Suspensão coilover ajustável com taxas de mola modificadas
A Porsche oferece um kit Manthey para o atual 911 GT3 (992.2) para ainda mais performance em pistas. O kit proporciona significativamente mais downforce e, como resultado, maiores velocidades de contorno de curva. A suspensão foi especialmente adaptada para uso em circuito e os freios foram projetados para as exigências particularmente elevadas dos track days. O novo Manthey Kit foi desenvolvido em estreita colaboração entre o Centro de Desenvolvimento da Porsche em Weissach e os engenheiros da Manthey em Meuspath. Os componentes, otimizados para uso em circuitos, são vendidos por meio dos Porsche Centres em todo o mundo.

Até 540 kg de downforce a 285 km/h
A aerodinâmica do 911 GT3, que já é projetada de fábrica para gerar alto downforce, foi ainda mais otimizada para uso em pista. Todo o assoalho foi transformado em um elemento aerodinâmico contínuo. Os defletores de ar na parte inferior do veículo (também conhecidos como turning vanes) foram ampliados em um metro, chegando a 1,5 m. Isso permite gerar downforce adicional de maneira particularmente eficiente. Além disso, o piso do porta-malas do veículo de produção agora conta com uma cobertura, criando um assoalho completamente liso. O lábio frontal foi redesenhado e estendido 12 milímetros para a frente. Aletas difusoras especiais na parte frontal do assoalho e flaps laterais no veículo aumentam o downforce no eixo dianteiro. A asa do 911 GT3, com suportes tipo swan-neck, está mais larga e agora conta com um Gurney flap. As placas laterais foram ampliadas e apresentam curvatura visível para dentro, a fim de otimizar o fluxo de ar. O difusor traseiro, com aletas mais longas, aumenta o downforce sem elevar o arrasto aerodinâmico.
As coberturas das rodas traseiras em fibra de carbono (aerodiscs) reduzem o arrasto, completando a interação de todos os componentes aerodinâmicos do carro para otimizar o fluxo de ar e maximizar a eficiência geral. No total, o downforce é amplamente aumentado enquanto o arrasto permanece inalterado. A 285 km/h, o 911 GT3 com o Manthey Kit no modo de rua gera 355 kg de downforce total. No modo de circuito, que não deve ser utilizado em vias públicas, o downforce aumenta para 540 kg a 285 km/h.
Suspensão coilover ajustável
Juntamente com a Manthey, a Porsche desenvolveu uma suspensão coilover especial de quatro vias para o 911 GT3, que pode ser ajustada para uso em circuito. Os amortecedores são ajustáveis em quatro vias, e o retorno (rebound) e a compressão podem ser ajustados sem o uso de ferramentas. As taxas de mola, moderadamente revistas (10% mais rígidas no eixo dianteiro em comparação ao modelo antecessor equipado com o Manthey Kit), contribuem para um comportamento aprimorado no limite e são adaptadas aos valores significativamente maiores de downforce. A suspensão otimizada para circuito aumenta a aderência mecânica e torna o carro ainda mais estável, especialmente ao passar sobre zebras.
Rodas forjadas leves de 20 e 21 polegadas estão disponíveis como opção para o Porsche 911 GT3. Elas reduzem a massa não suspensa em um total de seis quilos em comparação às rodas de série. São oferecidas nas cores Brilliant Silver, Neodyme e Black (sedoso). Linhas de freio em malha de aço vêm incluídas como item de série no kit, garantindo pressão muito precisa e controle ideal dos freios. Como opção, pastilhas de freio especiais de competição para o sistema Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB) estão disponíveis para o Porsche 911 GT3 com o Manthey Kit.
Gama ampla de acessórios para ainda mais individualidade
Quem deseja adicionar ainda mais toques visuais pode individualizar seu 911 GT3 com acessórios especialmente esportivos. Soleiras de porta em carbono com inscrição Manthey iluminada, projetores de porta em LED com o nome Manthey em branco e a opção de aplicar o lettering Manthey nas portas reforçam o caráter ainda mais afiado do 911 GT3. Além disso, os aerodiscs de carbono estão disponíveis em diversas cores. Alças de reboque estão disponíveis para uso dianteiro e traseiro em circuito; podem ser adquiridas opcionalmente nas cores vermelho, preto ou amarelo e fixadas nos pontos de rosca designados na dianteira e na traseira. Elas devem ser removidas antes de circular em vias públicas. Além disso, o 911 GT3 pode receber saídas de ar dianteiras em fibra de carbono e entradas de ar traseiras em fibra de carbono.

Quase três segundos mais rápido em Nürburgring do que seu antecessor
No Nürburgring Nordschleife, tradicional laboratório de testes da Porsche para carros esportivos, o 911 GT3 com o Manthey Kit consegue explorar todo o seu potencial. Com o atual campeão do DTM, Ayhancan Güven, ao volante e em condições menos que ideais, o esportivo GT modificado completou a volta no circuito de 20,8 quilômetros, na região de Eifel, em 6:52.981 minutos – 2,76 segundos mais rápido que a geração anterior (992.1) do 911 GT3 equipada com o Manthey Kit. Ambos os carros estavam equipados com os pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 R, disponíveis como opção. O tempo de volta foi certificado por um tabelião presente no local.
“Com o Manthey Kit, o 911 GT3 ficou novamente perceptivelmente melhor nas curvas do circuito”, diz Güven. “O downforce significativamente maior e a suspensão otimizada tornam o carro muito fácil de controlar e dão ainda mais confiança ao piloto. Infelizmente, o tempo de volta não foi ideal, pois o clima de outono deixou a pista ainda úmida em alguns trechos e, portanto, muito escorregadia — caso contrário, poderíamos ter tirado mais alguns segundos.”
“Por mais de um ano, trabalhamos com os engenheiros da Porsche para desenvolver o novo Manthey Kit para o 911 GT3 e fizemos muito trabalho detalhado no túnel de vento”, afirma Nicolas Raeder, Diretor-Geral da Manthey Racing GmbH. “Também o testamos ao longo de vários milhares de quilômetros em pistas europeias e no Nürburgring Nordschleife. Como as condições da pista estavam desafiadoras em pontos críticos durante o estabelecimento do tempo oficial, faremos uma nova tentativa no ano que vem, com clima melhor, para demonstrar todo o potencial do Manthey Kit.”
O Kit Manthey para o 911 GT3 será disponibilizado aos clientes a partir de Março de 2026. As encomendas e instalações devem ser realizadas na rede de Porsche Centers. A garantia do veículo não é alterada com a instalação do Kit.

Sobre a Porsche Brasil
A Porsche Brasil, com sede em São Paulo, iniciou suas operações em julho de 2015. A rede Porsche no Brasil está presente nas seguintes praças: São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Florianópolis, Blumenau, Curitiba, Maringá, Brasília, Goiânia, Fortaleza, Recife e Salvador.




