor Artístico das coleções femininas desde 2013, Virgil Abloh, Diretor Artístico das coleções masculinas de 2018 a 2021 e Pharrell Williams, Diretor Criativo das coleções masculinas desde 2022 – e inspirou colaborações excepcionais com artistas de destaque como Takashi Murakami, Yayoi Kusama e Richard Prince.
Em janeiro de 2026, a Louis Vuitton dá início ao ano comemorativo do Monograma celebrando suas bolsas mais icônicas neste emblemático padrão: Speedy (1930), que redefine continuamente o conceito de mobilidade pessoal; Keepall (1930), símbolo duradouro de liberdade e do espírito de viajar com leveza; Noé (1932), originalmente criada para transportar cinco garrafas de champagne, celebrando para sempre a criatividade e a alegria; Alma (1992), uma homenagem à arquitetura parisiense que expressa elegância refinada e Neverfull (2007), a companheira essencial da modernidade.
A Maison também revela a nova coleção Monogram Anniversary: inspirada nos códigos do savoir-faire dos baús, três linhas de edição especial reinterpretam o Monograma por meio de um design contemporâneo, materiais diversos e técnicas manuais que combinam inovação e tradição.
A coleção Monogram Origine revisita o primeiro padrão de 1896 por meio de um novo canvas Monograma, que retoma a tradicional trama em jacquard, desta vez confeccionada em uma mistura de linho e algodão, em uma paleta de tons pastel. A coleção se inspira na capa de um registro histórico dos arquivos de clientes da Maison.
VVN Collection é uma ode ao legado da Louis Vuitton em artigos de couro. Confeccionada com o mais refinado couro natural, ressalta a pureza, autenticidade e poesia tátil do couro finalizado manualmente, com cada peça desenvolvendo, ao longo do tempo, uma pátina única.
Por fim, Time Trunk conecta passado e presente por meio de uma ousada estampa trompe-l’oeil que reproduz as texturas e os detalhes metálicos dos históricos baús da Louis Vuitton, transformando a herança da Maison em uma ilusão artística.
Ao iniciar este ano marcante, a Louis Vuitton convida o mundo a redescobrir o Monograma não apenas como um design, mas como uma lenda: um emblema vivo, um código universal de elegância e distinção cujo legado continua a se expandir.

#LVMonogram130
Sobre a Louis Vuitton
Desde 1854, a Louis Vuitton traz ao mundo designs inigualáveis, combinando inovação com estilo, sempre visando a mais alta qualidade e preservando a biodiversidade. Hoje, a Maison permanece fiel ao espírito de seu fundador, Louis Vuitton, que inventou uma genuína “Arte de Viajar” com malas, bolsas e acessórios que eram tão criativos quanto elegantes e práticos. Desde então, a audácia tem moldado a história da Louis Vuitton. Respeitando sua herança, a Maison abriu suas portas para arquitetos, artistas e designers ao longo dos anos, além de se dedicar a criações de Ready-to-Wear, sapatos, acessórios, relógios, joias e fragrâncias. Esses itens, cuidadosamente elaborados, são testemunhos do compromisso da Louis Vuitton com o que há de mais fino em criações autorais.




